Questões de Concursos Públicos: UFMT Encontre aqui questões UFMT de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. UFMT Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q133238 | Pedagogia, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT, Ensino Médio Um projeto curricular que inclui proposições de educação para o trânsito requer entendimento de que a intersetorialidade e a interdisciplinaridade são princípios fundamentais para análises sobre trânsito, prevenção de acidentes e mobilidade humana. Em relação à concepção de interdisciplinaridade defendida em documentos que tratam dessa educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Um programa de educação para o trânsito precisa ser assumido como uma proposta que envolve diversas áreas do conhecimento para abordar questões como a ética, a cidadania, o meio ambiente, o valor à vida, o respeito às pessoas, o convívio social e a observância das regras sociais. ( ) Os projetos, programas e ações educativas para o trânsito, quando desenvolvidos de forma dissociada, não geram resultados efetivos, pois os educadores tendem a não dialogar entre si, tornando a prática pedagógica um monólogo que se mantém distante das proposições da interdisciplinaridade. ( ) As práticas pedagógicas interdisciplinares devem ser ancoradas na visão cartesiana que deu base à revolução científica ocorrida no contexto do Renascimento, a qual exerceu influências sobre a organização administrativa e pedagógica da escola. ( ) A interdisciplinaridade deve ser concebida como um eficiente método de ensino, uma vez que estabelece procedimentos técnicos que podem ser generalizados para qualquer contexto social, facilitando o trabalho dos educadores. Assinale a sequência correta. a) F, F, V, V b) V, F, V, F c) F, V, F, V d) V, V, F, F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 12 Q132222 | Administração, Funções Administrativas, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT, Ensino Médio A coluna da esquerda apresenta Funções Administrativas e a da direita, características de cada função. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1 - Organização ( ) Estabelece padrões, monitora e avalia o desempenho como um todo no final do processo. 2 - Planejamento ( ) Influencia a motivação dos colaboradores a alcançarem os resultados organizacionais desejados. 3 - Controle ( ) Indica tarefas, agrupa em departamentos e aloca recursos para os departamentos. 4 - Liderança ( ) Define os objetivos para o desempenho futuro da organização e decide sobre as tarefas e a utilização de recursos para atingi-los. Marque a sequência correta. a) 2, 1, 3, 4 b) 3, 4, 1, 2 c) 1, 3, 4, 2 d) 2, 3, 1, 4 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 13 Q133591 | Administração, Planejamento estratégico, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT, Ensino Médio A respeito do Planejamento Estratégico nas organizações, analise as afirmativas. I - Os planos estratégicos são orientados para o exterior da organização, bem como para o seu interior, abrangendo grande segmento dela. II - Os gestores devem monitorar frequentemente o desempenho efetivo de suas unidades de trabalho no que se refere às metas e planos. III - A gestão estratégica envolve gestores de algumas áreas da empresa na formulação e implementação das metas e das estratégias. IV - O planejamento tático objetiva traduzir metas e planos estratégicos e gerais em metas e planos específicos aplicáveis a uma delimitada parte funcional da organização, como marketing e recursos humanos. Está correto o que se afirma em a) I, II e III, apenas. b) I e II, apenas. c) III e IV, apenas. d) I, II e IV, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 14 Q131705 | Pedagogia, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT, Ensino Médio Imagine a seguinte situação ocorrida no trânsito: ?uma pessoa em seu automóvel, depois de esperar pacientemente por um lugar em um estacionamento, contando os minutos para não chegar atrasada ao seu compromisso, se depara com uma vaga para estacionar. Cuidadosa e atenta, sinaliza e faz menção de ocupar a vaga. Então, repentinamente eis que surge alguém que corta sua trajetória e ocupa o lugar?. Em relação a esse fato, pode-se afirmar que houve a) respeito às leis de trânsito. b) atitude de educação para o trânsito. c) manifestação de sabedoria, ética e moralidade. d) manifestação de falta de ética, com desrespeito ao outro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 15 Q231177 | Direito Constitucional, Direitos Individuais, Promotor de Justiça, MPE MT, UFMT, Ensino Médio Sobre o direito de reunião, é correto afirmar: a) Pressupõe o caráter de oficialidade, devendo ser a reunião assentada em ata. b) Não poderá a reunião ser realizada em locais públicos, sem a devida autorização. c) Poderá ser garantida mediante a propositura do Habeas Corpus d) É uma das ‘cláusulas pétreas’ da Constituição Federal brasileira de 1988. e) Caso ocorra em locais públicos, a reunião de pessoas portando armas exigirá prévia apresentação do registro e porte, perante as autoridades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 16 Q171166 | Filosofia e Ética, Auxiliar de Serviços, DETRAN MT, UFMT, Ensino Médio As normas morais e as normas jurídicas são estabelecidas pelos membros da sociedade, e ambas se destinam a regulamentar as relações nesse grupo de pessoas. Há, então, vários aspectos comuns entre as normas morais e jurídicas. (COTRIM, G. