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Questões de Concurso: COPESE

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Assinale a opção INCORRETA
🧠 Mapa Mental
Assinale a opção CORRETA.
🧠 Mapa Mental
Assinale a opção que NÃO expressa um conceito teórico de Vigotski.
🧠 Mapa Mental
Leia as proposições e assinale a opção CORRETA.

I. As principais características da análise da zona de desenvolvimento próximo são: a criança como um todo; estrutura interna (relações entre funções psicológicas); desenvolvimento como uma mudança qualitativa nas relações estruturais, advinda das ações da criança na situação social de desenvolvimento (que reflete o que a criança percebe e pelo que se interessa), de modo que cada período etário tem uma atividade-guia/ contradição principal que organiza as ações da criança (no interior da qual operam interesses subjetivos) por meio das quais novas funções se desenvolvem;
II. Para compreender a explicação de Vigotski sobre a existência da zona de desenvolvimento próximo, devese considerar seu conceito técnico de imitação, em torno do qual sua análise é construída. A habilidade de uma pessoa para imitar, tal como concebida por Vigotski, é a base para uma zona subjetiva de desenvolvimento próximo (A zona objetiva existe por meio da situação social de desenvolvimento);
III. A interação ou colaboração com uma criança é utilizada para avaliar a zona de desenvolvimento próximo (subjetiva) de uma criança porque proporciona uma oportunidade para a imitação, que é a forma de identificar funções psicológicas em maturação que são ainda inadequadas para o desempenho independente.
🧠 Mapa Mental
Assinale o conceito que NÃO pertence à teoria da bioecologia do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner.
🧠 Mapa Mental
Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, considerando a teoria do desenvolvimento de Bronfenbrenner.

(1) Microssistema
(2) Mesossistema
(3) Exossistema
(4) Macrossistema
 
( ) Envolve a participação ativa da pessoa e a interação com outros ambientes, o que denota ser um sistema composto de sistemas menores.
( ) Configura-se como o mais amplo dos sistemas e engloba padrões de organização social, cultural e ideológica.
( ) Nele o indivíduo desenvolve um conjunto de papéis sociais primários com apreensão dos valores padronizados pela sociedade como base para o seu desenvolvimento.
( ) Constitui-se por ambientes fora do convívio familiar; contudo, a vivência da pessoa influencia os demais membros do grupo.
 
A opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
🧠 Mapa Mental
Assinale a opção CORRETA.
🧠 Mapa Mental
Assinale a opção CORRETA.
🧠 Mapa Mental
Leia as proposições e assinale a opção CORRETA.

I. A família, presente em todas as sociedades, é um dos primeiros ambientes de socialização do indivíduo, atuando como mediadora principal dos padrões, modelos e influências culturais. É também considerada a primeira instituição social que, em conjunto com outras, busca assegurar a continuidade e o bem-estar dos seus membros e da coletividade, incluindo a proteção e o bem estar da criança;
II. No tocante ao exossistema do grupo familiar, esse engloba os contextos e as redes sociais que asseguram o sentimento de pertencer a um grupo especial, social ou cultural, tais como as relações mantidas por laços de consanguinidade ou casamento, vínculos de dependência ou autonomia financeira ou emocional;
III. A combinação derivada do MESOSSITEMA tem como base as relações diádicas, isto é, como os genitores interagem, com destaque para o grau de intimidade: se o estilo de vida é compartilhado ou separado, se esta relação é considerada heterossexual ou homossexual, se há alteridade no poder ou não. Já aquelas influências provenientes do MICROSSISTEMA compreendem as relações com os filhos, ou seja, a sua presença ou ausência, se eles são biológicos ou adotivos e se moram com os pais ou não;
IV. A escola é uma instituição social com objetivos e metas determinadas, que emprega e reelabora os conhecimentos socialmente produzidos, com o intuito de promover a aprendizagem e efetivar o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: memória seletiva, criatividade, associação de ideias, organização e sequência de conhecimentos, dentre outras.
🧠 Mapa Mental