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Questões de Concurso: Analista Judiciário Sistemas de Tecnologia da Informação

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Texto associado.

 Português 
 
Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 7. 
 
  O poeta, quanto mais individual, mais universal, pois o homem, qualquer que seja o meio e a época, só vem a compreender e amar o que é essencialmente humano. Embora, eu que o diga, seja tão difícil ser assim autêntico. Às vezes assalta-me o terror de que todos os meus poemas sejam apócrifos.  
  Se estas linhas estão te aborrecendo é porque és poeta mesmo. Modéstia à parte, as digressões sobre poesia sempre me causaram tédio e perplexidade. A culpa é tua, que me pediste conselho e me colocas na insustentável situação em que me vejo quando alunos dos colégios vêm (por inocência ou maldade dos professores) fazer pesquisas com perguntas assim: “O que é poesia? Por que se tornou poeta?”. A poesia é destas coisas que a gente faz mas não diz. 
  Não sei como vem um poema. Às vezes uma palavra, uma frase ouvida, uma repentina imagem que me ocorre nas ocasiões mais insólitas. A esta imagem respondem outras (em vez de associações de ideias, associações de imagens; creio ter sido esta a verdadeira conquista da poesia moderna). Não lhes oponho trancas nem barreiras. Vai tudo para o papel. Guardo o papel, até que um dia o releio, já esquecido de tudo. Vem logo o trabalho de corte, pois noto o que estava demais. Coisas que pareciam bonitinhas, mas que eram puro enfeite, coisas que eram puro desenvolvimento lógico (um poema não é um teorema), tudo isso eu deito abaixo, até ficar o essencial, isto é, o poema.  
   Um poema tanto mais belo é quanto mais parecido for com um cavalo. Por não ter nada de mais nem nada de menos é que o cavalo é o mais belo ser da criação. Como vês, para isso é preciso uma luta constante. A minha está durando a vida inteira. O desfecho é sempre incerto. Sinto-me capaz de fazer um poema tão bom ou tão ruinzinho como aos dezessete anos.  
         (Adaptado de: QUINTANA, Mario. “Carta”. Melhores poemas. São Paulo: Global Editora, 2005, edição digital) 
Depreende-se corretamente do contexto:
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Em um banco de dados há duas entidades: Processo(idProcesso é PK) e Advogado (idAdvogado é PK).  Um advogado pode trabalhar em vários processos diferentes e cada processo pode ter diversos advogados. Tal característica permite concluir que as entidades Processo e Advogado estabelecem uma relação n:m e, por isso, 
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Em uma tabela chamada itemfatura há diversos registros em que constam o mesmo valor no campo idfatura. Para mostrar a quantidade de valores de idfatura diferentes que estão cadastrados na tabela, utiliza-se o comando
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 Considere as definições descritas abaixo: 
I. Define os componentes de uma especificação de serviço que pode ser usada para descobrir sua existência. Esses componentes incluem informações sobre o provedor de serviço, os serviços fornecidos, o local da descrição da interface de serviço e informações sobre os relacionamentos de negócios.   
II. Padrão de trocas de mensagens que oferece suporte à comunicação entre os serviços. Define os componentes essenciais e opcionais das mensagens passadas entre serviços.   
III. Linguagem de definição de serviço Web, que é um padrão para a definição de interface de serviço. Define como as operações de serviço (nomes de operação, parâmetros e seus tipos) e associações de serviço devem ser definidas.   
As descrições I, II e III correspondem, correta e respectivamente, a 
 
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Texto associado.

 Português

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 7. 
 