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva, 2013) Sobre os aspectos comuns entre as normas morais e as normas jurídicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Ambas apresentam caráter histórico. ( ) Ambas se apoiam em valores culturais. ( ) Ambas contam com a coerção legal do Estado. ( ) Ambas visam à convivência entre as pessoas. Assinale a sequência correta. a) V, V, F, V b) F, V, F, V c) F, F, V, F d) V, F, V, F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 17 Q132791 | Pedagogia, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT, Ensino Médio A sociedade que adentra o século XXI enfrenta muitos problemas ambientais, fato que torna a Educação Ambiental uma atividade premente. Sobre essa questão, é INCORRETO afirmar: a) O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. b) A análise e o enfrentamento dos problemas ambientais exigem atuação de profissionais de diversas áreas do conhecimento requerendo uma abordagem interdisciplinar. c) Faz-se necessário educar para o trânsito porque há relações diretas entre o uso dos veículos automotores, a poluição sonora e a poluição do ar. d) A educação ambiental requer acentuação da cisão homem-natureza como forma de estabelecer o distanciamento necessário para análise e compreensão dos problemas ambientais, conforme postula a racionalidade técnico-científica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 18 Q133276 | Engenharia Civil, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT, Ensino Médio Sobre o tema patologia das estruturas de concreto armado, assinale a afirmativa INCORRETA. a) As patologias que ocorrem nas estruturas de concreto são originárias de diversos fatores que estão associados às fases de construção, uso e manutenção. b) Os efeitos das patologias que causam a deterioração das estruturas são dois: a degradação da aparência da construção e a diminuição da vida útil. c) Causas de natureza humana, tais como a má concepção estrutural e os erros de detalhamento, contribuem para a deterioração das estruturas. d) Causas naturais, como a degradação física dos materiais pela ação da temperatura e da chuva, contribuem para o aparecimento de patologias nas estruturas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 19 Q132017 | Administração, Teoria geral da administração TGA, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT, Ensino Médio A coluna da esquerda apresenta Teorias da Administração e a da direita, seus principais teóricos e visão de homem (funcionário). Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1 - Teoria da Administração Científica ( ) H. Simon e D. McGregor; Homem Administrativo 2 - Teoria Contingencial ( ) L. V. Bertanlanffy e D. Katz; Homem Funcional 3 - Teoria Comportamental ( ) J. Woodward e A. Chandler; Homem Complexo 4 - Teoria Sistêmica ( ) F. W. Taylor e F. Gilbreth; Homem Econômico Marque a sequência correta. a) 3, 2, 1, 4 b) 2, 3, 4, 1 c) 3, 4, 2, 1 d) 1, 3, 2, 4 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 20 Q133962 | Pedagogia, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT, Ensino Médio Diversidade, desigualdade e diferença são questões que fazem parte do léxico de discursos que circulam no campo da produção das atuais políticas educacionais. Em relação aos pressupostos da educação que levam em conta esses conceitos, é correto afirmar: a) Em tempos de globalização econômica e das novas demandas do mundo do trabalho, a escola precisa buscar amparo na teoria crítico-social dos conteúdos como forma de superar a desigualdade na distribuição dos conhecimentos historicamente instituídos. b) A escola, instituição social imune às relações de poder presentes na sociedade capitalista, precisa dar espaço para a manifestação das desigualdades. c) Na sociedade humana, as diferenças são produzidas e reproduzidas no mundo natural e/ou no mundo transcendental e por essas razões devem ser ignoradas. d) O currículo escolar precisa incluir questões que tratam de raça, identidade, poder do conhecimento, ética e subjetividade como forma de contemplar a diversidade de culturas presente na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro ← AnteriorPróximo →🖨️ Imprimir questões
