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Questões de Concurso: UML

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Um restaurante contratou uma equipe para desenvolver um sistema de informação que auxilie nas tarefas diárias do negócio. Após um levantamento inicial, a equipe listou os seguintes requisitos:

o caixa será responsável por encerrar uma conta e registrar o pagamento da mesma;

caso o pagamento seja feito com cheque, será necessário que o sistema do restaurante se comunique com o sistema de consulta de cheques do Serviço de Proteção ao Lojista para obter informações sobre o cliente;

caso o pagamento seja feito com cartão de crédito, será necessário que o sistema do restaurante se comunique com o sistema da administradora do cartão para obter autorização;

apenas o gerente terá acesso à função de estorno do valor pago. Caso a despesa tenha sido paga com cartão, será necessário se comunicar com o sistema da administradora;

tanto o sistema da administradora de cartões como o de consulta de cheques serão acessados via web service;

o gerente também poderá encerrar uma conta.

Qual diagrama de caso de uso descreve adequadamente os requisitos acima?

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Texto associado.

Acerca de metodologias de desenvolvimento, julgue os itens de
79 a 90.

No diagrama UML abaixo, CntrInteracao implementa uma interface; há uma classe de associação; cada instância de Atividade só pode existir se ligada a uma instância de Projeto; cada instância de Empregado pode existir, mesmo que não ligada a uma instância de Equipe; o método Executar é público; e o atributo Salario pode ser acessado a partir do método setSalario.

Imagem 006.jpg

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A Linguagem de Modelagem Unificada (UML) é uma linguagem visual para especificar, construir e documentar os artefatos dos sistemas. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA.
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No diagrama de classes UML mostrado abaixo, as classes ClasseA e ClasseD são abstratas. As demais classes são concretas.

Imagem 011.jpg

Considere que objetoX é uma instância de ClasseB. Com base apenas no diagrama, tem-se que objetoX

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Texto associado.

Em engenharia de software, o processo de
desenvolvimento de software designa uma sequência de
atividades, agrupadas em fases e tarefas, executadas de forma
sistemática e uniformizada, realizadas por pessoas com
responsabilidades bem definidas e que, a partir de um conjunto
de entradas (inputs) produzem um conjunto de saídas (outputs).
Como objetivos, o processo de desenvolvimento de software deve
prover orientação sobre as sequências das atividades envolvidas,
especificar os modelos descritivos do sistema, gerenciar as tarefas
e definir métricas para os modelos e atividades.

R. A. Ramos. Treinamento em UML (com adaptações).

Quanto às fases e tarefas no processo de desenvolvimento de
software, julgue os itens de 64 a 67.

Requisitos descrevem um acordo ou contrato entre duas partes, especificando, entre outros aspectos, o que o sistema de software deve fazer para ser aprovado em um teste de aceitação.

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Segundo Larman (2007), há duas espécies de modelos de objetos: dinâmico e estático. Modelos dinâmicos ajudam a projetar a lógica, o comportamento do código ou o corpo do método. Modelos estáticos ajudam a projetar nome de classes, atributos e assinaturas dos métodos (mas não o corpo dos métodos). Marque a alternativa que apresenta dois diagramas UML que são utilizados, respectivamente, na modelagem de objetos estática e na modelagem de objetos dinâmica:
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