Entrar

Questões de Concurso: Cuidador

Confira aqui questões de Cuidador para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


“É um instrumento direcional de todo o processo educacional, pois estabelece e determina as grandes urgências, indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para a consecução de grandes finalidades, metas e objetivos da educação.”

(MENEGOLLA&SANTANNA, 2001, p.40)

O trecho acima apresenta uma definição de:
🧠 Mapa Mental
Para que o professor assuma seu papel de facilitador/motivador da aprendizagem é necessário:

1. manter o diálogo aberto com o aluno.
2. refletir sobre temas contemporâneos, oportunizando a participação do aluno.
3. encontrar formas diferenciadas para trabalhar com os alunos, buscando encantá-los e envolvê-los nas atividades.
4. que a dimensão afetiva não ocupe lugar de destaque nas práticas docentes.

Está correto apenas o que se afirma em:
🧠 Mapa Mental
Sobre o cuidar e o educar como funções básicas da Educação Infantil, leia as afirmativas.

I. Cuidar da criança é, sobretudo, dar atenção a ela como pessoa que está em um contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades.
II. Pensar o cuidar como única forma de "garantir" a sobrevivência do ser humano é valorizar a ação, fundamentalmente mais ampla e significativa, que envolve este ato.
III. No processo educacional, respeitam-se os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança.

Está correto o que se afirma apenas em:
🧠 Mapa Mental
Para organizar o projeto da escola, faz-se necessário pensar nas finalidades cultural, política, social, profissional e humana que a escola se propõe, como alcançá-las e quais ações devem ser priorizadas. A finalidade humana visa:
🧠 Mapa Mental
Uma cena comum em escolas brasileiras são os estudantes procurando suas notas em murais ou quadros de avisos. De um modo geral, são os resultados de final de ano ou de bimestre que irão informá-los sobre possíveis recuperações ou reprovações.

Essa prática denota que:

I. possivelmente, o resultado da avaliação foi dado ao final de um período.
II. é coerente com os princípios da inclusão, do processo, do diálogo.
III. há exposição do estudante em seu ambiente social.

Está correto apenas o que se afirma em:
🧠 Mapa Mental
Aprincipal função do Conselho Escolar é:
🧠 Mapa Mental
Entre as alternativas a seguir, uma contraria o que se espera da elaboração de um instrumento de avaliação. Identifique-a.
🧠 Mapa Mental
São ações para a integração família e escola:

1. Esclarecer aos pais, desde o ato da matrícula da criança, quais as diretrizes de ensino utilizadas pela instituição.
2. Informar os pais quando o aluno tem boas notas e comportamento adequado.
3. Marcar reuniões com os pais em horários oportunos para a escola.
4. Não desmerecer as ordens e ensinamentos dos pais diante dos alunos.
5. Colocar em dúvida a qualificação do professor diante do filho.
6. A escola deve encontrar formas peculiares de relacionamento que sejam compatíveis com a realidade de pais, professores, alunos, direção.

Estão corretos apenas os itens:
🧠 Mapa Mental
Sobre violência intraescolar, leia as afirmativas.

I. A violência como parte constitutiva do cenário escolar estimula os grupos de alunos a entrarem em confrontos constantes, em busca da dominação de territórios.
II. A violência muitas vezes tem início fora do ambiente escolar, levando os discentes a se agruparem para se resguardarem de violências no caminho para a escola.
III. A falsa ideia do "bom convívio” no ambiente escolar em muitos casos se mostra devido à lei do silêncio.
IV. Os líderes resolvem seus problemas sozinhos e se envolvem diretamente neles.

Está correto apenas o que se afirma em:
🧠 Mapa Mental
Na perspectiva da educação inclusíva, os Centros de AEE devem concorrer para a adoção de medidas de apoio necessárias à efetivação do direito de todos à educação. Os Centros de AEE, públicos ou privados, representam alternativa para a reorientação das escolas especiais, promovendo sua participação no processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência, sem se configurar como espaços substitutivos à:
🧠 Mapa Mental