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Questões de Concurso: Atendente Comercial

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É qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista, segundo o §2º Art. 1º da lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990:
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Texto associado.
As questões 1-4 referem-se ao texto abaixo. Leia com
atenção.

Imagine que você tenha aquele anel que Platão evoca,
o célebre anel de Giges, que tornaria você invisível
sempre que você desejasse... É um anel mágico, que
um pastor encontra por acaso. Basta virar a pedra do
anel para dentro da palma para se tornar totalmente
invisível, e virá-la para fora para ficar novamente visível...
Giges, que antes era tido como um homem honesto,
não foi capaz de resistir às tentações a que este anel o
submetia: aproveitou seus poderes mágicos para entrar
no palácio, seduzir a rainha, assassinar o rei, tomar o
poder e exercê-lo em seu único e exclusivo benefício.
Quem conta a coisa, em A República, conclui que o
bom e o mau, ou os assim considerados, só se
distinguem pela prudência e pela hipocrisia, em outras
palavras, pela importância desigual que dão ao olhar
alheio ou por sua habilidade maior ou menor para se
esconder... Se ambos possuíssem o anel de Giges,
nada mais os distinguiria: “ambos tenderiam para o
mesmo fim”. Isto equivale a sugerir que a moral não
passa de uma ilusão, de uma mentira, de um medo
maquiado de virtude. Bastaria poder ficar invisível para
que toda proibição sumisse e que, para cada um, não
houvesse mais que a busca do seu prazer ou do seu
interesse egoístas.

André Comte-Sponville, Apresentação da Filosofia
“Quem conta a coisa ... conclui que o bom e o mau, ou os assim considerados, só se distinguem pela prudência e pela hipocrisia”. Se esta conclusão está correta, então:

I. As pessoas consideradas boas são, no fundo, hipócritas preocupados com o olhar alheio.
II. As pessoas consideradas boas são aquelas que agem com prudência.
III. As pessoas boas são assim consideradas dependendo do ponto de vista de quem julga.

Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns)
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Texto associado.
As questões 1-4 referem-se ao texto abaixo. Leia com
atenção.

Imagine que você tenha aquele anel que Platão evoca,
o célebre anel de Giges, que tornaria você invisível
sempre que você desejasse... É um anel mágico, que
um pastor encontra por acaso. Basta virar a pedra do
anel para dentro da palma para se tornar totalmente
invisível, e virá-la para fora para ficar novamente visível...
Giges, que antes era tido como um homem honesto,
não foi capaz de resistir às tentações a que este anel o
submetia: aproveitou seus poderes mágicos para entrar
no palácio, seduzir a rainha, assassinar o rei, tomar o
poder e exercê-lo em seu único e exclusivo benefício.
Quem conta a coisa, em A República, conclui que o
bom e o mau, ou os assim considerados, só se
distinguem pela prudência e pela hipocrisia, em outras
palavras, pela importância desigual que dão ao olhar
alheio ou por sua habilidade maior ou menor para se
esconder... Se ambos possuíssem o anel de Giges,
nada mais os distinguiria: “ambos tenderiam para o
mesmo fim”. Isto equivale a sugerir que a moral não
passa de uma ilusão, de uma mentira, de um medo
maquiado de virtude. Bastaria poder ficar invisível para
que toda proibição sumisse e que, para cada um, não
houvesse mais que a busca do seu prazer ou do seu
interesse egoístas.

André Comte-Sponville, Apresentação da Filosofia
“A moral não passa de uma ilusão, de uma mentira, de um medo maquiado de virtude.” Esta afirmação é
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Texto associado.

Filhos, melhor não tê-los?

Vinicius de Moraes era conhecido entre amigos e
fãs como "o poetinha". Diminutivo carinhoso, que nada
tem a ver com a qualidade de sua obra literária: Vinicius
era, e é, um grande poeta, autor de versos antológicos,
como aqueles que se constituem num surpreendente e
desafiador paradoxo:
     Filhos, melhor não tê-los.
     Mas, se não os temos, como sabê-lo?
     Observem o contraste entre os dois versos. No
primeiro, Vinicius faz uma afirmativa categórica: "Filhos,
melhor não tê-los." É algo que pode ter resultado, em
primeiro lugar, de uma experiência pessoal. Casado várias
vezes, Vinicius teve muitos filhos. E teve também uma
vida atribulada, cheia de conflitos de várias ordens. Mas
quando afirma que "Filhos, melhor não tê-los", Vinicius
certamente não se restringe a seu próprio caso: está
verbalizando, e de uma maneira que nem é tão poética,
aquilo que muitos pais sentem quando se sentem
__________ pelas obrigações resultantes da
paternidade. Quando o filho chora de noite, quando o
filho vai __________ no colégio, quando o filho cria
confusão, "Filhos, melhor não tê-los".
     Mas esta não é uma afirmação definitiva. A
paternidade dá incontáveis alegrias. Mais: a paternidade
e a maternidade conferem ........ pessoas um sentimento
de realização pessoal que corresponde a uma
necessidade embutida na própria condição humana, a
um verdadeiro e poderoso instinto. Paternidade e
maternidade significam continuidade. Afinal, é bom ou é
ruim ter filhos? Notem que o primeiro verso é uma
afirmação que se pretende definitiva: filhos, nem pensar,
filhos só dão trabalho - ........ muitos provérbios que o
_______, como aquele que diz: "Filhos pequenos, pequenas
preocupações; filhos grandes, grandes preocupações."
     Administradores modernos bolariam algum cálculo
do tipo custo-benefício para responder ........ questão do
vale ou não a pena. Mas o comum das pessoas não
chega a esses extremos. O resultado é a dúvida. Que
só pode ser esclarecida com a própria paternidade e
com a própria maternidade. Ou seja: correndo o risco.
Porque a vida é isso, correr riscos. Quem não se arrisca
não apenas não petisca: não vive.
     A interrogação formulada por Vinicius continua atual.
E cada pessoa, cada casal, responde a sua maneira. O
que devemos aceitar. Somos humanos, e nada do que é
humano pode nos parecer estranho.

 Adaptado de: SCLIAR, Moacyr.  Zero Hora, Porto Alegre, revista Donna, 30 de março de 2008.
Em “Administradores modernos bolariam algum cálculo do tipo custo-benefício...” transpondo-se a forma verbal para a voz passiva obtém-se
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Considere o parágrafo a seguir.

A lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 refere que são impróprios ao uso e consumo:

I. os produtos cujos prazos de validade estejam vencidos;
II. os produtos deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação;
III. os produtos que, por qualquer motivo, se revelem inadequados ao fim a que se destinam.

Está(ão) correta(s)
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