Entrar

Questões de Concurso: Principais Autores

Confira aqui questões de Principais Autores para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Para Paulo Freire (1982), a sociedade dividida em classes, tal como é hoje, restringe os privilégios a poucos e impede que os bens produzidos sejam utilizados pela maioria; o autor acredita que entre esses bens está a Educação. Freire faz referência a dois tipos de Pedagogia: pedagogia dos dominantes – Educação como prática de dominação – e pedagogia do oprimido – Educação como prática de liberdade (segundo o autor, é a que precisa ser realizada). O fundamento da pedagogia dos dominantes é Educação Bancária, com sua prática narradora, sem diálogo, para a transmissão e avaliação de conhecimentos numa relação vertical – o saber é fornecido de cima para baixo – e autoritária, pois manda aquele que sabe. O método da concepção bancária é a opressão, o antidiálogo.
Marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) A Educação Bancária caracteriza-se pela prática domesticadora, na qual o saber do professor é depositado no aluno.
( ) Não há comunicação entre professor e aluno: o educador faz comunicados e depósitos, os quais são recebidos pacientemente pelos educandos, que passam a memorizá-los e repeti-los.
( ) Nessa distorção da visão de Educação não há saber.
( ) A narração é a técnica usada pelo educador para depositar conteúdo nos educandos e conduzi-los à memorização mecânica.
( ) Os conteúdos narrados são retalhos da realidade, desconectados da totalidade em que se formam, sendo petrificados e sem significado. Tornam-se pura verbosidade alienada e alienante.
Assinale a sequência CORRETA:
🧠 Mapa Mental
Sobre as brincadeiras na educação infantil, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Entende-se por interação a relação que o sujeito estabelece com o outro e o meio, apropriando-se dos constructos históricos e socialmente produzidos. II. Para Vigotski, por meio da interação o sujeito constrói sua subjetividade e em um movimento dialético constrói-se socialmente, ao mesmo tempo que contribui na construção social. III. Por ser uma ação social, as crianças necessitam aprender a brincar. Assim, os professores precisam atuar como mediadores entre elas e as brincadeiras, ensinando-as a brincar. IV. Os bebês também experimentam o mundo pelas brincadeiras, tanto na interação com os adultos (pelo toque, pelos sons, pelos tons de voz, pelas texturas ou nos momentos de troca) quanto na descoberta do seu corpo, tentando tocar os seus dedos, ao usarem as mãos para esconder o rosto, experimentando emoções ao ouvir sua voz e sentindo diferentes sensações no toque de texturas diversas.
🧠 Mapa Mental
Atualmente, muitos professores ainda definem erroneamente o processo de alfabetização como sinônimo de uma técnica. De acordo com suas experiências com crianças, Emilia Ferreiro (1999, p.44-7), esquematiza algumas propostas fundamentais sobre o processo de alfabetização inicial.
Considerando (V) para verdadeiro e (F) para falso complete as lacunas abaixo:
(__)Restituir a língua escrita seu caráter de objeto social. (__)Desde o início (inclusive na pré-escola) se aceita que todos na escola podem produzir e interpretar escritas, cada qual em seu nível. (__)Permite-se o acesso o quanto antes possível à escrita do nome próprio. (__)Não se pode imediatamente, ocorrer correção gráfica nem correção ortográfica.
Após análise, marque a alternativa CORRETA.
🧠 Mapa Mental
Com base na teoria Psicogenética de Wallon, sendo o processo de desenvolvimento a integração de duas suas ramificações: integração organismo-meio e integração cognitiva, afetiva e motora. Assinale alternativa CORRETA sobre tipos de domínio:
🧠 Mapa Mental
Para Paulo Freire (1982), a sociedade dividida em classes, tal como é hoje, restringe os privilégios a poucos e impede que os bens produzidos sejam utilizados pela maioria; o autor acredita que entre esses bens está a Educação. Freire faz referência a dois tipos de Pedagogia: pedagogia dos dominantes – Educação como prática de dominação – e pedagogia do oprimido – Educação como prática de liberdade (segundo o autor, é a que precisa ser realizada). O fundamento da pedagogia dos dominantes é Educação Bancária, com sua prática narradora, sem diálogo, para a transmissão e avaliação de conhecimentos numa relação vertical – o saber é fornecido de cima para baixo – e autoritária, pois manda aquele que sabe. O método da concepção bancária é a opressão, o antidiálogo.
Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) A Educação Bancária caracteriza-se pela prática domesticadora, na qual o saber do professor é depositado no aluno.
( ) Não há comunicação entre professor e aluno: o educador faz comunicados e depósitos, os quais são recebidos pacientemente pelos educandos, que passam a memorizá-los e repeti-los.
( ) Nessa distorção da visão de Educação não há saber.
( ) A narração é a técnica usada pelo educador para depositar conteúdo nos educandos e conduzi-los à memorização mecânica.
( ) Os conteúdos narrados são retalhos da realidade, desconectados da totalidade em que se formam, sendo petrificados e sem significado. Tornam-se pura verbosidade alienada e alienante.
Assinale a sequência CORRETA:
🧠 Mapa Mental
Em um de seus estudos, Vygotsky se depara com a importante observação de que existe um limite entre a capacidade que a criança tem de realizar atividades de forma autônoma e a de realizá-las de forma assistida. Essa teoria é ainda hoje muito aplicada, pois por meio dela o professor orienta seu trabalho, criando ambientes favoráveis à aprendizagem daqueles que não se encontram no nível de desenvolvimento real, nem no nível potencial. O lugar que o estudante se encontra nesta fase foi chamado por Vygotsky de:
🧠 Mapa Mental
O______________é uma teoria que vem se desenvolvendo, com base nos estudos de Vygotsky e seus seguidores, sobre o efeito da interação social, da linguagem e da cultura na origem e na evolução do psiquismo humano.
🧠 Mapa Mental
De acordo com PERRENOUD, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Para organizar e dirigir situações de aprendizagem, é indispensável que o professor domine os saberes, que esteja mais de uma lição à frente dos alunos e que seja capaz de encontrar o essencial, sob múltiplas aparências, em contextos variados. ( ) O ensino persegue objetivos de maneira mecânica e obsessiva. ( ) A competência do professor é essencialmente didática, pois trabalha a partir das concepções dos alunos, dialogando com eles, fazendo com que sejam avaliadas para aproximá-las dos conhecimentos científicos a serem ensinados.
🧠 Mapa Mental
Paulo Freire, célebre educador brasileiro, é considerado um dos mais notáveis pensadores da história da Pedagogia. De acordo com suas ideias, é INCORRETO afirmar:
🧠 Mapa Mental