Entrar

Questões de Concurso: Analista Judiciário Analista de Sistemas Desenvolvimento

Confira aqui questões de Analista Judiciário Analista de Sistemas Desenvolvimento para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


    [A harmonia natural em Rousseau]
      A civilização foi vista por Jean-Jacques Rousseau (1713-1784) como responsável pela degeneração das exigências morais mais profundas da natureza humana e sua substituição pela cultura intelectual. A uniformidade artificial de comportamento, imposta pela sociedade às pessoas, leva-as a ignorar os deveres humanos e as necessidades naturais.
      A vida do homem primitivo, ao contrário, seria feliz porque ele sabe viver de acordo com suas necessidades inatas. Ele é amplamente autossuficiente porque constrói sua existência no isolamento das florestas, satisfaz as necessidades de alimentação e sexo sem maiores dificuldades e não é atingido pela angústia diante da doença e da morte. As necessidades impostas pelo sentimento de autopreservação – presente em todos os momentos da vida primitiva e que impele o homem selvagem a ações agressivas – são contrabalançadas pelo inato sentimento que o impede de fazer mal aos outros desnecessariamente.
      Desde suas origens, o homem natural, segundo Rousseau, é dotado de livre arbítrio e sentido de perfeição, mas o desenvolvimento pleno desses sentimentos só ocorre quando estabelecidas as primeiras comunidades locais, baseadas sobretudo no grupo familiar. Nesse período da evolução, o homem vive a idade do ouro, a meio caminho entre a brutalidade das etapas anteriores e a corrupção das sociedades civilizadas.
(Encarte, sem indicação de autoria, a Jean-Jacques Rousseau – Os Pensadores. Capítulo 34. São Paulo: Abril, 1973, p. 473) 
No segundo parágrafo, o homem primitivo é caracterizado de modo a constituir
🧠 Mapa Mental
Em um site desenvolvido com recursos Java EE, um formulário passa o valor digitado no campo salário como parâmetro para uma servlet. Para receber o parâmetro salário e armazenar em uma variável do tipo double, utiliza-se a instrução:
🧠 Mapa Mental
O Bootstrap 4 usa flexbox em vez de float para manipular o layout da página web. Sendo assim, para criar um contêiner flexbox e transformar contêineres filhos diretos em itens flexíveis (flex), usa-se nesse contêiner a classe:
🧠 Mapa Mental
Em um banco de dados aberto e em condições ideais, um Analista deseja selecionar e exibir apenas a primeira letra do nome da tabela colaboradores usando T-SQL. Para isso, terá que utilizar o comando:
🧠 Mapa Mental
A maneira usual de processar inserções de registros em um arquivo F consiste em montar um arquivo T de transações contendo os registros a serem inseridos, ordenado pela mesma chave de ordenação de F. Os arquivos F e T sofrem uma operação, gerando o arquivo A, que é a versão atualizada de F.
O tipo do arquivo F e a operação realizada entre F e T são, correta e respectivamente,
🧠 Mapa Mental
Beatriz, Érica, Juliana e Natália têm idades de 20 a 22 anos, e sabem as idades umas das outras. Em um treinamento de teatro, as meninas que tinham idade ímpar deveriam sempre falar a verdade e as meninas que tinham idade par deveriam sempre mentir. Nesse treinamento elas tiveram o seguinte diálogo:
Beatriz: Eu tenho 20 anos.
Érica: Nenhuma de nós tem 21 anos.
Juliana: A soma das idades de Érica e Natália é igual a 41 anos.
Natália: A soma da minha idade com a idade de Juliana é igual a 42 anos.
Beatriz: Érica tem 21 anos.
A somas das idades, em anos, de Beatriz, Érica, Juliana e Natália é igual a:
🧠 Mapa Mental
Um Analista Judiciário, no papel de Scrum Master, esclarece que
🧠 Mapa Mental
      [Os nomes e os lugares]
      É sempre perigoso usar termos geográficos no discurso histórico. É preciso ter muita cautela, pois a cartografia dá um ar de espúria objetividade a termos que, com frequência, talvez geralmente, pertencem à política, ao reino dos programas, mais que à realidade. Historiadores e diplomatas sabem com que frequência a ideologia e a política se fazem passar por fatos. Rios, representados nos mapas por linhas claras, são transformados não apenas em fronteiras entre países, mas fronteiras “naturais”. Demarcações linguísticas justificam fronteiras estatais.
      A própria escolha dos nomes nos mapas costuma criar para os cartógrafos a necessidade de tomar decisões políticas. Como devem chamar lugares ou características geográficas que já têm vários nomes, ou aqueles cujos nomes foram mudados oficialmente? Se for oferecida uma lista alternativa, que nomes são indicados como principais? Se os nomes mudaram, por quanto tempo devem os nomes antigos ser lembrados?
(HOBSBAWM, Eric. Tempos fraturados. Trad. Berilo Vargas. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 109)
É inteiramente adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:
🧠 Mapa Mental
Considere a tabela abaixo, criada no Oracle 11g.
Nome da tabela: funcionarios
Campos: id (PK), nome, salario
Uma organização necessita de um relatório que exiba o id, o nome e o salário de cada funcionário acrescido de 11%, expresso como número inteiro. O salário reajustado em 11% deve ter a coluna exibida com título "Salário Reajustado". Com o banco de dados aberto e em condições ideais, para conseguir o que deseja a organização, um Analista deve utilizar a instrução PL/SQL:
🧠 Mapa Mental
A bacia hidrográfica do rio Mearim, com aproximadamente 99.000 km2, está totalmente inserida no território do Estado do Maranhão. Sobre ela é correto afirmar que
🧠 Mapa Mental