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Questões de Concurso: CEBRASPE

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Julgue o item a seguir, relativos à transição da etapa da educação infantil para o ensino fundamental. 

Ao ingressar no ensino fundamental, a criança deverá ser avaliada pelo professor, sendo os conhecimentos adquiridos na educação infantil condições ou pré-requisitos para o acesso ao ensino fundamental.

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Julgue o item a seguir, relativos à transição da etapa da educação infantil para o ensino fundamental. 

A transição da educação infantil para o ensino fundamental deve ser realizada por meio de mudanças rigorosas estabelecidas pela escola, de modo a disciplinar as crianças e ajustá-las ao processo de aquisição do conhecimento.  

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Julgue o item a seguir, relativos à transição da etapa da educação infantil para o ensino fundamental. 

A transição da educação infantil para o ensino fundamental realizada de forma abrupta é mais producente que a realizada de forma gradual, pois garante o amadurecimento dos estudantes de forma rápida e eficiente.

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No que se refere à sondagem na prática docente, julgue o item a seguir.

Emília Ferreiro e Teberosky, em estudo sobre a gênese do pensamento de crianças em relação à língua escrita, organizaram as denominadas hipóteses silábicas, a partir das quais o professor pode planejar atividades e intervenções pedagógicas que favoreçam o processo de alfabetização. 

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Texto associado.

  Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

De acordo com a concepção de letramento, não basta saber ler e escrever, sendo também necessário que o indivíduo utilize o ler e o escrever conforme as exigências do mundo social.

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Texto associado.

Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

Segundo a concepção de letramento, os estudantes não precisam mais ser alfabetizados.

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Texto associado.

    Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

 

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

 

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

O processo de letramento da criança é favorecido por seu convívio em um contexto em que os adultos leem diversos tipos de texto, em diversas formas e suportes. 

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Texto associado.

Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

A concepção de letramento permite considerar que um indivíduo analfabeto tenha um nível de letramento que possibilite sua inserção no contexto social. 

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Texto associado.

Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada; uma criança que vive em contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros.

Belo Horizonte. 1998 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência, julgue o seguinte item, com base na concepção de letramento. 

De modo geral, as crianças que participam desde cedo de práticas sociais de leitura e escrita iniciam-se nesse conhecimento antes mesmo de seu ingresso na escola. 

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O item a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada acerca do planejamento para a superação das fases da escrita. 

Um professor da educação básica propôs uma atividade pedagógica em que letras e números deveriam ser colocados em duas caixas diferentes e, em seguida, pediu às crianças que escrevessem, em um pedaço de papel, um número para representar suas idades.

Nessa situação hipotética, a atividade proposta pelo professor é adequada a crianças que estão no nível pré-silábico da escrita e contribui para a distinção entre letras e números. 

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