Questões COSEAC de Concursos Públicos

Confira aqui Questões COSEAC de Concursos Públicos Grátis com Gabarito. Acesse Milhares de Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas para Treinar Online. Se Preferir, Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Sobre gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
I No plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (PGRSS), o gerador de resíduos de serviços de saúde deve estimar a quantidade dos resíduos e classificá-los em perigosos, contaminados e limpos.
II Para redução dos riscos para a saúde e o ambiente, os resíduos de serviços de saúde (RSS) não devem ser segregados no momento de sua geração.
III Os recipientes de acondicionamento existentes nas salas de cirurgia e nas salas de parto não necessitam de tampa para vedação, devendo os resíduos serem recolhidos imediatamente após o término dos procedimentos.
IV As sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos podem ser descartadas diretamente no sistema de coleta de esgotos, desde que atendam às regras estabelecidas pelos órgãos ambientais e pelos serviços de saneamento competentes.
De cima para baixo, a sequência correta é:
🧠 Mapas Mentais 📚 Apostilas
Acerca da responsabilidade civil do Estado, é correto afirmar que:
🧠 Mapas Mentais 📚 Apostilas
A inteligência competitiva (IC) pretende também avaliar os recursos que os concorrentes dispõem e utilizam no ambiente da competição.  Dentre os objetivos complementares de aquisição de conhecimentos da IC, aquele que se preocupa em conhecer, com relação aos concorrentes, as plantas industriais, equipamentos, recursos humanos e os elementos do marketing mix, refere-se:
🧠 Mapas Mentais 📚 Apostilas
Segundo Gandin, o planejamento participativo, como instrumento e metodologia, isto é, como processo técnico, abre espaços para a dimensão política. As questões da qualidade, da missão e, obviamente, da participação são especialmente valorizadas. Mais do que isso, assumem um caráter de proposta de futuro para a instituição que se planeja, onde deve estar contido um ideal do campo de ação da instituição.

Ainda segundo o autor, o planejamento participativo parte do pressuposto e do entendimento sobre o nosso mundo, em que é fundamental a ideia de que a nossa realidade é:
🧠 Mapas Mentais 📚 Apostilas
“Não se pode dizer que se avaliou apenas por ter observado algo do aluno. Ou denominar por avaliação apenas a correção de tarefas ou testes, e o registro de notas. Nesse caso, não houve a mediação, ou seja, a intervenção pedagógica, decorrente da interpretação das tarefas, uma ação pedagógica desafiadora e favorecedora à superação intelectual dos alunos.” (Jussara Hoffmann)

Para a autora, todo processo avaliativo tem que ter por intenção:
🧠 Mapas Mentais 📚 Apostilas
Anton Makarenko (1888-1939) é considerado um dos maiores pedagogos soviéticos e um dos expoentes da história da educação socialista. Criou, talvez, a mais elaborada e completa proposta educacional, comprometida com a construção da sociedade socialista.
Ainda hoje, os princípios pedagógicos de Makarenko são debatidos. Para o autor, não poderia haver educação senão:
🧠 Mapas Mentais 📚 Apostilas
Em relação ao diagnóstico laboratorial de bactérias pertencentes ao gênero Streptococcus, considere as seguintes afirmativas: I Testes rápidos, baseados em imunoensaios, a partir de secreção de orofaringe, apresentam alta especificidade para detecção de antígenos de S. pyogenes, mas são menos sensíveis que a cultura dessa secreção em meio agar Sangue. II S. agalactiae apresentam beta-hemólíse, são bacitracina sensíveis e incapazes de hidrolisar o hipurato de sódio. III S. pneumoniae apresentam alfa-hemólise em agar sangue, são optoquina sensíveis e bile solúveis. Das afirmativas I, II e III, apenas: 
🧠 Mapas Mentais 📚 Apostilas