Questões de Concursos Públicos: UFMT

Encontre aqui questões UFMT de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Um projeto curricular que inclui proposições de educação para o trânsito requer entendimento de que a intersetorialidade e a interdisciplinaridade são princípios fundamentais para análises sobre trânsito, prevenção de acidentes e mobilidade humana. Em relação à concepção de interdisciplinaridade defendida em documentos que tratam dessa educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Um programa de educação para o trânsito precisa ser assumido como uma proposta que envolve diversas áreas do conhecimento para abordar questões como a ética, a cidadania, o meio ambiente, o valor à vida, o respeito às pessoas, o convívio social e a observância das regras sociais. ( ) Os projetos, programas e ações educativas para o trânsito, quando desenvolvidos de forma dissociada, não geram resultados efetivos, pois os educadores tendem a não dialogar entre si, tornando a prática pedagógica um monólogo que se mantém distante das proposições da interdisciplinaridade. ( ) As práticas pedagógicas interdisciplinares devem ser ancoradas na visão cartesiana que deu base à revolução científica ocorrida no contexto do Renascimento, a qual exerceu influências sobre a organização administrativa e pedagógica da escola. ( ) A interdisciplinaridade deve ser concebida como um eficiente método de ensino, uma vez que estabelece procedimentos técnicos que podem ser generalizados para qualquer contexto social, facilitando o trabalho dos educadores. Assinale a sequência correta.

A coluna da esquerda apresenta Funções Administrativas e a da direita, características de cada função. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Organização              ( ) Estabelece padrões, monitora e avalia o desempenho como um todo no final do processo.

2 - Planejamento           ( ) Influencia a motivação dos colaboradores a alcançarem os resultados organizacionais desejados.

3 - Controle                    ( ) Indica tarefas, agrupa em departamentos e aloca recursos para os departamentos.

4 - Liderança                  ( ) Define os objetivos para o desempenho futuro da organização e decide sobre as tarefas e a utilização de recursos para atingi-los.

Marque a sequência correta.

A respeito do Planejamento Estratégico nas organizações, analise as afirmativas. I - Os planos estratégicos são orientados para o exterior da organização, bem como para o seu interior, abrangendo grande segmento dela. II - Os gestores devem monitorar frequentemente o desempenho efetivo de suas unidades de trabalho no que se refere às metas e planos. III - A gestão estratégica envolve gestores de algumas áreas da empresa na formulação e implementação das metas e das estratégias. IV - O planejamento tático objetiva traduzir metas e planos estratégicos e gerais em metas e planos específicos aplicáveis a uma delimitada parte funcional da organização, como marketing e recursos humanos. Está correto o que se afirma em

Imagine a seguinte situação ocorrida no trânsito: ?uma pessoa em seu automóvel, depois de esperar pacientemente por um lugar em um estacionamento, contando os minutos para não chegar atrasada ao seu compromisso, se depara com uma vaga para estacionar. Cuidadosa e atenta, sinaliza e faz menção de ocupar a vaga. Então, repentinamente eis que surge alguém que corta sua trajetória e ocupa o lugar?. Em relação a esse fato, pode-se afirmar que houve

Sobre o direito de reunião, é correto afirmar:

As normas morais e as normas jurídicas são estabelecidas pelos membros da sociedade, e ambas se destinam a regulamentar as relações nesse grupo de pessoas. Há, então, vários aspectos comuns entre as normas morais e jurídicas. (COTRIM, G. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva, 2013)
Sobre os aspectos comuns entre as normas morais e as normas jurídicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ambas apresentam caráter histórico.
( ) Ambas se apoiam em valores culturais.
( ) Ambas contam com a coerção legal do Estado.
( ) Ambas visam à convivência entre as pessoas.
Assinale a sequência correta.

A sociedade que adentra o século XXI enfrenta muitos problemas ambientais, fato que torna a Educação Ambiental uma atividade premente. Sobre essa questão, é INCORRETO afirmar:

Sobre o tema patologia das estruturas de concreto armado, assinale a afirmativa INCORRETA.

A coluna da esquerda apresenta Teorias da Administração e a da direita, seus principais teóricos e visão de homem (funcionário). Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Teoria da Administração Científica ( ) H. Simon e D. McGregor; Homem Administrativo
2 - Teoria Contingencial ( ) L. V. Bertanlanffy e D. Katz; Homem Funcional
3 - Teoria Comportamental ( ) J. Woodward e A. Chandler; Homem Complexo
4 - Teoria Sistêmica ( ) F. W. Taylor e F. Gilbreth; Homem Econômico

Marque a sequência correta.

Diversidade, desigualdade e diferença são questões que fazem parte do léxico de discursos que circulam no campo da produção das atuais políticas educacionais. Em relação aos pressupostos da educação que levam em conta esses conceitos, é correto afirmar: