Entrar

Questões de Concurso: Problemas e Catastrofes ambientais

Confira aqui questões de Problemas e Catastrofes ambientais para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A ampliação das áreas destinadas aos projetos agropecuários, principais agentes de desmatamento na Amazônia, vem agravando os problemas ambientais regionais. Sobre os impactos ambientais provocados por esses projetos, analise as afirmativas a seguir:

I - O desmatamento elimina grande contingente de espécies, destruindo a biodiversidade.

II - A retirada da floresta rompe o sistema natural de ciclagem de nutrientes, acelerando a degradação dos solos.

 III - A destruição da floresta altera as condições da fotossíntese e a disponibilidade de nutrientes responsáveis pela produção da biomassa.

 IV - A introdução de inseticidas e agrotóxicos destrói a biodiversidade e contamina os ecossistemas aquáticos.

Assinale a opção correta:

🧠 Mapa Mental

Acerca de economia ambiental, julgue os itens a seguir.

Para os economistas ambientais, não há problema de escassez absoluta de recursos naturais, e sim de escassez relativa. Portanto, desse ponto de vista, admite-se que determinados tipos de recursos possam se esgotar temporariamente.

🧠 Mapa Mental

Leia o texto abaixo

O ALARMISMO DA MÍDIA

“Os vários meios de comunicação têm trazido à tona e de maneira bastante alarmista os problemas globais relacionados à degradação do meio ambiente, sobretudo aqueles de ordem catastrófica, como acidentes nucleares, derramamento de petróleo em regiões marinhas, mortandade de animais por poluição de rios, queimadas, etc...”

(MENDONÇA,F. GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE, 8ª. ed, Contexto, 2008 S.Paulo, págs 12 e 13)

Assim, mesmo determinados processos de ordem completamente natural como erupções vulcânicas ou chuvas torrenciais, passam a ser encarados como:

🧠 Mapa Mental

Considere que uma única imagem de satélite Landsat sem nuvens, registrada no início do mês de julho, foi obtida para uma região do Acre constantemente nublada. Devido à carência de recursos, essa imagem foi tomada como base para avaliação anual de desmatamento. Uma broca, no final do mês de junho, e uma queimada, no mês de agosto, foram observadas.

Considerando a situação hipotética descrita acima, bem como as potencialidades e limitações da tecnologia de sensoriamento remoto para o monitoramento e a avaliação de impacto ambiental, julgue os próximos itens.

Um outro grupo de pesquisa, utilizando imagens diferentes, datadas do início de setembro, deve chegar aos mesmos índices de desmatamento e queimadas relatados no texto, visto que o interstício entre as imagens utilizadas é insignificante na escala de avaliação regional.

🧠 Mapa Mental

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O desmatamento na Amazônia para os mais diversos fins ocasiona diversas conseqüências, entre elas:

🧠 Mapa Mental

A composição de indicadores referentes à relação sociedade- espaço exige a definição de critérios, tais como:

• equivalência entre a taxa de utilização e a taxa de recomposição de recursos naturais renováveis.

• distribuição justa de bens e serviços e acesso universal e continuado a educação, moradia, saúde e seguridade social.

• conversão industrial com ênfase na relação da entropia, privilegiando a conservação de energia.

• incorporação dos direitos constitucionais das minorias em políticas eficazes, estáveis e permanentes.

• equiparação entre as taxas de emissão de efluentes das atividades produtivas e as taxas de regeneração dos ecossistemas.

O conjunto de critérios acima refere-se, mais diretamente, à composição de indicadores de

🧠 Mapa Mental

Vilarejos que afundam devido ao derretimento da camada congelada do subsolo, uma explosão na quantidade de insetos, números recorde de incêndios florestais e cada vez menos gelo. Esses são alguns dos sinais mais óbvios e assustadores de que o Alasca está ficando mais quente devido às mudanças climáticas, disseram cientistas. As temperaturas atmosféricas no Estado norte-americano aumentaram entre 2ºC e 3ºC nas últimas cinco décadas, segundo a Avaliação do Impacto do Clima no Ártico, um estudo amplo realizado por pesquisadores de oito países. (Folha de S. Paulo, 28 set. 2005). O fenômeno cada vez mais evidente devido a inúmeros acontecimentos como os descritos no texto e que têm afetado toda a humanidade é:

🧠 Mapa Mental

Atividades humanas são capazes de causar degradação ambiental não só em escala local, mas também regional, como é o caso da desertificação. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

 I Entre os prejuízos causados pela desertificação está a perda de biodiversidade.

II As áreas subúmidas e semi-áridas do globo são suscetíveis ao processo de desertificação pelo uso do solo de modo intensivo pela agricultura de subsistência.

III No Brasil, o processo de desertificação é reconhecido como tendo causa na remoção da cobertura vegetal.

 IV Não obstante esteja isenta de causar impactos socioeconômicos já que ocorre, predominantemente, em áreas de vazio populacional, a desertificação é reconhecida como uma forma de desequilíbrio ambiental.

A quantidade de itens certos é igual a

🧠 Mapa Mental