Entrar

Questões de Concurso: Analista da Mobilidade Urbana Jr

Confira aqui questões de Analista da Mobilidade Urbana Jr para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A Lei nº 9.503/ 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, dispõe sobre a sinalização de trânsito em seu Capítulo VII. Sobre sinalização, assinale a alternativa correta.
🧠 Mapa Mental
A Norma Brasileira NBR 15646 estabelece as prescrições para o desempenho, projeto, instalação, inspeção e manutenção de plataformas elevatórias e rampas de acesso para acessibilidade em veículos com características urbanas para o transporte coletivo de passageiros. Com base nos requisitos comuns às plataformas elevatórias veiculares e rampas de acesso veicular para acessibilidade, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O acionamento da plataforma elevatória ou rampa de acesso deve ocorrer somente após abertura da porta onde está instalado o equipamento. ( ) Devem ser garantidos no mínimo três ciclos completos de operação do equipamento com carga, além de sua total abertura e fechamento. ( ) Deve haver dispositivo que impeça o fechamento da porta enquanto a plataforma elevatória ou a rampa de acesso estiverem acionadas. ( ) Os comandos devem ser do tipo contínuo, ou seja, o movimento da plataforma elevatória ou rampa de acesso motorizada deve cessar no momento em que o comando deixar de ser acionado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
🧠 Mapa Mental
A Lei Complementar n° 189 de 2018, que estabelece o Plano Diretor Estratégico de Campinas, apresenta o Macrozoneamento da cidade, dividindo o município em quatro Macrozonas. Considerando as diretrizes apresentadas especificamente para a Macrozona de Desenvolvimento Ordenado, assinale a alternativa incorreta.
🧠 Mapa Mental
De acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, Lei n° 12587/2012, o Sistema Nacional de Mobilidade Urbana é o conjunto organizado e coordenado dos modos de transporte, de serviços e de infraestruturas que garante os deslocamentos de pessoas e cargas no território do Município. Com base nesta Lei, assinale a alternativa incorreta.
🧠 Mapa Mental
De acordo com o Manual de Projeto Geométrico de Travessias Urbanas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), projetar uma rodovia ou uma interseção para um determinado “Veículo de Projeto” significa, em termos gerais, que todos os veículos com características ou dimensões iguais ou menores que as do veículo de projeto terão condições operacionais iguais ou mais favoráveis que o Veículo de Projeto. Quanto ao veículo de projeto e seus tipos básicos, conforme o DNIT, assinale a alternativa incorreta.
🧠 Mapa Mental
Leia o texto a seguir sobre as características de ciclovias e ciclofaixas apresentadas no Caderno Técnico para Projetos de Mobilidade Urbana – Transporte Ativo, da Secretaria Nacional de Mobilidade urbana (SeMob) e Ministério das Cidades.
As ciclovias e ciclofaixas unidirecionais devem ter largura mínima de _____. Já as ciclovias e ciclofaixas bidirecionais devem ter largura mínima de _____. Essas medidas consideram exclusivamente a largura para a movimentação de ciclistas, não considerando a segregação física (tachões e/ou pintura) nem a sarjeta da via.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas do texto.
🧠 Mapa Mental
A Lei Complementar n° 09/2003 estabelece o Código de Edificações e Obras de Campinas. No Capítulo IX são fornecidas especificações relacionadas à circulação e estacionamento de veículos. De acordo com a Lei Complementar n° 09/2003, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Os responsáveis por imóveis edificados ou não, lindeiros a logradouro público dotados de guias e sarjetas e pavimentos são obrigados a pavimentar os respectivos passeios na extensão correspondente à sua testada. II. Compete à municipalidade a definição da localização de mobiliário urbano nos passeios, praças, canteiros centrais de vias públicas e demais logradouros públicos. III. Os passeios deverão ser construídos, reconstruídos ou reparados pelos responsáveis pelo imóvel com materiais resistentes e duradouros e não poderão ter superfícies escorregadias. IV. Em áreas de estacionamento com mais de 100 vagas a circulação de pedestres deverá ser em espaço segregado da circulação de veículos motorizados.
🧠 Mapa Mental