Entrar

Questões de Concurso: Psicologia da Educação

Confira aqui questões de Psicologia da Educação para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A respeito as dificuldades de aprendizagem no campo da linguagem falada sobre disfasia receptiva é CORRETO afirmar:
🧠 Mapa Mental
Dumas (2011) em seu livro, traz a citação de um romancista americano Herman Melville: “Quem pode traçar, em um arco-íris, uma linha que marca o fim do tom violeta e o começo do tom laranja? A diferença de cor é muito clara, mas quem pode dizer qual o lugar exato em que um se torna o outro? O mesmo ocorre com a razão e com a loucura. Os casos graves são evidentes. Mas, em certos casos aparentemente menos graves, raros são aqueles que estão preparados para estender uma linha demarcatória, a não ser alguns especialistas mediante pagamento... Em outras palavras, em certas situações, é quase impossível determinar se um ser humanos é são de espírito ou se começa a não ser mais”. Diante da citação, o autor aponta a necessidade de que se considere a construção social nos transtornos psicológicos, e para isso propõe duas abordagens complementares da saúde mental: uma categorial e outra analítica. Frente a isso, analise as afirmações abaixo e assinale a incorreta.
🧠 Mapa Mental
A Motivação na aprendizagem, tendo como referência o cenário específico da escola e as atividades para as quais o aluno deve estar motivado, pode ser extrínseca e intrínseca. Sobre a motivação intrínseca analise as afirmativas abaixo:
I- É quando o elemento mobilizador da aprendizagem é interno, é o desejo de aprender. II- A razão para se esforçar está naquilo que se aprende e na satisfação pessoal de saber, de adquirir novas informações, de ampliar conhecimentos, compreender ou se apropriar de algo novo. III- A motivação está fora do sujeito que aprende; são as consequências do aprender, e não a própria atividade em si que movem a pessoa em direção à aprendizagem. IV- Esta motivação está associada com um tipo de aprendizagem mais significativa e mais construtiva.
Estão CORRETAS as afirmativas:
🧠 Mapa Mental
Fracasso escolar e problemas de aprendizagem já foram, muitas vezes, caracterizados como sinônimos, mas atualmente são entendidos como conceitos distintos. A respeito desses conceitos, assinale a opção correta, de acordo com as teorias recentes da psicopedagogia.
🧠 Mapa Mental
O psicólogo educacional atua no âmbito da educação, nas instituições formais ou informais, colabora para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem. Referente a algumas atribuições do psicólogo educacional assinale a alternativa INCORRETA:
🧠 Mapa Mental
A abordagem da psicologia no âmbito da educação no Brasil se caracterizou como uma área de conhecimento e como um campo de prática social. Sobre essa afirmação é correto afirmar que:
🧠 Mapa Mental
A respeito do fracasso escolar, assinale a alternativa correta:
🧠 Mapa Mental
A definição do objeto de estudo da Psicopedagogia passou por fases distintas, assim como os demais aspectos dessa área de estudo. Kiguel, que também tem contribuído nesse processo de construção do saber psicopedagógico, afirma que o objetivo central da psicopedagogia está em torno do (a/s)
🧠 Mapa Mental
O Código de Ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia define a Psicopedagogia como um campo de atenção em
🧠 Mapa Mental