A indisciplina no contexto escolar, de acordo com Garcia (1999), está relacionada a fatores internos ou externos à escola. Entre as razões internas estariam, por exemplo, as condições de ensino e aprendizagem, a natureza do currículo, as características dos alunos, os modos de relacionamento estabelecidos entre alunos e professores, e o próprio sentido atrelado à escolarização. Entre os fatores externos destacam-se a violência social e os conflitos psicológicos causados por ela, a influência da mídia e o ambiente familiar dos alunos.
GARCIA, J. Indisciplina na escola: uma refexão sobre a dimensão preventiva. Revista Paranaense de Desenvolvimento , Curitiba, n. 95, p. 101-108, jan./abr. 1999.
As Instituições Escolares, enquanto espaço de formação e de convívio coletivo, têm definidas, em seus documentos, as normas e orientações que colaboram com a disciplina escolar.
Nesse sentido, a disciplina tem uma função principal, qual seja:
a) respeitar os limites estabelecidos para a convivência, entendendo seu papel de cidadão.
b) definir o funcionamento da Instituição, do ingresso ao término do período das aulas, por ser a escola um local de convívio social.
c) caracterizar os valores e os modelos de convívio e conduta no espaço da escola.
d) exercitar o senso de justiça, no espaço das relações de amizade e de convívio, dentro da escola, respaldando a força do grupo e/ou do indivíduo.
e) cumprir a obrigatoriedade da permanência na escola.