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Questões de Concurso: Produção Cultural

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A Lei n.º 8.313/1991, que estabelece o Programa Nacional de Apoio a Cultura (PRONAC), ficou conhecida como o principal mecanismo de estímulo ao marketing cultural. Essa lei estabelece que o PRONAC deve ser implementado mediante o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Fundo de Investimentos Cultural e Artístico (FICART) e o incentivo a projetos culturais. Com relação a essa lei, julgue os itens de 107 a 110.

A Comissão Nacional de Incentivo a Cultura (CNIC), órgão coordenado pelo Ministério da Cultura, é responsável pela análise apriorística dos projetos apresentados que pleiteiem renúncia fiscal e, por possuir competência de âmbito consultivo, não está apta a indeferir um projeto.

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O suplemento de cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, realizada pelo IBGE em 2006, possibilitou um amplo diagnóstico dos equipamentos culturais no Brasil. Nesse suplemento, consta que apenas 9% dos municípios brasileiros possuem pelo menos um cinema; 21% possui pelo menos um teatro ou uma sala de espetáculo; 21% possui pelo menos um museu; 31% possui pelo menos uma livraria; 78% possui pelo menos uma videolocadora e 85% possui pelo menos uma biblioteca pública. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Em decorrência das modernas leis de financiamento a atividades culturais vigentes no Brasil, a gestão cultural não precisa necessariamente de uma relação direta com equipamentos culturais dos municípios onde atua para ser implementada.

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Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

A contratação dos profissionais que irão trabalhar em eventos culturais deve ser guiada pela lógica multidisciplinar, ou seja, equipes compostas por pessoas com saberes, habilidades e competências das mais diversas áreas.

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Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

O conhecimento luminotécnico é muito importante na concepção de uma mostra. A iluminação de um desfile de moda conceitual, por exemplo, difere drasticamente da iluminação de uma exposição de indumentária.

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O suplemento de cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, realizada pelo IBGE em 2006, possibilitou um amplo diagnóstico dos equipamentos culturais no Brasil. Nesse suplemento, consta que apenas 9% dos municípios brasileiros possuem pelo menos um cinema; 21% possui pelo menos um teatro ou uma sala de espetáculo; 21% possui pelo menos um museu; 31% possui pelo menos uma livraria; 78% possui pelo menos uma videolocadora e 85% possui pelo menos uma biblioteca pública. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Cabe ao gestor cultural otimizar os equipamentos culturais disponíveis, elaborando programações de conteúdos culturais que sejam atrativos paras os municípios onde atuam.

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A Lei n.º 8.313/1991, que estabelece o Programa Nacional de Apoio a Cultura (PRONAC), ficou conhecida como o principal mecanismo de estímulo ao marketing cultural. Essa lei estabelece que o PRONAC deve ser implementado mediante o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Fundo de Investimentos Cultural e Artístico (FICART) e o incentivo a projetos culturais. Com relação a essa lei, julgue os itens de 107 a 110.

A renúncia fiscal representa uma opção exclusiva para empresas patrocinadoras que invistam nos projetos que tenham correlação com a sua marca.

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Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

As atividades de organização de eventos, por envolverem noções espaciais bastante complexas, que podem afetar a segurança e o bem-estar do público, devem, por lei, contar com a supervisão de arquitetos.

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Julgue os próximos itens, a respeito da elaboração ou aprovação de materiais de divulgação cultural.

O produtor cultural deve saber decodificar os conteúdos utilitários da mensagem e identificar a ordem proposta pelo designer, os aspectos que ele considera mais importantes e as sensações que ele pretende provocar.

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