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Questões de Concurso: Analista Judiciário Sistemas de Tecnologia da Informação

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Considere o código Python abaixo.
def oper(l, item):     
             pos = 0      
             x = False        
                 ___I___                   
                  if l[pos] == item:             
                      x = True          
                      else:              
                            pos = pos+1      
              return x
    v = [1, 2, 32, 8, 17, 19, 42, 13, 0] 
    print(oper(v, 8))
Para que o código exiba na tela o valor True se o item buscado no vetor por meio da função oper for encontrado, a lacuna I deve ser corretamente preenchida por
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Texto associado.
 Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 8 e 9. 
 
 Hoje, o Rio Grande do Sul parece ser, artisticamente, uma ilha cercada de silêncio por todos os lados. Mas não foi sempre assim. Por incrível que pareça, a comunicação era muito mais fácil nos anos anteriores à década de 1960 e havia maiores possibilidades de intercâmbio, não só com os outros estados, como também com os países vizinhos, a Argentina e o Uruguai. 
 Tal fato, evidentemente, não é isolado. Que sabemos nós do que está se passando em matéria de arte no Ceará, no Pará? E isso em plena era das comunicações via satélite... Seria o caso de se examinar o fenômeno por outro ângulo: a morte da arte como fator de comunicação.
    (Adaptado de: BITTENCOURT, Francisco. “Arte Brasil Hoje: Rio Grande do Sul” [1970], In: Arte-dinamite. Rio de Janeiro: Tamanduá, 2016, p. 59) 
Hoje, o Rio Grande do Sul parece ser, artisticamente, uma ilha cercada de silêncio por todos os lados. Mas não foi sempre assim. [...] a comunicação era muito mais fácil nos anos anteriores... (1o parágrafo) 
 
Mantendo-se a lógica, os segmentos acima estão corretamente reescritos em um único período em:
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Texto associado.

 Português 
 
Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 7. 
 
    O poeta, quanto mais individual, mais universal, pois o homem, qualquer que seja o meio e a época, só vem a compreender e amar o que é essencialmente humano. Embora, eu que o diga, seja tão difícil ser assim autêntico. Às vezes assalta-me o terror de que todos os meus poemas sejam apócrifos. 
   Se estas linhas estão te aborrecendo é porque és poeta mesmo. Modéstia à parte, as digressões sobre poesia sempre me causaram tédio e perplexidade. A culpa é tua, que me pediste conselho e me colocas na insustentável situação em que me vejo quando alunos dos colégios vêm (por inocência ou maldade dos professores) fazer pesquisas com perguntas assim: “O que é poesia? Por que se tornou poeta?”. A poesia é destas coisas que a gente faz mas não diz. 
   Não sei como vem um poema. Às vezes uma palavra, uma frase ouvida, uma repentina imagem que me ocorre nas ocasiões mais insólitas. A esta imagem respondem outras (em vez de associações de ideias, associações de imagens; creio ter sido esta a verdadeira conquista da poesia moderna). Não lhes oponho trancas nem barreiras. Vai tudo para o papel. Guardo o papel, até que um dia o releio, já esquecido de tudo. Vem logo o trabalho de corte, pois noto o que estava demais. Coisas que pareciam bonitinhas, mas que eram puro enfeite, coisas que eram puro desenvolvimento lógico (um poema não é um teorema), tudo isso eu deito abaixo, até ficar o essencial, isto é, o poema.  
   Um poema tanto mais belo é quanto mais parecido for com um cavalo. Por não ter nada de mais nem nada de menos é que o cavalo é o mais belo ser da criação. Como vês, para isso é preciso uma luta constante. A minha está durando a vida inteira. O desfecho é sempre incerto. Sinto-me capaz de fazer um poema tão bom ou tão ruinzinho como aos dezessete anos.  
        (Adaptado de: QUINTANA, Mario. “Carta”. Melhores poemas. São Paulo: Global Editora, 2005, edição digital) 

