Entrar

Questões de Concurso: Princípios da Redação Oficial

Confira aqui questões de Princípios da Redação Oficial para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A Redação Oficial é a forma correta adotada pelo Poder Público na redação de seus documentos. É baseada no Manual de redação da Presidência da República. A Redação Oficial segue alguns princípios. São princípios da Redação Oficial, exceto:
🧠 Mapa Mental
Quanto à linguagem dos documentos oficiais, é CORRETO afirmar:
🧠 Mapa Mental
Analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A fluidez da comunicação interna amplia visão do colaborador no sentido de expor a importância das tarefas que realiza e daquilo que ele produz. ( ) A comunicação organizacional interna, quando bem planejada e executada, tem relação diretamente proporcional à manutenção de um clima organizacional favorável, fato que se supõe refletir no aumento da produtividade. ( ) A comunicação interna deverá atingir as potencialidades máximas que lhe são atribuídas, manifesta-se, portanto, de uma única forma e fluidez e de modo unidirecional.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
🧠 Mapa Mental

Para manter a impessoalidade, as comunicações oficiais devem ser sempre formais.
IDENTIFIQUE o fator que NÃO concorre para a formalidade na Redação Oficial:

🧠 Mapa Mental
Sobre a redação oficial, avalie as seguintes afirmações:
I- A redação oficial consiste no padrão que deve ser utilizado para normatizar a produção escrita de documentos e correspondências oficiais. II- A redação oficial tem como objetivo avaliar a proficiência em escrita de candidatos em concursos públicos. III- A redação oficial tem como uma das suas principais características a impessoalidade.
É correto o que se afirma em:
🧠 Mapa Mental
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República a redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua. É que sua finalidade básica - comunicar com objetividade e máxima clareza - impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular etc. Nesse sentido a redação oficial deve caracterizar-se por:
I - clareza e precisão II - objetividade III - uso de regionalismos IV - coesão e coerência V - impessoalidade VI - formalidade e padronização VII - uso da norma padrão da língua portuguesa VIII - concisão IX - emprego do pronome de tratamento Vossa Excelência em todas as correspondências oficiais. X - uso de linguagem rebuscada quando a correspondência for dirigida para uma autoridade de alto escalão.
Fonte: Extraído e Adaptado de: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-dapresidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf Acesso em 23 jan. 2020.
🧠 Mapa Mental
Osvaldo, recém-empossado no cargo de auxiliar legislativo, recebeu a tarefa de elaborar uma correspondência oficial dirigida a um Senador da República. Ao elaborar tal texto, estava em dúvida sobre os pronomes de tratamento a serem utilizados no texto, especificamente qual vocativo deveria empregar. Ao consultar as regras de Redação Oficial concluiu que o vocativo correto é:
🧠 Mapa Mental

Julgue os itens que se seguem de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.

A formalidade, entre outros aspectos, vincula-se à uniformidade das comunicações, o que implica o estabelecimento de um padrão de redação oficial. Nesse caso, no que se refere a documentos de tramitação interna, vale o preceito de se registrar o teor do documento, no expediente do texto, em “Assunto”, com a palavra escrita em fonte regular, em negrito, sem a necessidade, portanto, do desenvolvimento do texto em parágrafos.

🧠 Mapa Mental
Na Redação Oficial, o emprego dos pronomes de tratamento indicados para o Presidente da República, é:
I- No endereçamento: A sua Excelência o Senhor Presidente da República. II- No vocativo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. III- No corpo do texto: Vossa Excelência. IV- Nas três partes da redação usam-se abreviaturas.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:
🧠 Mapa Mental