Entrar

Questões de Concurso: IDIB

Confira aqui questões de IDIB para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Um professor de Matemática quer dividir um grupinho de 6 alunos que estão inquietos em sala em outros dois grupos de 3 pessoas cada, ou três duplas. Assinale a alternativa que possui a quantidade de maneiras diferentes disso acontecer para as duas situações distintas.
🧠 Mapa Mental
Lia nasceu no ano de 1981 e precisa, por medida de segurança, criar uma senha para o seu telefone celular novo com duas letras e três algarismos, necessariamente nesta ordem. Para não esquecer a senha criada, ela vai utilizar somente as letras do seu nome e os algarismos que formam o ano em que ela nasceu. Com base nas condições expostas anteriormente, quantas possíveis senhas Lia pode formar para proteger seu celular novo?
🧠 Mapa Mental
Sobre os atributos dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.
🧠 Mapa Mental
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida (dedutiva) a formação do resultado em um determinado exercício, diante do confronto das receitas auferidas e dos custos e despesas incorridos (operacionais e não operacionais) apuradas segundo o Regime de Competência Contábil, além de indicar, também, a receita líquida e os lucros (ou prejuízos) bruto, operacional e líquido. Em outras palavras, ela nos oferece uma síntese econômica dos resultados operacionais de uma empresa em certo período, normalmente, de 12 (doze) meses. Sobre tal demonstrativo, analise as afirmativas a seguir:
I. Embora a DRE seja elaborada anualmente para fins legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e anualmente (Lucro Real Anual) ou trimestralmente (Lucro Real Trimestral) para fins fiscais. II. O artigo 187 da Lei nº 6.404/1976 estabelece a ordem de apresentação das receitas, custos e despesas, na DRE, para fins de publicação. III. Segundo a Lei nº 6.404/1976, essa demonstração deverá discriminar, entre outros, a Receita Líquida das vendas e transferências, as deduções de aquisição de produtos, os descontos e os tributos. IV. A DRE também deverá discriminar as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa.
É correto o que se afirma
🧠 Mapa Mental
Leia o texto a seguir:
O processo de implementação da Lei da Educação das Relações Étnico-Raciais (Lei 10.639, em 2003) nos sistemas de ensino brasileiros vem enfrentando desafios, entre eles a necessidade de desenvolvimento de uma nova cultura escolar e de uma nova prática pedagógica que reconheça as diferenças étnico-raciais resultantes da formação da sociedade brasileira. Para contribuir com esse processo, a UNESCO instituiu no Brasil um programa que atua em três eixos estratégicos, complementares e fundamentais: acompanhamento da implementação da Lei; produção e disseminação de informações sobre a história da África e dos afro-brasileiros; e assessoramento no desenvolvimento de políticas públicas.
Fonte: <https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/projects/brazil-africa.
O texto se refere ao
🧠 Mapa Mental

Quanto à ordem ou sequência das etapas do planejamento, assinale a alternativa correta.

🧠 Mapa Mental

Um aluno de forma anônima resolveu um exercício muito difícil na lousa de uma sala da sua escola sem ninguém estar presente. O professor desconfia que foi um dos melhores estudantes de matemática daquela turma: Pedro, João, Lucas, Mateus ou Paulo. Perguntados sobre quem tinha feito a questão, cada um deles respondeu:


Pedro: "Eu não fiz a solução".

João: "Lucas é o gênio da solução".

Lucas: "Paulo que fez a questão".

Mateus: "Pedro disse a verdade".

Paulo: "João mentiu".


Sabendo-se que apenas um dos alunos mentiu e que todos os outros disseram a verdade, pode-se concluir que o gênio é

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

As linguagens de programação que utilizamos para construção de aplicações são de fácil entendimento para um programador, pois são conhecidas como linguagens com alto nível de abstração. No entanto, este código não pode ser executado diretamente pelo computador, pois o mesmo reconhece apenas linguagem de máquina. Assinale a alternativa que indica corretamente o nome do programa que, durante sua execução, realiza operações de análise léxica, análise sintática, análise semântica e síntese. 
🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Quando pensamos em acesso, estruturação e controle de um grande volume de dados, a utilização de sistemas gerenciadores de banco de dados é uma alternativa óbvia, dadas as facilidades que o uso deste tipo de ferramenta pode nos trazer. A linguagem SQL (Structured Query Language) foi criada com o objetivo de definir um padrão para os comandos que comumente precisamos utilizar quando manipulamos dados. A respeito das categorizações dos comandos da linguagem SQL, analise as afirmativas a seguir:

I. DCL é o nome dado ao grupo de comandos da linguagem SQL que utilizamos quando desejamos realizar operações relacionadas ao controle de acesso em um banco de dados. São exemplos deste grupo os comandos GRANT e REVOKE. 
II. INSERT, DELETE e UPDATE são exemplos de comandos pertencentes ao grupo DML da linguagem SQL. 
III. DDL é o nome do grupo de comandos onde encontramos os comandos que nos auxiliam na criação, alteração e exclusão de estruturas do banco de dados, como, por exemplo, tabelas e índices.

É correto o que se afirma
🧠 Mapa Mental