Entrar

Questões de Concurso: Coordenador Pedagógico

Confira aqui questões de Coordenador Pedagógico para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) — Lei n.º 9.394/1996 —, a formação dos profissionais da educação deve ter como fundamentos a associação entre teoria e prática e o aprimoramento da formação em experiências anteriores. Com relação à LDB, assinale a opção incorreta.

🧠 Mapa Mental

É vedado à escola de acordo com a LDB – Lei 9394/96:

🧠 Mapa Mental

Estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios com vistas à construção de uma identidade que é ao mesmo tempo pessoal e profissional. Julgue os itens a seguir, acerca da formação docente.

I A formação se constrói por meio da acumulação de cursos.

II O processo de formação depende dos recursos educativos, mas não pode se deixar controlar somente pela pedagogia.

III É preciso dar à práxis um lugar especial na produção do saber.

IV O trabalho de formação continuada deve estar centrado na pessoa do professor e nos processos de aprendizagem.

A quantidade de itens certos é igual a

🧠 Mapa Mental

A construção do projeto pedagógico da escola

🧠 Mapa Mental

Um mundo em constante transformação, com o conhecimento se ampliando e comunidades se transformando, exige, segundo Hargreaves (2004), que o professor desenvolva e seja ajudado a desenvolver as capacidades de

🧠 Mapa Mental

Currículo é a expressão de tudo o que existe na cultura científica, artística e humanista, transposto para

🧠 Mapa Mental

Para Tardif (2008) a relação dos docentes com os saberes não se reduz a uma função de transmissão dos conhecimentos já constituídos. Sua prática integra diferentes saberes, com os quais o corpo docente mantém diferentes relações. O autor define o saber docente como um

🧠 Mapa Mental

Rosana, diretora de uma escola de Ensino Fundamental, ao chegar em seu local de trabalho encontra um pai de aluno na secretaria, reclamando com os funcionários da escola sobre a postura de determinado professor. Como uma diretora pautada por princípios da gestão da democrática, ela deverá

🧠 Mapa Mental

Atenção: Leia a situação a seguir e responda às questões de números 54 e 55.

Um diretor levou para discutir com a equipe de professores de sua escola o texto do Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA.

Um dos professores respondeu que essa lei só dificultou mais ainda a situação em sala de aula, pois até questionar a avaliação do professor agora o aluno pode. Ele se referiu ao

Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: III ? direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

O diretor, visando a uma atuação formativa e democrática,

🧠 Mapa Mental

Chrispino (2007), ao discutir os conceitos de conflito e de conflito escolar, apresenta inúmeras maneiras de classificar esses fenômenos, buscando seu entendimento. Segundo esse autor, a alternativa mais potente e viável para diminuir a violência escolar é a

🧠 Mapa Mental