 
No contexto, o termo sublinhado pode ser corretamente substituído pelo que se encontra entre parênteses na seguinte frase:  
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Uma Analista de TI precisava de um dispositivo de grande capacidade de armazenamento para backup. Ao analisar as opções disponíveis no mercado, sugeriu corretamente a aquisição do seguinte dispositivo:
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Considere a seguinte situação hipotética: 
- Uma pessoa recebe um e-mail de um desconhecido, contendo uma oferta de empréstimo com taxas de juros muito inferiores às praticadas no mercado. Além disso, se ela investir em alguma boa aplicação, ganhará muito mais do que pagará pelo empréstimo. Oferta por demais atraente.  
- O motivo, descrito na mensagem, pelo qual ela foi selecionada para receber essa oferta, foi a indicação de um amigo que a apontou como uma pessoa honesta, confiável e merecedora de tal benefício. 
- Todavia, para ter direito a esse benefício, ela é orientada a preencher um cadastro e enviá-lo para análise de crédito. - Após o seu crédito ser aprovado, ela é informada que necessita efetuar um depósito bancário ao ofertante para o ressarcimento das despesas inerentes a esse tipo de transação. Um valor razoável, mas bem menor do que ela ganhará com a transação. 
- A mensagem deixa claro que se trata de uma transação ilegal e, por isso, solicita sigilo absoluto e urgência na ação, caso contrário o ofertante procurará outra pessoa e ela perderá a oportunidade de ganhar com isso. 
  Essa situação envolve questões de segurança da informação porque indica 
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Deverá ser flexionado no plural o verbo que se encontra entre parênteses na seguinte frase:
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Texto associado.
Português 
 
Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 7
 
          O poeta, quanto mais individual, mais universal, pois o homem, qualquer que seja o meio e a época, só vem a compreender e amar o que é essencialmente humano. Embora, eu que o diga, seja tão difícil ser assim autêntico. Às vezes assalta-me o terror de que todos os meus poemas sejam apócrifos.
        Se estas linhas estão te aborrecendo é porque és poeta mesmo. Modéstia à parte, as digressões sobre poesia sempre me causaram tédio e perplexidade. A culpa é tua, que me pediste conselho e me colocas na insustentável situação em que me vejo quando alunos dos colégios vêm (por inocência ou maldade dos professores) fazer pesquisas com perguntas assim: “O que é poesia? Por que se tornou poeta?”. A poesia é destas coisas que a gente faz mas não diz. 
          Não sei como vem um poema. Às vezes uma palavra, uma frase ouvida, uma repentina imagem que me ocorre nas ocasiões mais insólitas. A esta imagem respondem outras (em vez de associações de ideias, associações de imagens; creio ter sido esta a verdadeira conquista da poesia moderna). Não lhes oponho trancas nem barreiras. Vai tudo para o papel. Guardo o papel, até que um dia o releio, já esquecido de tudo. Vem logo o trabalho de corte, pois noto o que estava demais. Coisas que pareciam bonitinhas, mas que eram puro enfeite, coisas que eram puro desenvolvimento lógico (um poema não é um teorema), tudo isso eu deito abaixo, até ficar o essencial, isto é, o poema.  
           Um poema tanto mais belo é quanto mais parecido for com um cavalo. Por não ter nada de mais nem nada de menos é que o cavalo é o mais belo ser da criação. Como vês, para isso é preciso uma luta constante. A minha está durando a vida inteira. O desfecho é sempre incerto. Sinto-me capaz de fazer um poema tão bom ou tão ruinzinho como aos dezessete anos.  
                    (Adaptado de: QUINTANA, Mario. “Carta”. Melhores poemas. São Paulo: Global Editora, 2005, edição digital) 

O autor
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Um comerciante compra uma caixa de latas de azeites estrangeiros por R$ 1.000,00. Retira 5 latas da caixa e a vende pelo mesmo preço, R$ 1.000,00. Desse modo o preço de cada dúzia de latas do azeite aumenta em R$ 120,00 em relação ao preço que ele pagou. O aumento, em porcentagem, do preço da lata foi de
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