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Questões de Concurso: Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde

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Considere uma paciente de 45 anos de idade, com histórico de uso e dependência de benzodiazepínicos por aproximadamente 10 anos. Residia sozinha, longe dos cuidados da família. Nessa fase, mostrava-se uma pessoa produtiva e independente, mas sempre com conflitos familiares e mais instrospectiva. Iniciou sintomatologia com gastos excessivos, irritabilidade, lentificação do pensamento, discurso desconexo, taquilalia e mutismo. Nesse período, foi encaminhada para iniciar acompanhamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II com equipe multidisciplinar. 

Levando em consideração o texto motivador e com relação à atuação do terapeuta ocupacional na saúde mental adulto, julgue o item a seguir.

Na perspectiva da terapia ocupacional social, as atividades do cotidiano podem potencializar a criação do vínculo, pois é por meio dele que se torna possível a composição de estratégias para a constituição das ações do acompanhamento individual e territorial.

🧠 Mapa Mental
Uma criança de 9 anos de idade, com suspeita de transtorno do espectro autista e diagnóstico neuropsicológico de altas habilidades, compareceu com mãe no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) próximo à respectiva residência. Em acolhimento, apresentou sintomas de baixa autoestima, introspecção, dificuldade de tomar decisões, passividade excessiva e medo de exposições sociais. A genitora relata que a criança evita contato com outras crianças mesmo quando tem oportunidade de brincar.  

Levando em consideração o caso de caráter exemplificativo e quanto à atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.

O cerne da teoria de Piaget está na díade mãe-bebê. Não é possível haver um bebê sem que haja os cuidados maternos, em razão da “dependência absoluta”, marca dos primeiros meses de vida do bebê para com a mãe.

🧠 Mapa Mental
Uma criança de 9 anos de idade, com suspeita de transtorno do espectro autista e diagnóstico neuropsicológico de altas habilidades, compareceu com mãe no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) próximo à respectiva residência. Em acolhimento, apresentou sintomas de baixa autoestima, introspecção, dificuldade de tomar decisões, passividade excessiva e medo de exposições sociais. A genitora relata que a criança evita contato com outras crianças mesmo quando tem oportunidade de brincar.  

Levando em consideração o caso de caráter exemplificativo e quanto à atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.

O cuidado ampliado em terapia ocupacional deve mapear as redes de suporte e proteção dos envolvidos, contribuindo para a construção e o fortalecimento de uma atenção interdisciplinar, intersetorial e em rede.

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Uma criança de 3 anos de idade, com atraso no desenvolvimento motor e cognitivo, hipotonia global e atraso na linguagem, foi encaminhada para terapia ocupacional. A queixa principal estava relacionada à sensibilidade oral, pois a criança não tocava em nenhum alimento com as mãos e só comia arroz e macarrão. Para que ela comesse frutas, a genitora precisava processar muito bem pois os pedaços a incomodavam. 

Considerando o caso de caráter motivador e acerca da atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.

O terapeuta ocupacional, no ambiente escolar, promove várias brincadeiras como estratégia para alcançar os objetivos traçados na intervenção, com o intuito de integrar nas respectivas ações a área de ocupação mais importante e significativa no desenvolvimento infantil, o brincar.

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Um adolescente de 16 anos de idade compareceu ao Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) com a mãe, que relata que o adolescente teve o primeiro episódio psicótico em 2018, e ela nega questões psiquiátricas na família. Ele está concluindo ensino fundamental. Em acolhimento, o adolescente refere que sempre foi solitário, não tem amigos e não namora. É o mais novo de quatro irmãos. Apresentou-se ao exame psiquiátrico com aparência cuidada, orientado, desconfiado, lacônico, não verbalizando delírios nem alucinações. 

Considerando o caso de caráter motivador e com base na atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.

Para construir estratégias de prevenção da violência, o terapeuta ocupacional deve conduzir a respectiva ação por meio do reconhecimento e da compreensão do cotidiano e da história ocupacional dos adolescentes.

