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Questões de Concurso: Analista Educacional

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A diversidade cultural, étnica e de expressões da individualidade compõe o quadro que caracteriza o multiculturalismo e a possibilidade de inclusão social.

Diante disso, está correto afirmar que é papel da educação
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Em uma lanchonete há 5 sabores diferentes de sorvete, 6 sabores diferentes de sucos e 3 tipos diferentes de coberturas, sendo uma de sabor chocolate. Um cliente deseja escolher 1 suco, 1 sorvete e cobertura de chocolate. Nessas condições, a quantidade de formas distintas que pode realizar seu pedido é

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Magda Becker Soares, em seu texto Letramento: um tema em três gêneros, assim se expressa: “(...) o nível de letramento de grupos sociais relaciona-se fundamentalmente com as suas condições sociais, culturais e econômicas. É preciso que haja, pois, condições para o letramento.” Nessa perspectiva, a autora expõe as condições de que fala:

I - Que haja escolarização real e efetiva da população. (...) Mais pessoas sabendo ler e escrever passam a aspirar a um pouco mais do que simplesmente aprender a ler e a escrever.

II - Que haja disponibilidade de material de leitura. (...) Não há material impresso posto à disposição; não há livrarias; o preço dos livros e até dos jornais e revistas é inacessível; há um número muito pequeno de bibliotecas.

III - Ensinar a ler e a escrever é condição suficiente para que os alfabetizados fiquem imersos em um ambiente de letramento.

IV - Basta que haja boas bibliotecas, material impresso adequado para que todas as pessoas alfabetizadas busquem o letramento; não importa a que classe pertençam nem o tempo que demorem para, a partir da alfabetização, ter acesso a esses bens.

Conforme a autora, estão CORRETAS as afirmativas dos incisos

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Na relação escola-família, um diretor, visando a ampliar as possibilidades dos alunos de sua escola, propõe ao coordenador pedagógico que organizem uma reunião com os pais com o objetivo de apoiá-los na consolidação de atitudes de valorização e estímulo à aprendizagem de seus filhos. Essa iniciativa contribui para a

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“É preciso que, desde o começo do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma se forma e reforma ao formar, e quem é formado forma-se e forma ao ser formado. É nesse sentido que ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdo, nem formar é a ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência. As duas se explicam, e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto um do outro.”

Essa afirmação de Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia, tem a pretensão de apresentar algumas ideias do autor, entre as quais NÃO se encontra:

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A promulgação da Lei do Ventre Livre, em 1871, assim como a abolição das “Rodas dos Expostos”, por volta de 1950, se constituem em marcos da história da infância no Brasil e dão início a longa trajetória da conquista do direito à cidadania. Nessa história, o ECA passa a conceber a criança como

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A violência sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno que na década nos anos 1990 deixa de ter característica de segredo familiar e passa a ser incluída na agenda da sociedade civil como questão relacionada à luta pelos direitos humanos preconizados na

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Considerando a Lei n.º 10.098/2000 (Lei de Acessibilidade) e a Resolução CNE/CEB n.º 4/2009 (Resolução de Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica), julgue os itens que se seguem a respeito da eliminação de barreiras na comunicação e sinalização às pessoas com deficiência sensorial e com dificuldades de comunicação. De acordo com a Lei de Acessibilidade, o poder público deve garantir às pessoas portadoras de deficiência o direito de acesso à informação, à comunicação, ao trabalho, à educação, ao transporte, à cultura, ao esporte e ao lazer.
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A concepção de avaliação proposta nos PCN transpõe a visão tradicional que focaliza o controle externo do aluno mediante a atribuição de notas ou conceitos. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens que se seguem. A avaliação que compreende o conjunto de atuações dos alunos em face da intervenção pedagógica dos professores consiste em uma interpretação quantitativa dos conhecimentos dos alunos.
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