Para as teorias pós-modernas, vivemos um novo cenário epistemológico, com novas implicações no campo educacional. Basicamente, elas criticam conceitos e discursos da modernidade, como, por exemplo, razão, ciência e progresso. As implicações curriculares desse movimento estão na desconfiança de uma pedagogia e de um currículo fundamentados no pensamento moderno. Nesse contexto, é CORRETO afirmar que:
a) fragmentação, linearidade e hierarquia são alguns princípios básicos da ciência moderna que se configuram no currículo escolar.
b) a pedagogia tradicional denuncia os limites da racionalidade científica moderna e se abre ao aparecimento de novos paradigmas.
c) a ecologia de saberes é uma forma de descredibilizar o conhecimento científico e introduzir, no currículo escolar, outros saberes, como o saber laico e o saber popular.
d) as teorias críticas do currículo enfatizam conceitos que problematizam o modelo hegemônico da ciência, tais como multiculturalismo, gênero, neutralidade e eficiência.
e) a perspectiva multiculturalista de currículo defende que a igualdade social só será obtida por meio do acesso ao currículo hegemônico, de base eurocêntrica.