Em uma conversa realizada numa "sala de bate-papo", pela Internet, alunos da educação básica, de diferentes pontos de Brasil, trocaram as seguintes informações sobre a organização do ensino:
Pedro: Estou no último ciclo do ensino fundamental.
Alice: Também estou terminando, mas estou no 9º ano.
Lívia: Que estranho! Estou terminando, mas estou na 8ª série.
Alice: Eu fiquei mais adiantada porque participei de um programa de aceleração de estudos, quando estava com atraso escolar.
Lívia: Aqui não tem isso. É proibido avançar nas séries, mesmo que sejamos avaliados.
Qual das apreciações abaixo faz uma análise correta dessas informações, de acordo com a LDB 9.394/96?
a) Pedro faz a colocação mais adequada ao que é exposto na LDB, que sugere uma adoção progressiva da organização em ciclos na educação pública.
b) Lívia está equivocada, pois a LDB prevê a possibilidade de aceleração de estudos, bem como o avanço nos cursos e nas séries, mediante verificação do aprendizado.
c) Alice está fazendo uma confusão quanto à estruturação do ensino fundamental em 8 anos, julgando ter se adiantado nos estudos devido à nova nomenclatura.
d) Há divergências entre as denominações apresentadas por Pedro, Alice e Lívia para a terminalidade do ensino fundamental, que não condizem com a forma como a LDB propõe organizar esse nível de ensino.
e) As informações dadas pelos três alunos são compatíveis com a LDB, que tem como característica marcante a flexibilidade.