Entrar

Questões de Concurso: Dentista

Confira aqui questões de Dentista para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Um paciente de 17 anos de idade procurou uma clínica odontológica para trocar o amálgama das restaurações por resina composta, desejando melhorar a estética. Após a troca da restauração, na sessão seguinte, o paciente relatou sensibilidade dentária, e o cirurgião-dentista receitou antiinflamatório. Passadas quatro semanas, a sensibilidade continuou.

Avalie, entre os procedimentos a seguir, aqueles que, na situação descrita, podem ter causado a sensibilidade dentária.

I. Remoção do amálgama com broca em alta rotação com refrigeração.

II. Ausência de proteção com hidróxido de cálcio na dentina próxima da polpa. tempo maior que 40 segundos.
IV. Fotopolimerização da resina composta em pequenos incrementos.
V. Fotopolimerização com aparelho de comprimento de onda luminosa de 250 nanômetros.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

A preservação dos tecidos bucais, a estabilidade, a retenção, o suporte e a estética são objetivos fundamentais a serem alcançados durante o ato de moldar o paciente desdentado total. Além disso, as moldagens devem proporcionar a confecção de bases de próteses totais que respeitem os limites de tolerância fisiológica dos tecidos de suporte.

REIS et al. Moldagem em prótese total: uma revisão de literatura.
RFO, v. 12, n. 1, p. 70-74, jan./abr. 2007.

Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Durante a moldagem funcional, a pressão exercida nos tecidos pode ser controlada pela presença de alívio e(ou) perfurações nas moldeiras, bem como pela viscosidade, fluidez e escoamento do material de moldagem.

PORQUE II. Para moldagem de borda em prótese total, são indicados os materiais de consistência leve ou regular, para que seja possível essa área ser moldada com alguma pressão; para a área de suporte, devem ser utilizados materiais de consistência pesada, a fim de que essa região seja moldada de forma compressiva.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental

Uma paciente com 40 anos de idade e portadora de diabetes mellitus frequenta o grupo de diabéticos na Unidade Básica de Saúde, perto de sua residência. A enfermeira da Equipe de Saúde da Família (ESF) observa que a paciente apresenta dificuldade no controle da glicemia e a encaminha para avaliação médica, que confirma o quadro. Buscando evolução do tratamento, o médico reitera o controle de dieta, uso diário de insulina, desenvolvimento de atividades físicas e solicita avaliação odontológica, pois observou halitose e gengiva sangrante na paciente. O diagnóstico bucal do cirurgião-dentista da ESF foi de doença periodontal avançada.

Considerando o caso relatado, avalie as afirmações a seguir. I. O tratamento odontológico deve ser realizado sob antibioticoterapia profilática e anestesia local com adrenalina, droga de escolha para a hemostasia.

II. A paciente deve ser instruída a fazer sua dosagem de insulina e a se alimentar

normalmente antes do atendimento.

III. A paciente deve ser agendada pela manhã, quando sua glicose está baixa e a atividade insulínica é alta.

IV. O controle da doença periodontal avançada da paciente irá contribuir no controle sistêmico da diabetes mellitus.

V. O quadro de diabetes mellitus da paciente mantém estáveis os níveis de crescimento, proliferação e síntese da matriz pelos fibroblastos do ligamento periodontal e gengiva.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

Um paciente do gênero feminino, 37 anos de idade, leucoderma e bruxonoma, procurou atendimento e relatou queixa de dor provocada na região do elemento 46, com início havia duas semanas. Ao exame intrabucal, observou-se uma restauração oclusodistal em resina composta. Considerando a elaboração do diagnóstico desse caso, avalie as afirmativas a seguir.

I. Na ausência de dor à palpação e à percussão, dor desencadeada por estímulo frio, presença de uma linha radiolúcida na interface dente/ restauração e aspecto de normalidade do ligamento periodontal no exame radiográfico do 46, o diagnóstico é de pulpite reversível.

II. Na ausência de dor à palpação, dor desencadeada à percussão e exacerbada após aplicação de calor, presença de linha radiolúcida na interface dente/restauração e aspecto de normalidade do ligamento periodontal no exame radiográfico do 46, o diagnóstico é de abcesso periapical.

III. Diante de uma resposta positiva ao teste de sensibilidade pulpar, aumento volumétrico com tecido avermelhado, mobilidade, sensação de dente extruído, profundidade de sondagem do sulco gengival de 7 mm e perda óssea vertical no exame radiográfico do 46, o diagnóstico é de abscesso peridontal.

IV. Na presença de dor à palpação e atividade funcional dos músculos elevadores da mandíbula, ausência de cárie e(ou) uma linha radiolúcida na interface dente/restauração e aspecto de normalidade do ligamento periodontal no exame radiográfico dos dentes 45-48, o diagnóstico é de dor miofascial referida para a região dos dentes posteriores da mandíbula.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

Um paciente de 38 anos de idade procurou atendimento odontológico para tratamento protético do dente 12. Finalizada a anamnese e o exame físico, foi constatada ausência de sintomatologia nesse dente e observou-se hiperplasia gengival na região palatina. O paciente relatou que, há mais de três meses, caiu a restauração provisória retida a pino. No exame radiográfico, observou-se tratamento endodôntico com obturação no limite apical adequado em remanescente dentário de 21,0 mm de comprimento.

Para o caso apresentado acima, qual o plano de tratamento mais adequado?

🧠 Mapa Mental
A percepção da saúde como direito de cidadania é um dado novo na história das políticas sociais brasileiras. Nesse contexto, a noção de saúde tende a ser percebida como:
🧠 Mapa Mental

Um paciente do sexo masculino de 22 anos de idade procurou atendimento em uma clínica odontológica, por apresentar dente superior com sensibilidade a variações térmicas. Após exame clínico, foi verificada, no dente 25, uma lesão cariosa com cavidade (MOD) e inflamação gengival. O exame radiográfico periapical evidenciou extensa área radiolúcida coronária, sugestiva de lesão de cárie próxima à câmara pulpar e limite cervical da cavidade distal a 1,0 mm da crista óssea alveolar.

Na situação descrita, que procedimentos clínicos definitivos devem ser executados, a fim de se reestabelecerem as funções do dente?

🧠 Mapa Mental