  O poeta, quanto mais individual, mais universal, pois o homem, qualquer que seja o meio e a época, só vem a compreender e amar o que é essencialmente humano. Embora, eu que o diga, seja tão difícil ser assim autêntico. Às vezes assalta-me o terror de que todos os meus poemas sejam apócrifos.  
  Se estas linhas estão te aborrecendo é porque és poeta mesmo. Modéstia à parte, as digressões sobre poesia sempre me causaram tédio e perplexidade. A culpa é tua, que me pediste conselho e me colocas na insustentável situação em que me vejo quando alunos dos colégios vêm (por inocência ou maldade dos professores) fazer pesquisas com perguntas assim: “O que é poesia? Por que se tornou poeta?”. A poesia é destas coisas que a gente faz mas não diz. 
  Não sei como vem um poema. Às vezes uma palavra, uma frase ouvida, uma repentina imagem que me ocorre nas ocasiões mais insólitas. A esta imagem respondem outras (em vez de associações de ideias, associações de imagens; creio ter sido esta a verdadeira conquista da poesia moderna). Não lhes oponho trancas nem barreiras. Vai tudo para o papel. Guardo o papel, até que um dia o releio, já esquecido de tudo. Vem logo o trabalho de corte, pois noto o que estava demais. Coisas que pareciam bonitinhas, mas que eram puro enfeite, coisas que eram puro desenvolvimento lógico (um poema não é um teorema), tudo isso eu deito abaixo, até ficar o essencial, isto é, o poema.  
  Um poema tanto mais belo é quanto mais parecido for com um cavalo. Por não ter nada de mais nem nada de menos é que o cavalo é o mais belo ser da criação. Como vês, para isso é preciso uma luta constante. A minha está durando a vida inteira. O desfecho é sempre incerto. Sinto-me capaz de fazer um poema tão bom ou tão ruinzinho como aos dezessete anos.  
        (Adaptado de: QUINTANA, Mario. “Carta”. Melhores poemas. São Paulo: Global Editora, 2005, edição digital)
 
Depreende-se do 3o parágrafo que, quanto ao fazer poético, o autor valoriza a
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 Uma Analista de TI está atuando como Product Owner em um projeto Scrum. Ela está trabalhando na formulação de um acordo para definir quais são os passos mínimos para a conclusão de um item potencialmente entregável, que serve como um contrato entre o Scrum Team e o Product Owner, de forma que os integrantes tenham um entendimento compartilhado do que significa o trabalho estar completo, assegurando a transparência e os padrões de qualidade estabelecidos entre eles. O acordo, denominado
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 Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 8 e 9. 
 Hoje, o Rio Grande do Sul parece ser, artisticamente, uma ilha cercada de silêncio por todos os lados. Mas não foi sempre assim. Por incrível que pareça, a comunicação era muito mais fácil nos anos anteriores à década de 1960 e havia maiores possibilidades de intercâmbio, não só com os outros estados, como também com os países vizinhos, a Argentina e o Uruguai. 
 Tal fato, evidentemente, não é isolado. Que sabemos nós do que está se passando em matéria de arte no Ceará, no Pará? E isso em plena era das comunicações via satélite... Seria o caso de se examinar o fenômeno por outro ângulo: a morte da arte como fator de comunicação.
          (Adaptado de: BITTENCOURT, Francisco. “Arte Brasil Hoje: Rio Grande do Sul” [1970], In: Arte-dinamite. Rio de Janeiro: Tamanduá, 2016, p. 59) 
Considere as afirmações abaixo.

I. O autor assinala que, paradoxalmente, apesar de se observarem avanços significativos na tecnologia da comunicação, as possibilidades de trocas no meio artístico foram reduzidas.   
II. Depreende-se do texto que alguns estados brasileiros, como o Rio Grande do Sul, possuem maior trânsito artístico com países vizinhos, como Argentina e Uruguai, do que com os da própria nação.   
III. A arte perdeu a função de elemento propulsor da comunicação, embora tenham se ampliado as possibilidades de intercâmbio cultural internacional.
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 HTML5 incluiu um conjunto de tags semânticas para substituir algumas construções que eram feitas com HTML4. Por exemplo, as instruções <div id="header"></div> e <div id="menu"></div> feitas em HTML4, são feitas na HTML5, usando as tags semânticas, através das instruções:
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 A fim de realizar alguns testes para preparar um relatório gerencial, um Analista necessitava obter informações e mídias físicas contendo os itens de configuração de alguns softwares, bem como suas licenças e documentação, cuja fonte fosse uma versão definitiva, autorizada e estivesse armazenada de modo seguro. Conhecedor da ITIL v3 adotada na organização, ele localizou facilmente essas informações em um ambiente específico denominado
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