Entrar

Questões de Concurso: Problemas e Catastrofes ambientais

Confira aqui questões de Problemas e Catastrofes ambientais para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Um importante fator para o desenvolvimento de um país é uma rede de transporte eficiente. Os transportes dividem-se em continentais, marítimos e aéreos. Por sua vez, os transportes continentais podem ser divididos em:
🧠 Mapa Mental

Julgue os próximos itens, acerca do aquecimento global e das principais correntes de pensamento a respeito desse aquecimento.

Para os pensadores crédulos no aquecimento global, o CO2 é o principal gás de efeito estufa e o aumento de sua concentração na atmosfera ocorre principalmente pela queima de combustíveis fósseis e pelos lixões existentes nas grandes áreas urbanas.

🧠 Mapa Mental

A Política Nacional de Meio Ambiente, adotada pelo Brasil, consagra os objetivos da ação governamental em assuntos ambientais. Entre os principais objetivos estão:

1 - acompanhamento do estado da qualidade ambiental.

2 - recuperação de áreas degradadas.

3 - educação ambiental em todos os níveis de ensino

4 - proteção de áreas degradadas

5 - racionalização do uso do solo, subsolo, água e ar.

São verdadeiros os objetivos:

🧠 Mapa Mental
O largo espectro de problemas que permeia toda a discussão acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico. Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica como forma de entendimento de problemáticas ambientais de estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão ambiental, julgue os itens subseqüentes. As dicotomias freqüentemente postas nas análises ambientais são acentuadas quando se aproxima a noção de ambiente ao próprio conceito de espaço geográfico.
🧠 Mapa Mental

Acerca de economia ambiental, julgue os itens a seguir.

De acordo com os fundamentos da economia ambiental, os recursos naturais não são finitos, portanto, a impossibilidade de se manter, no futuro, o ritmo das atividades produtivas não causa preocupação.

🧠 Mapa Mental

Quando se fala em mudança climática global, ações unilaterais e isoladas por parte dos países não demonstram eficácia. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os países que mais contribuem para o acúmulo de gás carbônico na atmosfera terrestre são aqueles que praticam queimadas destruindo, desse modo, as formações florestais tropicais.

🧠 Mapa Mental

Segundo Daniel Huertas (2009, p. 148), essa prática assume proporções gigantescas na Amazônia. As terras devolutas são o grande alvo de apropriação indevida, proporcionada sobretudo pela ocupação jurídica de caráter irregular.

Trata-se da prática
🧠 Mapa Mental

Julgue os próximos itens, acerca do aquecimento global e das principais correntes de pensamento a respeito desse aquecimento.

Os pensadores crédulos no aquecimento global acreditam que o homem é o responsável pelas mudanças climáticas; já os céticos defendem que o planeta segue sua dinâmica natural de alternância entre ciclos mais quentes e mais frios.

🧠 Mapa Mental

A questão ambiental emerge como uma problemática social de desenvolvimento, propondo a necessidade de normatizar um conjunto de processos de produção e consumo que, sujeitos à racionalidade econômica e à lógica do mercado, degradaram o ambiente e a qualidade de vida. Desta consciência ambiental surgiram novos valores e forças materiais para reorientar o processo de desenvolvimento. Assim, foi se configurando uma cultura ecológica e democrática associada aos objetivos do desenvolvimento sustentável, fundado nos seguintes princípios:

(E. Leff. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001. p. 130-131)                                                         

 I. Os direitos dos cidadãos a um ambiente sadio e produtivo e os direitos das comunidades autóctones à autogestão de seus recursos ambientais.

II. O valor da diversidade biológica, bem como a valorização do patrimônio de recursos naturais e culturais dos povos.

 III. A abertura para uma diversidade de estilos de desenvolvimento sustentável, fundados nas condições ecológicas e culturais de cada região e localidade.

 IV. A redução da capacidade de autogestão das comunidades e da autodeterminação tecnológica dos povos.

 V. A concentração da riqueza e do poder por meio da centralização econômica e gestão participativa dos recursos.

Está correto o que afirma APENAS em

🧠 Mapa Mental