A escola norte-americana trouxe para o jornalismo o conceito de objetividade, as seis questões fundamentais (lead) e a gradação das informações (pirâmide invertida). Por outro lado, da escola européia temos o conceito de honestidade e lealdade, em vez de objetividade, caráter mais opinativo e analítico, e a hierarquização menos rígida das informações. Observe o texto abaixoMorgan Stanley dá US$ 54 mil em acordo por discriminar mulher A Morgan Stanley concordou, na segunda-feira, em pagar US$ 54 milhões (cerca de R$ 162 milhões) para encerrar um processo de discriminação sexual, em vez de ir a julgamento. A empresa estava sendo acusada pelo governo federal de negar salários e promoções iguais a mulheres em uma divisão de seu banco de investimentos. O acordo, que pode envolver até 340 mulheres, é o segundo maior fechado pela Comissão de Oportunidade de Emprego Igual (EEOC) com uma empresa e o primeiro com uma grande firma de investimentos. O acordo foi firmado pouco antes de um advogado da agência ligar o projeto e mostrar evidências estatísticas contra a firma e evitou a possibilidade de um júri decidir que a Morgan Stanley, uma das mais prestigiadas firmas de Wall Street, foi culpada de discriminação sexual (The New York Times, 13/07/04). Pode-se afirmar que
a) evidencia as contribuições da escola européia, com o caráter opinativo no título (uso de adjetivos substantivado); uso de termos próximos da literatura e não há apego excessivo à objetividade.
b) evidencia as contribuições da escola norteamericana, com título desprovido de qualificativos (adjetivação), já reunindo alguns elementos que aparecerão no lead , presença de 5 das 6 questões que compõem o lead clássico (quem, quando, o que, por quê e como) e não há uso de termos próximos às narrativas literárias.
c) evidencia as contribuições da escola européia, com a utilização de conceitos de honestidade e lealdade, em vez de objetividade, caráter mais opinativo e analítico, além da 6 (seis) questões fundamentais (lea de caráter clássico e de uso permanente nos textos narrativos.
d) evidencia as contribuições da escola européia, com a utilização do conceito de objetividade e das seis questões fundamentais (lead ).
e) não é possível afirmar que o texto tem características de qualquer uma das escolas.