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Questões de Concurso: Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias

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Considerando pavimentos novos com revestimento em mistura asfáltica e base em concreto, julgue os itens que se seguem, acerca de tipos de pavimento e conceitos básicos implícitos.

O pavimento é considerado rígido quando distribui as pressões às camadas inferiores por meio de placas de concreto.

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Com relação às camadas e ao comportamento da distribuição de cargas nas camadas inferiores de pavimentos rodoviários rígidos comparativamente aos pavimentos rodoviários flexíveis em que se adote o CBUQ como solução, julgue os itens subsequentes. O pavimento flexível possui vantagem econômica em relação ao rígido, pois a execução da camada de base é desnecessária, sendo o CBUQ executado diretamente sobre o subleito.
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Uma tarefa importante na execução de obras rodoviárias é fiscalizar o cumprimento dos critérios que orientam a execução, a aceitação e a medição de depósito de materiais excedentes. Com relação a essa tarefa, julgue os próximos itens.

A executante deve licenciar a área de depósito de materiais de excedentes, localizada fora da faixa de domínio, no órgão ambiental responsável da região, antes de qualquer deposição de material na área prevista.

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Considerando-se que, ao desenvolver o projeto da rodovia que liga Brasília a Padre Bernardo, optou-se por utilizar terraplenagem convencional e pavimento flexível, tendo sido o projeto dimensionado pelo método do DNER/DNIT, julgue os itens de 90 a 94.

Para compor o número de equivalência de operações do eixo padrão, utiliza-se o volume diário médio de tráfego nos dois sentidos, no ano médio do período de projeto.

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Considerando um projeto de pavimento flexível com número de operações e(ou) solicitações igual a 2×10 6 e o método de dimensionamento do DNER, julgue os itens a seguir.

De acordo com o método do DNER, o pavimento deverá ser executado com revestimento betuminoso com 3 cm de espessura.

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A elaboração do projeto geométrico de uma estrada contempla a fixação das características geométricas da plataforma e, em particular, da pista de rolamento, em função da classe de rodovia e da região por ela atravessada. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Abaulamento é a declividade transversal da superfície da estrada.

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Durante a execução de uma obra rodoviária, a contratada pleiteou o reajuste contratual, aplicando o percentual calculado pelo índice sobre o montante a receber da obra após a data-base, tendo em vista que, mesmo estando com algumas atividades injustificadamente atrasadas, o cronograma financeiro estava de acordo com o cronograma de desembolso.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

Caso a contratada tenha direito ao reajustamento, o valor a ser pago será calculado aplicando-se o respectivo índice sobre o saldo contratual após a data base de reajuste.
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A elaboração do projeto geométrico de uma estrada contempla a fixação das características geométricas da plataforma e, em particular, da pista de rolamento, em função da classe de rodovia e da região por ela atravessada. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Superelevação é a inclinação longitudinal da pista em trechos retilíneos.

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Uma curva circular simples de uma rodovia tem deflexão de 90º e raio de 300 metros. Assim, conclui-se que
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Entre as alternativas para pavimentos de rodovias, os mais empregados são os flexíveis e os rígidos. Considerando esses tipos de pavimentos, julgue os seguintes itens.

Não se emprega equipamento manual para o acabamento dos pavimentos rígidos.

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