11 Q133238 | Pedagogia, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT, Ensino Médio Um projeto curricular que inclui proposições de educação para o trânsito requer entendimento de que a intersetorialidade e a interdisciplinaridade são princípios fundamentais para análises sobre trânsito, prevenção de acidentes e mobilidade humana. Em relação à concepção de interdisciplinaridade defendida em documentos que tratam dessa educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Um programa de educação para o trânsito precisa ser assumido como uma proposta que envolve diversas áreas do conhecimento para abordar questões como a ética, a cidadania, o meio ambiente, o valor à vida, o respeito às pessoas, o convívio social e a observância das regras sociais. ( ) Os projetos, programas e ações educativas para o trânsito, quando desenvolvidos de forma dissociada, não geram resultados efetivos, pois os educadores tendem a não dialogar entre si, tornando a prática pedagógica um monólogo que se mantém distante das proposições da interdisciplinaridade. ( ) As práticas pedagógicas interdisciplinares devem ser ancoradas na visão cartesiana que deu base à revolução científica ocorrida no contexto do Renascimento, a qual exerceu influências sobre a organização administrativa e pedagógica da escola. ( ) A interdisciplinaridade deve ser concebida como um eficiente método de ensino, uma vez que estabelece procedimentos técnicos que podem ser generalizados para qualquer contexto social, facilitando o trabalho dos educadores. Assinale a sequência correta. a) F, F, V, V b) V, F, V, F c) F, V, F, V d) V, V, F, F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
12 Q132222 | Administração, Funções Administrativas, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT, Ensino Médio A coluna da esquerda apresenta Funções Administrativas e a da direita, características de cada função. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1 - Organização ( ) Estabelece padrões, monitora e avalia o desempenho como um todo no final do processo. 2 - Planejamento ( ) Influencia a motivação dos colaboradores a alcançarem os resultados organizacionais desejados. 3 - Controle ( ) Indica tarefas, agrupa em departamentos e aloca recursos para os departamentos. 4 - Liderança ( ) Define os objetivos para o desempenho futuro da organização e decide sobre as tarefas e a utilização de recursos para atingi-los. Marque a sequência correta. a) 2, 1, 3, 4 b) 3, 4, 1, 2 c) 1, 3, 4, 2 d) 2, 3, 1, 4 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
13 Q133591 | Administração, Planejamento estratégico, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT, Ensino Médio A respeito do Planejamento Estratégico nas organizações, analise as afirmativas. I - Os planos estratégicos são orientados para o exterior da organização, bem como para o seu interior, abrangendo grande segmento dela. II - Os gestores devem monitorar frequentemente o desempenho efetivo de suas unidades de trabalho no que se refere às metas e planos. III - A gestão estratégica envolve gestores de algumas áreas da empresa na formulação e implementação das metas e das estratégias. IV - O planejamento tático objetiva traduzir metas e planos estratégicos e gerais em metas e planos específicos aplicáveis a uma delimitada parte funcional da organização, como marketing e recursos humanos. Está correto o que se afirma em a) I, II e III, apenas. b) I e II, apenas. c) III e IV, apenas. d) I, II e IV, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
14 Q131705 | Pedagogia, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT, Ensino Médio Imagine a seguinte situação ocorrida no trânsito: ?uma pessoa em seu automóvel, depois de esperar pacientemente por um lugar em um estacionamento, contando os minutos para não chegar atrasada ao seu compromisso, se depara com uma vaga para estacionar. Cuidadosa e atenta, sinaliza e faz menção de ocupar a vaga. Então, repentinamente eis que surge alguém que corta sua trajetória e ocupa o lugar?. Em relação a esse fato, pode-se afirmar que houve a) respeito às leis de trânsito. b) atitude de educação para o trânsito. c) manifestação de sabedoria, ética e moralidade. d) manifestação de falta de ética, com desrespeito ao outro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
15 Q231177 | Direito Constitucional, Direitos Individuais, Promotor de Justiça, MPE MT, UFMT, Ensino Médio Sobre o direito de reunião, é correto afirmar: a) Pressupõe o caráter de oficialidade, devendo ser a reunião assentada em ata. b) Não poderá a reunião ser realizada em locais públicos, sem a devida autorização. c) Poderá ser garantida mediante a propositura do Habeas Corpus d) É uma das ‘cláusulas pétreas’ da Constituição Federal brasileira de 1988. e) Caso ocorra em locais públicos, a reunião de pessoas portando armas exigirá prévia apresentação do registro e porte, perante as autoridades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
