Entrar

Questões de Concurso: Saúde Bucal Coletiva

Confira aqui questões de Saúde Bucal Coletiva para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Os profissionais da equipe de Saúde Bucal (eSB) podem estar ligados a ações intersetoriais nos próprios territórios, como, por exemplo, participar do Programa Saúde na Escola (PSE). O programa foi instituído em 2007, voltado à oferta de serviços de promoção da saúde no ambiente escolar. Com base nas proposições desse programa no que tange à participação da eSB, julgue o item a seguir.

No que se refere ao processo de educação em saúde, os profissionais de saúde bucal podem qualificar tanto os outros profissionais da equipe de saúde quanto da educação com relação a esse tema, visando disseminar conhecimento e fortalecer as ações desenvolvidas no ambiente escolar.

🧠 Mapa Mental
A pandemia de Covid-19 gerou a necessidade de se repensar protocolos de biossegurança, de controle de infecção e de segurança do paciente em todos os serviços de saúde, com impacto significativo para o atendimento odontológico, tanto que a Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA no 4/2020 apresenta, no respectivo anexo 4, medidas de prevenção e controle de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) na assistência odontológica.

Considerando as recomendações da Nota Técnica e os conhecimentos de biossegurança, controle de infecção e segurança do paciente, julgue os itens a seguir. 
Considerando-se que uma das principais vias de contaminação do profissional de saúde é no momento de desparamentação, a sequência de desparamentação recomendada é: retirar as luvas; higienizar as mãos; retirar o protetor facial; retirar os óculos; retirar o gorro; retirar o avental; higienizar as mãos; retirar a máscara N95/PFF2; e higienizar as mãos.
🧠 Mapa Mental

O Previne Brasil estabeleceu um novo modelo de financiamento na atenção primária. Segundo Harzheim, o objetivo do Previne é fortalecer os atributos essenciais e derivados da Atenção Primária a Saúde (APS) propostos por Starfield.

HARZHEIM, Erno. Previne Brasil: bases da reforma da Atenção Primária à Saúde. In: Ciência e Saúde Coletiva. v. 25, n. 4, p. 1189-1196, abr. 2020. Rio de Janeiro: Abrasco, 2020, com adaptações.

Com relação a esse novo modelo de financiamento, julgue os itens a seguir. 
No componente de ações estratégicas, ficaram inseridas ações e programas tais como: programa Saúde na Hora; equipe de Saúde Bucal (eSB); Unidade Odontológica Móvel (UOM); Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD); e equipe de Consultório na Rua (eCR).
🧠 Mapa Mental

Segundo o relatório do Instituto Nacional de Câncer (INCA, 2020), o câncer de boca é um dos mais prevalentes no Brasil, sendo o quinto entre os homens e o décimo terceiro entre as mulheres. Tendo em vista essa informação e o papel do profissional de saúde bucal na prevenção e no diagnóstico desse câncer, julgue o item a seguir.

Os profissionais de saúde bucal das equipes de Saúde Bucal (eSB) em conjunto com os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) podem orientar e realizar ações educativas referentes aos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca.

🧠 Mapa Mental

No que se refere à equipe de Saúde Bucal no âmbito da Estratégia Saúde da Família, julgue o item a seguir.

O técnico em saúde bucal pode participar do treinamento e da capacitação de auxiliar em saúde bucal e de agentes multiplicadores das ações de promoção à saúde.

🧠 Mapa Mental

Os profissionais da equipe de Saúde Bucal (eSB) podem estar ligados a ações intersetoriais nos próprios territórios, como, por exemplo, participar do Programa Saúde na Escola (PSE). O programa foi instituído em 2007, voltado à oferta de serviços de promoção da saúde no ambiente escolar. Com base nas proposições desse programa no que tange à participação da eSB, julgue o item a seguir.

Os profissionais de saúde bucal devem executar ações pontuais já conhecidas, como aplicação tópica de flúor e escovação supervisionada. Como se trata de práticas tipicamente odontológicas, não é necessário dialogar com os demais entes do PSE para a realização dessas atividades.

🧠 Mapa Mental
Pacientes em cuidados paliativos frequentemente apresentam dificuldade ou incapacidade de realizar o autocuidado, incluindo a higiene bucal. 

A respeito dos aspectos relacionados à realização de higiene bucal e à microbiota da placa bacteriana que se desenvolve nesses pacientes, julgue o item a seguir.

A limpeza da cavidade bucal deverá sempre ser da região anterior em direção à região posterior, buscandose, assim, evitar a translocação bacteriana da cavidade bucal.

🧠 Mapa Mental
No âmbito do Previne Brasil, as ações de gestão local podem colaborar no alcance das metas para os indicadores de desempenho.

A respeito desse assunto no contexto da gestão de políticas públicas para a saúde, julgue os itens a seguir. 
Deve-se orientar o diálogo entre equipes de Saúde Bucal e Saúde da Família acerca do monitoramento e do acompanhamento das gestantes do território, almejando que lhes seja ofertada, minimamente, uma consulta odontológica nessa fase da vida, além das consultas do pré-natal com médico e enfermeiro.
🧠 Mapa Mental

O Previne Brasil estabeleceu um novo modelo de financiamento na atenção primária. Segundo Harzheim, o objetivo do Previne é fortalecer os atributos essenciais e derivados da Atenção Primária a Saúde (APS) propostos por Starfield.

HARZHEIM, Erno. Previne Brasil: bases da reforma da Atenção Primária à Saúde. In: Ciência e Saúde Coletiva. v. 25, n. 4, p. 1189-1196, abr. 2020. Rio de Janeiro: Abrasco, 2020, com adaptações.

Com relação a esse novo modelo de financiamento, julgue os itens a seguir. 
O Previne Brasil busca estimular o alcance de resultados e tem os seguintes componentes: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
🧠 Mapa Mental

De acordo com a Lei n.º 6.710/1979, o Decreto n.º 87.689/1982, a Lei n.º 11.889/2008 e suas atualizações, julgue o item.

Compete ao auxiliar de saúde bucal, sob supervisão do cirurgião‐dentista ou do técnico em saúde bucal, manipular materiais de uso odontológico, selecionar moldeiras e preparar modelos de gesso.

🧠 Mapa Mental