Questões de Concursos Públicos: Enfermeiro Especialista

Confira aqui Questões Enfermeiro Especialista de Concursos Públicos Grátis com Gabarito. Acesse Milhares de Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas para Treinar Online. Se Preferir, Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros


Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas da frase abaixo. Em relação à conduta para ajustar os gases arteriais nos oxigenadores de membranas, variando a FiO2 ou o fluxo do gás, se a gasometria apresentar uma PCO2 ____________ deve-se ____________ o/a ____________.

Com relação às condições de perfusão especiais, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.

( ) Nas crianças com peso superior a 15 kg, a hemodiluição permite evitar a adição de sangue ou concentrado de hemácias.

( ) O manuseio da perfusão no idoso, do mesmo modo que nos recém-natos, deve evitar grandes variações dos volumes.

( ) O uso mais liberal de vasodilatadores durante a perfusão é indicado nos pacientes idosos.

( ) O fluxo da perfusão deve ser suficiente para perfundir a mãe e o feto, pois a grávida tem, realmente, resistência vascular periférica mais baixa, pela presença da placenta na circulação.

( ) No paciente falcêmico, é recomendado manter o perfusato em níveis ligeiramente ácidos, durante todo o tempo da perfusão, para preservar as hemácias.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Como se chama o processo pelo qual se destroem particularmente os germes patogênicos e se inativa sua toxina ou se inibe o seu desenvolvimento mas os esporos não são necessariamente destruídos?

Durante a circulação extracorpórea, podem ocorrer alterações importantes do delicado equilíbrio entre ácidos e bases, capazes de produzir sérios transtornos da função celular e determinar complicações tais como:

I. A retenção de O2 nos oxigenadores de membranas, pode ocorrer pela administração de gás rico em oxigênio (FiO2 – Fração Inspirada de Oxigênio elevada) porém com fluxo baixo.

 II. A retenção de CO2, com produção de acidose respiratória, durante a perfusão, pode ocorrer por alterações do mecanismo dispersor de oxigênio na câmara de oxigenação dos oxigenadores de bolhas, geralmente por defeitos de fabricação ou controle.

III. A acidose respiratória durante a perfusão deve ser tratada pelo aumento da oferta de oxigênio ao oxigenador de bolhas ou pelo aumento da oferta de gás ao oxigenador de membranas, sob controle rigoroso da gasometria arterial.

IV. A alcalose respiratória, apesar de ser extremamente rara, principalmente quando os fluxômetros de gás usados não são precisos e apenas permitem ajustes de fluxo de 1 em 1 litro, pode produzir vasoconstrição, que se manifesta com maior intensidade nos vasos cerebrais e, nessas circunstâncias, a hiperventilação é a regra.

V. A acidose metabólica é um distúrbio bastante frequente, durante a circulação extracorpórea, e a causa mais comum deste distúrbio é uma deficiente oxigenação dos tecidos.

Assinale a alternativa CORRETA.

Assinale a alternativa CORRETA.

 A monitorização, no seu significado mais amplo, consiste de duas etapas: a observação atenta de um determinado fenômeno variável e a interpretação do significado da sua variação. Os parâmetros que compõem o processo de monitorização mais frequentemente utilizados na circulação extracorpórea são:

A necessidade de proteger o miocárdio, durante a circulação extracorpórea, contra os efeitos da isquemia durante a realização das operações é conhecida de longa data. Analise as afirmativas abaixo, sobre as principais estratégias de proteção do miocárdio.

I. A hipotermia confere um certo grau de proteção miocárdica contra a injúria da isquemia.

II. Quando a aorta é clampeada, durante a cirurgia, por um tempo inferior a 15 ou 20 minutos, e a reserva miocárdica é grande, a isquemia produz lesões da esfera bioquímica e metabólica, inteiramente reversíveis.

III. O manitol e o alopurinol são as principais purinas que têm a propriedade de captar e neutralizar os radicais livres durante a circulação extracorpórea.

IV. A cardioplegia cristaloide intermitente com cloreto de magnésio e cloreto de potássio protege o coração.

V. A cardioplegia sanguínea com o perfusato oxigenado induz a parada diastólica do coração somente em situações de hipotermia.

Assinale a alternativa CORRETA.

Quanto às atividades desenvolvidas no Centro de Material e Esterilização, analise as afirmativas abaixo.

I. Todo instrumental cirúrgico com lúmen deve ser desmontado antes de ser colocado na lavadora ultrassônica.

II. Esterilização é um processo validado que serve para fazer um artigo crítico livre de micro organismos e esporos.

III. O empacotamento dos produtos para a saúde deve permitir que o agente esterilizador alcance cada item e efetivamente destrua todos os micro organismos e esporos. O empacotamento também deve permitir o manuseio após a esterilização sem que haja contaminação dos itens em seu interior. O sistema de empacotamento deve ser impermeável ao agente esterilizador, mas resistente a tração e manipulação.

IV. É vetado o uso, de forma isolada, de produtos que contenham paraformoldeído ou formoldeído para desinfeção e esterilização dos produtos para a saúde.

V. O serviço do Centro de Material e Esterilização deve possuir registro que permita a rastreabilidade do instrumental cirúrgico.

Assinale a alternativa CORRETA.

O preparo do sistema e a condução da perfusão requer em que o perfusionista conheça:

I. Os principais dados do paciente e dados específicos como hematócrito, tempo de coagulação ou tempo de protrombina, existência de diabetes ou de outras doenças, alterações da coagulação, uso de medicamentos e alergias.

II. O peso e a altura do paciente e o tipo de cirurgia a ser realizada.

III. A hemodiluição, que deve ser cautelosa, respeitando-se o limite máximo de 100 ml/kg de peso. A hemodiluição diminui a viscosidade do sangue e melhora acentuadamente a perfusão dos tecidos.

IV. Dados do equipamento e técnicas, como o modelo do oxigenador, reservatórios, dose inicial de heparina, hemodiluição, fluxos de perfusão e de gás.

V. A heparinização que deve ser realizada preferencialmente com a heparina sódica de origem suína, na preparação comercial que contém 5.000 U.I. (50 mg) para cada mililitro da solução.

Assinale a alternativa CORRETA.

No reprocessamento de artigos médicos hospitalares, a limpeza constitui-se importante etapa do processo. Sobre a limpeza de materiais, analise as afirmativas abaixo.

I. O reprocessamento de produtos para a saúde requer uma limpeza manual perfeita. A limpeza manual de lumens estreitos, articulações e superfícies corrugadas é particularmente crítica, uma vez que a matéria orgânica residual pode interferir com a eficácia de esterilizantes/desinfetantes.

II. Atualmente, os detergentes enzimáticos são amplamente recomendados para a limpeza de produtos para a saúde porque ajudam a remover proteínas, lipídios e carboidratos, dependendo da formulação do detergente.

III. A qualidade da água; o tipo e qualidade dos agentes de limpeza; o método manual ou mecânico usado para limpeza o enxágue e a secagem do material; os parâmetros de tempotemperatura dos equipamentos de limpeza mecânica; o posicionamento do material nos equipamentos de limpeza, são parâmetros para a efetividade da limpeza.

IV. A limpeza ultrassônica é considerada um método mais efetivo de remoção da sujidade do que a fricção manual, aumentando a probabilidade de sucesso da esterilização.

V. É recomendado, na limpeza do material cirúrgico com lúmen, imergir todo o instrumental cirúrgico na solução de detergente enzimático, injetando esta solução no lúmen do instrumental com uma seringa e mantendo a solução em contato com o instrumental conforme orientação do fabricante do detergente enzimático.

Assinale a alternativa CORRETA.