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Questões de Concurso: Serviço Social na Educação

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Os recursos pu?blicos destinados a? educac?a?o sa?o origina?rios de:


I - Receita de impostos pro?prios da Unia?o, dos Estados, do Distrito Federal e dos Munici?pios;


II - Receita de transfere?ncias constitucionais e outras transfere?ncias;
III - Receita do sala?rio-educac?a?o e de outras contribuic?o?es sociais;
IV - Receita de incentivos fiscais;
V - Outros recursos previstos em lei;
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A educação é um complexo constitutivo da vida social, que tem uma função social importante na dinâmica da reprodução social. De acordo com a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - a Educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade:

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O Plano Nacional de Educac?a?o - PNE, lei 13005/2014 institui metas e estrate?gias Para a educac?a?o.


Entre as metas esta?o:


1. Universalizar, ate? 2016, a educac?a?o infantil na pre?-escola para crianc?as de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educac?a?o infantil em creches de forma a atender 50% das crianc?as de ate? 3 anos ate? o final da vige?ncia do PNE.


2. Universalizar o ensino fundamental de 9 anos para toda populac?a?o de 6 a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, ate? o u?ltimo ano de vige?ncia do PNE.


3. Alfabetizar todas as crianc?as, no ma?ximo ate? o final do 3o ano do ensino fundamental.

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Baseado na Lei de Diretrizes e Bases da Educac?a?o Nacional (LDB), os sistemas de ensino assegurara?o aos educandos com deficie?ncia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotac?a?o, EXCETO:

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Conforme a Lei No 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o ensino sera? ministrado com base nos seguintes princi?pios: I - Igualdade de condic?o?es para o acesso e permane?ncia na escola; II - Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminac?a?o de qualquer natureza, garantindo-se equivale?ncia a?s populac?o?es urbanas e rurais; III - Respeito a? liberdade e aprec?o a? tolera?ncia; IV - Valorizac?a?o do profissional da rede intersetorial; V - Garantia de padra?o de efetividade, eficie?ncia e efica?cia; VI - Coexiste?ncia de instituic?o?es pu?blicas e privadas de ensino.
Baseado nas informac?o?es acima, e? correto afirmar:
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Segundo a LDB, os sistemas municipais de ensino compreendem:


I - As instituic?o?es de ensino fundamental, me?dio e de educac?a?o infantil mantidas pelo Poder Pu?blico Municipal.


II - As instituic?o?es de educac?a?o infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada.
III - Os o?rga?os municipais de educac?a?o.
IV - As casas de acolhimento que ministrem aulas.
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Analise as afirmativas a seguir: I. O respeito ao direito seu e dos outros ao dissenso, assim como a coordenação das próprias ações com as dos outros, por meio do trabalho em grupo, são alguns dos conteúdos que devem ser trabalhados na escola para que o estudante evolua em sua formação. II. É vedado ao servidor público respeitar a capacidade ou as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sendo aceitável que esse profissional demonstre preconceito ou distinção de raça ou sexo no trato com os usuários dos serviços. Marque a alternativa CORRETA:
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Tendo em vista as transformações societárias no que diz respeito às condições e relações de trabalho, espaços socio-ocupacionais, e atribuições do assistente social, julgue o item que se segue.
No que diz respeito à prestação de serviços de serviço social nas redes públicas de educação básica, o campo educacional pode ser compreendido como uma atuação socioeducativa.
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Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

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O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA dedica especial atenção ao aspecto educacional desse segmento etário. Assim, estabelece no artigo 53 que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. De acordo com o artigo 57 do ECA, o poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas

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