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Uma paciente de 50 anos de idade, casada, mãe de três filhos e dona de casa, procurou a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) com queixa acerca das alterações de humor do respectivo irmão mais velho, que possui o diagnóstico de esquizofrenia. Após a morte do pai, ela cuida do irmão e é responsável por auxiliar nas atividades cotidianas dele. Atualmente ele é vizinho dela, vivendo em uma casa de três cômodos, porém a relação afetiva entre os dois tem sido prejudicada pelo comportamento inapropriado do irmão. 

Considerando o caso aspecto motivador e com base na atuação da terapia ocupacional no contexto da saúde da família, julgue o item a seguir.

O terapeuta ocupacional atuante na Atenção Básica também pode realizar ações no âmbito da prevenção terciária, minimizando o agravamento e o sofrimento de acamados ou de pessoas com doenças em estágio avançado, promovendo qualidade de vida também para o cuidador e os demais familiares.

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Um adolescente de 16 anos de idade compareceu ao Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) com a mãe, que relata que o adolescente teve o primeiro episódio psicótico em 2018, e ela nega questões psiquiátricas na família. Ele está concluindo ensino fundamental. Em acolhimento, o adolescente refere que sempre foi solitário, não tem amigos e não namora. É o mais novo de quatro irmãos. Apresentou-se ao exame psiquiátrico com aparência cuidada, orientado, desconfiado, lacônico, não verbalizando delírios nem alucinações. 

Considerando o caso de caráter motivador e com base na atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.

O terapeuta ocupacional social deve estar aberto às necessidades do outro, e esse outro, contextualizado em relação a um meio que o produz e é produzido por ele, no qual o terapeuta ocupacional também participa e intervém.

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Estudo de caso
Histórico: MG nasceu em 1993, de 34 semanas de gestação, trigemelar, parto cesariano, foi o último filho a nascer. Pesava 1.760 g, obtendo Apgar 5 no primeiro minuto de vida, 6 no quinto minuto e 7 no décimo minuto. Permaneceu na incubadora 12 dias, recebendo alta hospitalar posteriormente. Quadro Clínico: Hipertonia global, hiper-reflexia, componente atáxico, movimentos globais difusos, involuntários e incoordenados especialmente de cabeça e membros superiores. Apresentava nível II no GMFCS. Diagnóstico neurológico: paralisia cerebral do tipo mista (espasticidade com componente atetoide e ataxia), causa provável de anóxia neonatal. Tratamentos específicos: A fisioterapia e a terapia ocupacional foram iniciadas aos 7 meses de idade e a fonoaudiologia aos 18 meses. Avaliação funcional de terapia ocupacional: MG foi encaminhado pelo neuropediatra para avaliação de terapia ocupacional aos 7 meses de ida de, por apresentar importante atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Sua movimentação global era difusa, desorganizada e apresentava intensa insegurança antigravitacional ao ser movimentado. Intervenção em terapia ocupacional: O tratamento de terapia ocupacional iniciou-se aos 7 meses de idade e foi estruturado nos princípios do Método Neuroevolutivo. O objetivo do trabalho concentrou-se na estimulação motora global, levando o bebê a adquirir as etapas motoras compatíveis com sua idade cronológica. Corresponde ao Método:
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Um adolescente de 16 anos de idade compareceu ao Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) com a mãe, que relata que o adolescente teve o primeiro episódio psicótico em 2018, e ela nega questões psiquiátricas na família. Ele está concluindo ensino fundamental. Em acolhimento, o adolescente refere que sempre foi solitário, não tem amigos e não namora. É o mais novo de quatro irmãos. Apresentou-se ao exame psiquiátrico com aparência cuidada, orientado, desconfiado, lacônico, não verbalizando delírios nem alucinações. 

Considerando o caso de caráter motivador e com base na atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.

O Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) pode ser usado pelo terapeuta ocupacional para avaliar algumas áreas de desempenho de crianças ou adolescentes.

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Uma criança de 7 anos de idade, com diagnóstico transtorno de deficit de atenção e hiperatividade compareceu com o pai no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), próximo à respectiva residência. O genitor relata que a criança apresenta comportamento agressivo e agitação psicomotora, além da dificuldade de lidar com a rotina. Faz uso de risperidona com canabidiol. 

Considerando o caso exemplificativo e com base na atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.

O brincar com o outro ressalta a importância das brincadeiras para a promoção da inclusão e transformação sociais, assim como para a convivência intercultural, inclusive em pátios escolares.

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