Entrar

Questões de Concurso: Urbanização brasileira

Confira aqui questões de Urbanização brasileira para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Havia, em 1980, apenas quatro cidades com mais de meio milhão de habitantes fora das nove Regiões Metropolitanas. Elas são nove em 1991 e 12 em 1996. Essas aglomerações (Brasília, Manaus e Goiânia, agora na casa de 1 milhão de habitantes, além de Campinas, São Luís do Maranhão, Natal, Teresina e Campo Grande) somavam 5,11 milhões de habitantes em 1980 e têm 7,428 milhões em 1991, o que representa um acréscimo de 44,23%, bem superior ao registrado pelas nove Regiões Metropolitanas, que foi de 22,33%.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. O Brasil - Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. p.207.

Na concepção dos autores acima, os dados apresentados são indicativos de uma tendência na estrutura territorial brasileira denominada

🧠 Mapa Mental

No Censo do IBGE de 2010, o país possuía uma população de aproximadamente 191 milhões de habitantes. Desses, cerca de 161 milhões viviam nas zonas urbanas, enquanto apenas 29 milhões viviam na zona rural. Mas nem sempre foi assim. Até a década de 1960, a maioria da população morava no campo e a quantidade de cidades era bem menor do que a atual. [...] Na década de 1970, o número de habitantes morando nas cidades foi, pela primeira vez, maior do que a população que vivia na zona rural. Esse crescimento do meio urbano proporcionalmente maior do que o do meio rural recebe o nome de Urbanização [...] 
Disponível em: . Acesso em: 09 maio 2016.

A partir de 1990, especialmente, há novas tendências no processo de urbanização brasileiro.

Uma dessas tendências é a(o)

🧠 Mapa Mental

Território federal é uma denominação brasileira para uma categoria específica de divisão administrativa. Os territórios federais integram diretamente a União, sem pertencerem a qualquer estado, e podem surgir da divisão de um estado ou desmembramento, dele exigindo-se aprovação popular através de plebiscito e lei complementar.

Com a extinção dos territórios federais no Brasil pela Constituição Federal de 1988, a seguinte unidade político-administrativa tornou-se estado da federação:

Alternativas

🧠 Mapa Mental

Com o avanço da urbanização do território brasileiro, nas áreas metropolitanas, surgiu um processo demográfico caracterizado pela migração diária de população trabalhadora entre municípios próximos, dependente, em grande medida, dos transportes coletivos e de massa.

Esse movimento de população é denominado

🧠 Mapa Mental

As capitais estaduais brasileiras podem ser analisadas de acordo com o seu crescimento populacional, desde o primeiro censo brasileiro em 1872 até o censo de 2000. Entre as capitais mais antigas, opõem-se aquelas que tinham certo avanço à época do primeiro recenseamento e que, gradualmente, o perderam, como Salvador, e aquelas que conheceram um crescimento mais rápido. Finalmente, outras capitais conheceram um crescimento regular, ou seja, as capitais regionais que crescem com a região sobre a qual exercem atração, como Manaus.
THÉRY, H. e MELLO, N. Atlas do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2008, p. 174. Adaptado.

Com base no texto, qual a capital regional que conheceu, nesse período, um crescimento regular?

🧠 Mapa Mental

A hierarquia urbana proposta pelo Atlas Geográfico Escolar do IBGE classifica as cidades brasileiras em metrópoles globais, metrópoles nacionais, metrópoles regionais e centros regionais.

De acordo com essa classificação, são exemplos de metrópole nacional e metrópole regional, respectivamente, as cidades de

🧠 Mapa Mental

Região que apresenta a segunda maior taxa de urbanização do país. Caracterizada pela sua paisagem natural por extensos chapadões. A sua economia está sustentada pela agricultura moderna, mecanizada, o agro-negócio.

O texto acima se refere à seguinte região do Brasil:

🧠 Mapa Mental

O processo de conquista e povoamento do espaço geográfico atualmente ocupado pelo Estado de Rondônia

🧠 Mapa Mental

"O processo de urbanização é geral mas não é regionalmente uniforme. Do ponto de vista regional, registram–se fortes diferenças no ritmo da transferência da população do meio rural para o meio urbano". (Magnoli & Araujo, 2005, p.184).

Sobre a urbanização brasileira podemos afirmar que:

I– graças a sua grande dinâmica industrial, a Região Sul é a segunda mais urbanizada do País.
II– as regiões que apresentam os menores níveis de urbanização são a Centro–Oeste e a Norte.
III– a urbanização do Centro–Oeste acentuou–se na segunda metade do século passado, com a elevada concentração fundiária e com a mecanização da agricultura da soja.
IV– as desigualdades no ritmo da urbanização entre as regiões brasileiras refletem as disparidades econômicas regionais e a inserção diferenciada de cada região na economia nacional.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Diversos mapas t emáticos do território brasileiro geralmente
apresentam fortes contrastes inter e intra-regionais. Acerca dessas
disparidades e das tendências de mudança, julgue o s itens a
seguir.

A atual rede urbana nacional, ainda não totalmente elaborada, caracteriza-se pela integração territorial desigual e atesta a continuidade da modernização industrial vivenciada pelo país.

🧠 Mapa Mental