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Questões de Concurso: AEDB

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Para possibilitar um treinamento diferenciado das capacidades coordenativas do aluno de Educação Física em um treinamento qualquer, deve-se considerar tanto a complexidade destas capacidades em conjunto, quanto a importância de cada um de seus componentes isoladamente. São considerados componentes das capacidades coordenativas:

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Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos totalmente corretos a favor de tal opinião.

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O alinhamento à esquerda de um parágrafo pode ser feito de várias formas. A única forma incorreta é:

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Temos que administrar 50 UI de insulina NPH por via subcutânea (SC). Na unidade não dispomos de seringa própria. Dispomos de frasco ampola de 100UI/ml e seringa de 3ml com agulha 10 x 5. O procedimento correto é:

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Tal como a maioria das religiões visa uma existência harmônica e livre, a educação deve almejar a emancipação humana, tendo em vista, no dizer de Paulo Freire, uma educação libertadora. Identifique a opção que apresenta somente práticas pedagógicas que se coadunam com essa educação libertadora.

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Com base nos documentos, assinale a alternativa correta.

I) Excelentíssimo Sr. Deputado Ranieri Mazzilli. DD. Presidente da República em exercício. Senhor Presidente: Em face da próxima chegada do Sr. Doutor João Belchior Marques Goulart a Brasília, com o fito de prestar compromisso perante o Congresso Nacional e indicar à aprovação dele o nome do Presidente do Conselho e a composição do Primeiro Conselho de Ministros, bem como para receber em sessão do Congresso Nacional posse, juntamente com aquele Conselho e o seu Presidente, tudo nos termos do Artigo 21, parágrafo único da Emenda Constitucional nº 4 ( Ato Adicional de 02/09/1961), venho, na minha condição de Presidente do Congresso , solicitar de Vossa Excelência as indispensáveis garantias ao desembarque, permanência em Brasília e investidura na Presidência da República do Senhor Doutor João Goulart. (..) Auro de Moura Andrade. ( Presidente do Congresso Nacional , em 03/09/1961)

II) Excelentíssimo Senhor Senador Auro de Moura Andrade: Senhor Presidente: Nos termos e para os efeitos do Ato Adicional, tenho a honra de comunicar a Vossa Excelência e ao Congresso Nacional que indico para o Cargo de Primeiro-Ministro o Senhor Tancredo de Almeida Neves, que, por meu intermédio, submete à patriótica consideração desse plenário o seguinte Gabinete: ( segue-se a lista dos Ministros) (...) João Belchior Marques Goulart. ( Presidente da República, em 08/09/1961)

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"Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. (...) Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo." (FREIRE, Paulo.Pedagogia do Oprimido.Paz e Terra,1983.)

Com base na citação acima, é CORRETO afirmar que Paulo Freire refere-se à:

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O general Góis Monteiro, Ministro da Guerra de Getúlio Vargas, afirmava em uma carta dirigida ao presidente em 1934: " O desenvolvimento das idéias sociais preponderantemente nacionalistas e o combate ao estadualismo ( provincialismo, regionalismo, nativismo) exagerado não devem ser desprezados, assim como a organização racional e sindical do trabalho e da produção, o desenvolvimento das comunicações, a formação das reservas territoriais e milícias cívicas, etc., para conseguir-se a disciplina intelectual desejada e fazer desaparecer a luta de classes, pela unidade de vistas e a convergência de forças para a cooperação geral, a fim de alcançar o ideal comum à nacionalidade."

No trecho dessa carta estão expressos pontos centrais do regime instalado após a Revolução de 1930, entre eles:

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