Questões de Concursos Públicos: Engenheiro Analista Judiciário

Encontre aqui questões Engenheiro Analista Judiciário de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Quanto ao nível de rigor na aplicação da engenharia de avaliação, na construção civil, analise:

I. NÍVEL 1: vistoria para a identificação das anomalias profundas, elaboradas por profissional graduado com certificação pelo INMETRO, contando com orientação técnica de profissional de laboratório de ensaios tecnológicos acreditado.

II. NÍVEL 2: vistoria para a identificação de anomalias aparentes identificadas com o auxílio de equipa- mentos regularmente calibrados, elaborada por profissionais de diversas especialidades, contendo indicação e orientação de técnicos da Associação de Engenharia de Avaliação e Emissão de Laudos Técnicos.

III. NÍVEL 3: vistoria para a identificação de anomalias aparentes e das ocultas constatáveis com o auxílio de equipamentos, incluindo testes e ensaios locais e ou laboratoriais específicos, elaborada por profissionais de diversas especialidades, contendo indicação de orientações técnicas pertinentes.

É correto o que constaem

Ao levantar paredes com blocos cerâmicos, deve-se verificar o nivelamento e o prumo da parede

Seja N um número inteiro positivo, no qual x é o algarismo das centenas, y o das dezenas e z o das unidades. Se y > 5, z < 6 e 36x + 9y + z = 347, então

Em determinada obra, um córrego que passava ao fundo da futura edificação precisou ser canalizado. O método escolhido foi a escavação para alargamento da calha e posterior contenção dos taludes com gabiões. Entre os gabiões e o solo a ser contido foi instalada uma camada vertical de areia para servir de dreno. O leito do córrego foi coberto com uma camada de rachão. O solo das escavações foi caracterizado como silte argilo-arenoso. Depois de passados alguns meses da conclusão da canalização, os gabiões passaram a se deformar e a afundar; o solo que era contido por eles também começou a ceder, causando recalques e acomodações acentuados no solo, produzindo deslocamentos e rachaduras na estrutura do maciço. O regime do córrego é considerado laminar ao longo de ano, sofrendo, apenas, aumento do volume de água no período de cheia. Com relação ao exposto, analise:

I. A não aplicação de geotêxteis atrás dos gabiões, associada à execução de drenos de areia, resulta em grande percolação de água através da contenção e o conseqüente transporte de finos dos solos, gerando os recalques e os deslocamentos.

II. O grande volume dos gabiões e sua alta densidade geram sobrepeso nos solos onde são instalados, causando os recalques citados, principalmente em solos do tipo silte argilo-arenosos, considerados colapsíveis e impermeáveis.

III. O regime laminar causa grande arrasto de materiais particulados do fundo do córrego e gera sobrepressão excessiva nas paredes de gabiões, que se deformam em função da parede de drenos de areia ser compressível.

É correto o que consta APENAS em

Ensaios de tração serão realizados em corpos de prova de dois materiais: aço mola de alto carbono e aço carbono de médio carbono. A expectativa é que o aço mola em relação ao aço carbono apresente

Quanto ao conceito de perdas, analise:

I. Relacionadas com a sincronização e o nivelamento do fluxo de materiais e com as atividades dos trabalhadores, podem envolver tanto perdas de mão- de-obra quanto de equipamentos, como, por exemplo, paradas nos serviços originadas por falta de disponibilidade de equipamentos ou de materiais.

II. Estão associadas ao manuseio excessivo ou inadequado dos materiais e componentes em função de má programação das atividades ou de layout ineficiente, como tempo excessivo despendido em movimentação devido às grandes distâncias entre estoques e o guincho, quebra de materiais devido ao seu duplo manuseio ou ao uso de equipamento de transporte inadequado.

III. Associadas à existência de estoques excessivos, em função da programação inadequada na entrega dos materiais ou de erros de orçamento, podendo gerar situações de falta de locais adequados para a deposição dos estoques/materiais. Também decorrem da falta de cuidados no armazenamento dos materiais. Podem resultar tanto em perdas de materiais quanto de capital.

IV. Decorrem da utilização de um material de valor ou características de desempenho superiores ao especificado, tais como: utilização de argamassa com traços de maior resistência que a especificada, utilização de tijolos maciços no lugar de blocos cerâmicos furados. As descrições apresentadas, referem-se, respectivamente, a perdas

Na inspeção de um montacarga, acionado por cabos, verificou-se que o tambor apresentava pequeno diâmetro e canais de assentamento muito justos, contribuindo para uma provável falha por fadiga. A ser confirmada esta falha, em uma inspeção o cabo apresentará

Durante a aplicação da tinta observou-se a ocorrência de diferença na tonalidade. Tal patologia pode ser sanada por meio de

Em um processo de planejamento/projeto para a preservação de um edifício contra riscos de incêndios, a compartimentação horizontal tem por objetivo

Um projeto de viga isostática, em concreto armado, receberá carga gravitacional estática, uniformemente distribuída, conforme diagrama de esforços abaixo representado. Uma outra figura representa um corte transversal passando pelo ponto médio do comprimento da viga, indicando a altura final de projeto da peça, sem recobrimento, e duas posições de barras de aço. Com relação a esses dados, analise:

I. as tensões ? podem ser estimadas por meio do quociente entre 5 kN.m/0,60 m/2.

II. o valor 5 kN.m refere-se ao ponto de máximo (em módulo) de um diagrama de momento fletor.

III. quando calculados, os valores ? representarão as tensões máximas de força cortante possíveis.

É correto o que consta em