Questões de Concursos Públicos: Analista de Correios Letras

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Texto para os itens de 26 a 34

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Julgue os próximos itens, relacionados à ordem dos termos linguísticos no texto.

A ordem das palavras nos sintagmas nominais “timidez excessiva” (L.10), “cartas virtuais” (L.17) e “obras literárias” (L.30) confirma a regra de que, em geral, no português, o adjetivo vem posposto ao substantivo, principalmente quando restritivo.

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Texto para os itens de 26 a 34

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Deve-se a Roman Jakobson a discriminação das seis funções da linguagem na expressão e na comunicação humanas, conforme o realce particular que cada um dos componentes do processo de comunicação recebe no enunciado. Por isso mesmo, é raro encontrar em uma única mensagem apenas uma dessas funções, ou todas reunidas em um mesmo texto. O mais frequente é elas se superporem, apresentando-se uma ou outra como predominante. No que se refere à presença das funções da linguagem no texto acima apresentado, julgue os itens de 26 a 28.

A função emotiva, centrada no destinador ou emissor da mensagem, está presente no texto, o que se comprova pelo emprego de verbos na primeira pessoa, de segmentos com julgamentos subjetivos e de pronomes de primeira pessoa.

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Texto para os itens de 26 a 34

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Deve-se a Roman Jakobson a discriminação das seis funções da linguagem na expressão e na comunicação humanas, conforme o realce particular que cada um dos componentes do processo de comunicação recebe no enunciado. Por isso mesmo, é raro encontrar em uma única mensagem apenas uma dessas funções, ou todas reunidas em um mesmo texto. O mais frequente é elas se superporem, apresentando-se uma ou outra como predominante. No que se refere à presença das funções da linguagem no texto acima apresentado, julgue os itens de 26 a 28.

Presente no ato de falar sobre a linguagem, a função metalinguística manifesta-se nos enunciados “(que palavra horrível!)” Ll.24) e “Há quem diga que suas epístolas deram origem à Educação a Distância, já que ele difundia o cristianismo por meio de cartas para seus discípulos” (L.25-27), nos quais o autor tomou o próprio código de comunicação como assunto da mensagem.

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Com base nas ideias e nas estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens que se seguem.

As marcas que caracterizam a informalidade do discurso falado, ao serem inseridas em um discurso mais formal, como no texto acima, devem ser destacadas pelo emprego das aspas, tal como ocorre no período que inicia o texto.

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Texto para os itens de 26 a 34

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A respeito do emprego e flexão de palavras no texto, julgue os itens que se seguem.

Em “no momento em que você estiver lendo esta mensagem” (L.3), a substituição do pronome demonstrativo “esta” por essa acarretaria mudança no âmbito de referência do pronome, que passaria a se referir ao interlocutor/leitor.

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Texto para os itens de 49 a 62

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Ainda com relação a esse texto, julgue os itens a seguir.

O deslocamento do adjunto adverbial “por muito tempo” (L.15) para a posição imediatamente após “negativo” (L.16) manteria a correção gramatical e o sentido do período.

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Texto para os itens de 49 a 62

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Ainda com relação a esse texto, julgue os itens a seguir.

Os vocábulos “adágio” (L.6), ‘objetal’ (L.8) e “numa” (L.23) correspondem a marcas de oralidade que dão fluidez ao texto.

Texto associado.

Cinco curiosidades sobre Erasmo de Rotterdam (1467-1536)

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Com relação a esse texto, julgue os itens que se seguem.


Caso a expressão “Foi... que” (L.7-8) fosse retirada do período em que se insere, não haveria prejuízo para a correção gramatical do texto, desde que feitas as devidas alterações de maiúsculas e minúsculas, pois, de acordo com as normas da língua portuguesa, tal expressão não exerce função gramatical.