Entrar

Questões de Concurso: UECE

Confira aqui questões de UECE para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


De acordo com o que dispõe a Declaração Universal dos Direitos Humanos, resolução aprovada em Paris em 10 de dezembro de 1948, assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa.

( ) Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.
( ) Toda pessoa vítima de perseguição tem o direito de procurar e gozar asilo em outros países.
( ) O direito de procurar e gozar asilo em outros países pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum.
( ) Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.
( ) Todos são iguais perante a lei e têm direito, mas nem todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A sequência correta de cima para baixo é:
🧠 Mapa Mental

As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador. Atente para o que se diz a seguir sobre mediação pedagógica:

I. Uma prática verdadeiramente mediadora depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.

II. A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.

III. A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.

IV. O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.

É correto somente o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

A avaliação da aprendizagem é uma atividade inerente ao processo educativo e não pode ser praticada isoladamente, sob o risco de perder a sua dimensão pedagógica. Assim, a fim de cumprir a sua dimensão pedagógica, a avaliação apresenta modalidades que estão intimamente relacionadas às suas finalidades. Considerando as três modalidades presentes nos processos de ensino e de aprendizagem: diagnóstica, formativa e somativa, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A avaliação formativa auxilia o professor na regulação dos processos de ensino e de aprendizagens, informando o que deve ser feito.

( ) A avaliação diagnóstica precede a ação, identificando características do aluno e conhecimentos prévios.

( ) A Avaliação formativa é utilizada para uma apresentação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.

( ) A avaliação diagnóstica leva a processos de exclusão e classificação no final de cada unidade de ensino em que se organiza o processo educativo.

( ) A avaliação somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico para acompanhamento do desenvolvimento do aluno, reorientando a aprendizagem.

A sequência correta, de cima para baixo é:

🧠 Mapa Mental
O relatório conhecido como “Os limites do Crescimento” é uma importante publicação que trata da utilização indiscriminada dos recursos naturais e chama a atenção para um possível colapso destes recursos, caso medidas de planejamento, proteção e conservação não forem adotadas pela sociedade. Esse documento está associado
🧠 Mapa Mental

Considere as seguintes afirmativas sobre xaropes:

I - Uma das características dos xaropes é a sua elevada viscosidade.

II - A dissolução do açúcar para obtenção de um xarope pode efetuar-se a frio ou a quente.

III - A preparação de um xarope a quente tem a vantagem de o aquecimento atuar como uma esterilização.

IV - A ação do oxigênio constitui um fator desencadeante para a alteração dos xaropes.

V - A exposição à luz constitui um fator desencadeante para a alteração dos xaropes.

São corretas:

🧠 Mapa Mental
Os primeiros jesuítas, quando aqui chegaram, estavam orientados pelo espírito da Contrarreforma, e o projeto educacional que buscaram implantar era fortemente influenciado pela Ratio Studiorum, que expressava um rígido código de conduta, ideias e princípios que deveriam orientar o ensino. Esse modelo jesuíta apresenta, entre suas principais características,
🧠 Mapa Mental
A educação a distância (EaD) vem se desenvolvendo de forma bastante acelerada no Brasil, especialmente por suas características de romper com as barreiras de espaço e tempo, apresentar um grau de flexibilidade superior à educação presencial e utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação em ambientes previamente preparados com interface amigável e graus de interação diversos. Os ambientes tecnológicos, para trabalhar-se com EaD, são conhecidos como
🧠 Mapa Mental

Tendo como referência as premissas de que a escola é um espaço de trocas culturais e a educação é transmissora da cultura, analise as seguintes afirmações:

I. A cultura é o alimento da educação.

II. A educação, garantindo a preservação da cultura, impede sua renovação.

III. Não existe processo educativo distanciado das práticas culturais.

IV. A cultura, embora dinâmica, não se reinventa.

É correto o que se afirma em:

🧠 Mapa Mental
Abramovay, Andrade e Esteves (2007) destacam que o protagonismo juvenil na área educacional tem relação direta com a cidadania, em virtude de
🧠 Mapa Mental

Relacione os defensores das principais hipóteses sobre a origem da vida com suas respectivas descrições, numerando os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:

1. Jan Baptiste Van Helmont

2. Francesco Redi

3. Louis Pasteur

4. Aleksandr Ivanovich Oparin

5. Stanley Miller

( ) Adepto da biogênese, fez um experimento onde colocou alimentos em vários vidros e deixou alguns fechados com gaze e outros abertos: nos fechados, as moscas não apareceram.

( ) Ferveu um caldo de carne e armazenou o líquido estéril por certo tempo em um recipiente que permitia apenas a entrada de ar, mas não a poeira, demonstrando, assim, que os microrganismos estavam no ar.

( ) Adepto da teoria da abiogênese, acreditava que quando se espreme uma roupa de baixo suja, um fermento drenado da roupa reveste o trigo e o transforma em camundongo.

( ) Recriou, em laboratório, as condições da atmosfera primitiva dentro de um balão de vidro, submetido a altas temperaturas e constante ação de descargas elétricas. Ao fim de certo tempo, ele observou o acúmulo de aminoácido no interior do balão.

( ) Lançou a hipótese de que a vida se originou a partir da combinação entre os gases existentes na atmosfera primitiva que, sob a ação das descargas elétricas e dos raios ultravioleta, formariam estruturas químicas complexas, conhecidas hoje como aminoácidos.

A sequência correta de cima pra baixo é:

🧠 Mapa Mental