Questões de Concursos Públicos: Auxiliar de Desenvolvimento Infantil

Encontre aqui questões Auxiliar de Desenvolvimento Infantil de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Araújo (1998) afirma: [...] a escola precisa abandonar um modelo no qual se esperam alunos homogêneos, tratando como iguais os diferentes, e incorporar uma concepção que considere a diversidade tanto no âmbito do trabalho com os conteúdos escolares quanto no das relações interpessoais. Sobre a temática, analise as afirmativas correlatas.

I - Vivemos em um mundo de diversidades, onde a individualidade humana deve ser respeitada, reconhecida e aceita;

PORQUE

II - Somos diferentes uns dos outros, o que faz com que todos nós tenhamos capacidades e limitações para aprender.

Assinale a afirmativa correta.

Sobre funções do Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, analise as afirmativas.

I - Estar atento ao bem-estar da criança quanto à necessidade de alimentar-se, brincar, interagir, descansar e dormir.

II - Estar sempre presente para garantir a segurança das crianças, desde o momento de entrada até o momento de entrega aos pais, inclusive nos momentos de sono.

III - Cuidar para que o ambiente esteja sempre seguro e agradável, observando-se medidas de prevenção de acidentes.

IV - Cuidar para que as crianças estejam confortavelmente trajadas para brincar, descansar, ir embora.

Estão corretas as afirmativas

Leia a citação a seguir. Organizar o cotidiano das crianças na Escola Infantil pressupõe pensar que o estabelecimento de uma sequência básica de atividades diárias é, antes de mais nada, o resultado da leitura que fazemos do nosso grupo de crianças, a partir, principalmente de suas necessidades (CRAIDY; KAERCHER, 2001).

A partir da citação acima, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O educador deve observar as brincadeiras escolhidas pelas crianças e a forma como se desenvolvem, identificando as preferências para que as intervenções sejam produtivas.

( ) A rotina na educação infantil torna as aulas mais monótonas, considerando que o encanto da novidade perde-se, virando apenas repetição cansativa.

( ) As atividades que serão realizadas não devem ser apresentadas às crianças, cabendo aos educadores realizarem o planejamento sem interferências.

( ) A rotina promove aprendizagens significativas, propicia o movimento corporal, a estimulação dos sentidos e a sensação de segurança e confiança.

( ) A rotina pode ser apresentada às crianças, mas não deve ser modificada, considerando que o planejamento é inflexível.

Assinale a sequência correta.

No trabalho com a educação infantil que visa à estimulação de múltiplas linguagens, os educadores devem