Texto associado. TEXTO 1 - QUESTÕES 1, 2 e 3
Três idades
A primeira vez que te vi,
Eu era menino e tu menina.
Sorrias tanto... Havia em ti
Graça de instinto, airosa e fina.
Eras pequena, eras franzina...
(...)
Quando te vi segunda vez,
Já eras moça, e com que encanto
A adolescência em ti se fez!
Flor e botão... Sorrias tanto...
E o teu sorriso foi meu pranto...
(...)
Vejo-te agora. Oito anos faz,
Oito anos faz que não te via...
Quanta mudança o tempo traz
Em sua atroz monotonia!
Que é do teu riso de alegria?
Foi bem cruel o teu desgosto.
Essa tristeza é que mo diz...
Ele marcou sobre o teu rosto
A imperecível cicatriz:
És triste até quando sorris...
BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira . 20ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. pp. 62-63.
TEXTO 2 - QUESTÕES 4, 5, 6 e 7
Um jogo de palavras
Nunca a língua portuguesa esteve tão representada numa Copa do Mundo quanto nesta 18ª edição, na Alemanha. As presenças de Brasil, Angola e Portugal mobilizaram boa parte dos 205 milhões de falantes desses países.
No Brasil, a influência do futebol é sentida na linguagem. Não só porque nosso vocabulário ficou elástico com as expressões do esporte que incorporamos no dia-a-dia. Nem pela movimentação inversa, com termos que tomam outro significado devido ao uso boleiro. O futebol está no léxico, mas também em nossa retórica, no espírito que sustenta a cultura, na música, na literatura, no cinema, enfim, na abordagem que fazemos do mundo.
A relação criativa com as palavras é um dos diferenciais do nosso futebol. A começar pela idéia de que, quando o assunto é de fato importante para o brasileiro, como é a bola, nenhum estrangeirismo nos domina ̛ nós o dominamos. (...) Parte do inventário sociológico e cultural do país, o futebol imprime várias marcas na vida brasileira. A da linguagem não é menos notável.
Revista Língua Portuguesa Especial , Carta ao Leitor, abril 2006.
Sobre as relações morfossintáticas do texto, analise as seguintes proposições:
1. Os termos menino e menina (verso 2) representam atributos, respectivamente, de eu e tu .
2. O termo tanto (verso 3) modifica a forma verbal sorrias , estabelecendo, com esta, uma relação semântica de intensidade.
3. O termo Graça de instinto (verso 4) é responsável pela ação verbal de Havia (verso 3), constituindo, assim, o sujeito da oração.
4. A flexão da forma verbal faz (verso 11) justifica-se pela natureza impessoal assumida por esse verbo nesse contexto.
5. Em “És triste até quando sorris”, temos um período formado por oração principal mais oração de sentido conclusivo.
Estão corretas , apenas:
a) 1, 2 e 3.
b) 1, 2 e 4.
c) 1, 3 e 4.
d) 2, 4 e 5.
e) 3, 4 e 5.