Entrar

Questões de Concurso: Trabalho e Serviço Social

Confira aqui questões de Trabalho e Serviço Social para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Sobre a interpretação do sociólogo francês Robert Castel a respeito da “questão social”, marque a alternativa INCORRETA:
🧠 Mapa Mental

  As transformações sociais, econômicas e políticas, que ocorreram a partir do século 16 na chamada Europa moderna, expressaram-se na forma de crises nos diversos âmbitos da vida material, cultural e moral. O avanço do capitalismo como modo de produção dominante na Europa Ocidental foi desestruturando, com velocidade e profundidade variadas, tanto os fundamentos da vida material como as crenças e os princípios morais, religiosos, jurídicos e filosóficos em que se sustentava o antigo sistema. Marx, Durkheim e Weber, em suas respectivas abordagens teórico-metodológicas, debruçaram-se na tentativa de explicar o referido contexto. 

 QUINTANEIRO, T. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002, com adaptações.  

Considerando o texto apresentado a respeito das matrizes clássicas do pensamento social, econômico, filosófico e político, julgue o item a seguir.

Conforme Marx, a existência das classes sociais vincula-se a circunstâncias históricas específicas, quais sejam, aquelas em que a criação de um excedente possibilita a apropriação privada das condições de produção.

🧠 Mapa Mental
Dentro da perspectiva de uma intervenção profissional crítica e comprometida com os usuários, podemos afirmar que o que constitui uma alternativa para o Serviço Social é:
🧠 Mapa Mental

  Na sociedade burguesa, quanto mais se desenvolve a produção capitalista, mais as relações sociais de produção se alienam dos próprios homens, confrontando-os como potências externas que os dominam. 

 IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010, com adaptações. 

No tocante à produção e à reprodução das relações sociais na sociedade capitalista, julgue o item a seguir.

O valor de uso é a forma social do produto do trabalho, sua capacidade de ser trocado em determinada proporção por qualquer outro produto, indissociável, portanto, do fetiche, pois nessa sociedade as relações humanas assumem a forma de relações entre coisas.

🧠 Mapa Mental
   A pobreza é parte de nossa experiência diária. Os impactos destrutivos das transformações em andamento no capitalismo contemporâneo vão deixando suas marcas sobre a população empobrecida: o aviltamento do trabalho, o desemprego, os empregados de modo precário e intermitente, os que se tornaram não empregáveis e supérfluos, a debilidade da saúde, o desconforto da moradia precária e insalubre, a alimentação insuficiente, a fome, a fadiga, a ignorância, a resignação, a revolta, a tensão e o medo são sinais que muitas vezes anunciam os limites da condição de vida dos excluídos e subalternizados na sociedade.

Maria Carmelita Yazbek. Classes subalternas e
assistência social. 9.ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Tendo o texto anterior como referência inicial e considerando as diferentes expressões da questão social e suas formas de enfrentamento pelo serviço social, bem como o conceito de cidadania, julgue o item subsecutivo. 
A escassez de recursos econômicos, de bens, de serviços essenciais e da dificuldade de acesso a outros meios complementares de sobrevivência gera pobreza, desigualdade e pauperização (absoluta e relativa) de um povo.
🧠 Mapa Mental
Fundamentada na perspectiva ontológico-crítica, a análise sobre o trabalho dos assistentes sociais pauta-se por sua definição como práxis social, que se efetiva pela teleologia e causalidade como duas categorias essenciais e indissociáveis. Especificamente, ao considerar os processos de trabalho, é possível definir o chamado “pôr teleológico” como sendo o(a)
🧠 Mapa Mental

  Analisar o Serviço Social brasileiro em suas orgânicas relações com a questão social e a desigualdade fundante que a constitui, no atual contexto de transformações estruturais e conjunturais que se processam sob a dominância do capital financeiro, é enfrentar uma temática bastante ampla e complexa.

YASBEK, M. C. Serviço Social, Questão Social e Políticas Sociais em tempos de degradação do trabalho humano, sob o domínio do capital financeiro. Revista Serviço Social, Londrina, v. 21, n. 1, jul./dez. 2018, p. 183?194, com adaptações. 

  

Considerando o fragmento do texto como referência inicial, no que tange ao Estado, à questão social e à sua relação com o Serviço Social, julgue o item a seguir.

O tratamento analítico atribuído à questão social identifica-se com a situação social problema e com os problemas sociais, situando o complexo de suas causalidades sociais na figura do indivíduo e de sua consequente integração social.

🧠 Mapa Mental
Em sintonia com a literatura histórico-crítica no âmbito da sociologia do trabalho, assinale a alternativa que NÃO corresponde às tendências recentes no mundo do trabalho:
🧠 Mapa Mental

  Na sociedade burguesa, quanto mais se desenvolve a produção capitalista, mais as relações sociais de produção se alienam dos próprios homens, confrontando-os como potências externas que os dominam. 

 IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010, com adaptações. 

No tocante à produção e à reprodução das relações sociais na sociedade capitalista, julgue o item a seguir.

Existe uma indissociável relação entre a produção dos bens materiais e a forma econômico-social em que é realizada, isto é, a totalidade das relações entre os homens em uma sociedade historicamente particular, regulada pelo desenvolvimento das forças produtivas do trabalho social.

🧠 Mapa Mental
Sobre o texto “Uma face contemporânea da Barbárie”, de José Paulo Netto (2010), assinale a alternativa INCORRETA.
🧠 Mapa Mental