16 Q171166 | Filosofia e Ética, Auxiliar de Serviços, DETRAN MT, UFMT, Ensino Médio As normas morais e as normas jurídicas são estabelecidas pelos membros da sociedade, e ambas se destinam a regulamentar as relações nesse grupo de pessoas. Há, então, vários aspectos comuns entre as normas morais e jurídicas. (COTRIM, G. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva, 2013) Sobre os aspectos comuns entre as normas morais e as normas jurídicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Ambas apresentam caráter histórico. ( ) Ambas se apoiam em valores culturais. ( ) Ambas contam com a coerção legal do Estado. ( ) Ambas visam à convivência entre as pessoas. Assinale a sequência correta. a) V, V, F, V b) F, V, F, V c) F, F, V, F d) V, F, V, F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
17 Q132791 | Pedagogia, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT, Ensino Médio A sociedade que adentra o século XXI enfrenta muitos problemas ambientais, fato que torna a Educação Ambiental uma atividade premente. Sobre essa questão, é INCORRETO afirmar: a) O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. b) A análise e o enfrentamento dos problemas ambientais exigem atuação de profissionais de diversas áreas do conhecimento requerendo uma abordagem interdisciplinar. c) Faz-se necessário educar para o trânsito porque há relações diretas entre o uso dos veículos automotores, a poluição sonora e a poluição do ar. d) A educação ambiental requer acentuação da cisão homem-natureza como forma de estabelecer o distanciamento necessário para análise e compreensão dos problemas ambientais, conforme postula a racionalidade técnico-científica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
18 Q133276 | Engenharia Civil, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT, Ensino Médio Sobre o tema patologia das estruturas de concreto armado, assinale a afirmativa INCORRETA. a) As patologias que ocorrem nas estruturas de concreto são originárias de diversos fatores que estão associados às fases de construção, uso e manutenção. b) Os efeitos das patologias que causam a deterioração das estruturas são dois: a degradação da aparência da construção e a diminuição da vida útil. c) Causas de natureza humana, tais como a má concepção estrutural e os erros de detalhamento, contribuem para a deterioração das estruturas. d) Causas naturais, como a degradação física dos materiais pela ação da temperatura e da chuva, contribuem para o aparecimento de patologias nas estruturas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
19 Q132017 | Administração, Teoria geral da administração TGA, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT, Ensino Médio A coluna da esquerda apresenta Teorias da Administração e a da direita, seus principais teóricos e visão de homem (funcionário). Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1 - Teoria da Administração Científica ( ) H. Simon e D. McGregor; Homem Administrativo 2 - Teoria Contingencial ( ) L. V. Bertanlanffy e D. Katz; Homem Funcional 3 - Teoria Comportamental ( ) J. Woodward e A. Chandler; Homem Complexo 4 - Teoria Sistêmica ( ) F. W. Taylor e F. Gilbreth; Homem Econômico Marque a sequência correta. a) 3, 2, 1, 4 b) 2, 3, 4, 1 c) 3, 4, 2, 1 d) 1, 3, 2, 4 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
20 Q133962 | Pedagogia, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT, Ensino Médio Diversidade, desigualdade e diferença são questões que fazem parte do léxico de discursos que circulam no campo da produção das atuais políticas educacionais. Em relação aos pressupostos da educação que levam em conta esses conceitos, é correto afirmar: a) Em tempos de globalização econômica e das novas demandas do mundo do trabalho, a escola precisa buscar amparo na teoria crítico-social dos conteúdos como forma de superar a desigualdade na distribuição dos conhecimentos historicamente instituídos. b) A escola, instituição social imune às relações de poder presentes na sociedade capitalista, precisa dar espaço para a manifestação das desigualdades. c) Na sociedade humana, as diferenças são produzidas e reproduzidas no mundo natural e/ou no mundo transcendental e por essas razões devem ser ignoradas. d) O currículo escolar precisa incluir questões que tratam de raça, identidade, poder do conhecimento, ética e subjetividade como forma de contemplar a diversidade de culturas presente na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro