Entrar

Questões de Concurso: Teorias da Comunicação

Confira aqui questões de Teorias da Comunicação para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Ícone, índice e símbolo, dentro da classificação dos signos proposta por Charles Sanders Peirce, em suas teorias sobre semiótica, referem-se à relação do signo
🧠 Mapa Mental

Dentre as teorias da comunicação de massa, destaca-se a escola funcionalista. Conforme os estudos dessa corrente, as articulações internas dos meios de comunicação de massa estabelecem a distinção entre gêneros e meios específicos, o que acentua as funções exercidas por esse sistema. Assim, do conjunto de suas características, é correto afirmar que:

I. O professor de psicologia Harold D. Laswell representa um importante nome da escola, tendo defendido, dentre outras idéias, que a mídia afeta o público com seu conteúdo e que os conteúdos da mídia se inserem a partir dos contextos social, cultural e ideológico.

II. A escola surge na primeira metade do século XX, abordando estudos da publicidade e da propaganda política e questões de jornalismo e opinião pública, na busca por tornar a linguagem política e publicitária mais eficaz

III. O estudo científico do processo comunicativo tende se a concentrar em algumas das seguintes interrogações: Quem? Diz o quê? Através de que canal? Com que efeito?

IV. A conclusão dos estudos dessa teoria aponta que as pessoas não buscam conteúdos que tenham a ver com o que pensam.

V. A idéia central da teoria funcionalista configura-se na construção analítica dos fenômenos que investiga.

🧠 Mapa Mental
No final da década de 1930 surgiu a expressão "comunicação de massa". Mesmo após o surgimento das novas mídias, as características desse tipo de comunicação não mudaram significativamente. Portanto, suas principais características são:
🧠 Mapa Mental
Em Dialética do Esclarecimento, Theodor Adorno e Max Horkheimer propõem o conceito de “indústria cultural” na crítica à ideia sociológica de que no século XX havia se formado uma cultura típica da sociedade massificada. No conceito dos autores frankfurtianos, o motivo das pessoas pensarem e consumirem de forma semelhante é porque
🧠 Mapa Mental
Sobre a indústria cultural, é correto afirmar que foi uma expressão
🧠 Mapa Mental
Sobre as Teorias do Jornalismo, marque a afirmação abaixo que está INCORRETA.
🧠 Mapa Mental
Na teoria do agendamento, a mídia induz não o que as pessoas pensarão, mas sobre o que elas debaterão. A seleção de assuntos pode ser de acordo com aquilo que um selecionador entende por interesse público (conteúdo jornalístico) ou com a veiculação promocional fundamentada em necessidades comerciais, organizacionais e/ou programáticas (conteúdo publicitário). No processo de comunicação, de acordo com essa teoria, a “saliência” é o conceito que se refere
🧠 Mapa Mental
Segundo Barbara Freitag (1994), a indústria cultural é a forma como a cultura e a arte se organizam no sistema capitalista e como são avaliadas pela sua lucratividade e aceitação no mercado, não importando seu valor estético, filosófico, literário etc. Nesse cenário, é fundamental a participação dos meios de comunicação nos processos de produção e divulgação da arte e da cultura. Sobre o conceito de Indústria Cultural, cunhado pela Escola de Frankfurt, marque a opção CORRETA.
🧠 Mapa Mental
Dentre as Teorias da Comunicação e do Jornalismo expostas abaixo, apenas uma pressupõe que as notícias assumem um formato em função da lógica industrial e empresarial que as conformam, levando em conta as rotinas empregadas na produção jornalística. Sobre esse assunto, marque a opção que se refere à teoria comentada.
🧠 Mapa Mental
Ainda no que se refere à teoria hipodérmica da comunicação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Baseia-se na suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência do receptor. II - A passividade do receptor é uma importante característica desta teoria. III - Analisa a mídia sem levar em conta o “Behaviorismo”.
🧠 Mapa Mental