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Questões de Concurso: Princípios da Redação Oficial

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De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), a redação oficial tem por finalidade básica comunicar com objetividade e máxima clareza, para tanto existem os atributos da redação oficial. O atributo que, igualmente, é um princípio da administração pública, conforme consta o Art. 37, da Constituição Federal, é:
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Sobre os atributos da Redação Oficial:
(__) - A linguagem a ser utilizada na Redação Oficial deve ser sempre coloquial; (__) - Pelo atributo da concisão, entende-se que a redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal; (__) - A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão; (__) - Pelo atributo da formalidade, entende-se que as comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma.
Sabendo que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
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Os servidores públicos produzem, cotidianamente, comunicações com objetivos diversos como estabelecer regras de conduta dos cidadãos, regular o funcionamento dos órgãos e instituições públicas ou mesmo para informar o público interno e externo por meio de expedientes oficiais.
Avalie as assertivas sobre os atributos necessários à redação oficial.
I - A clareza é um atributo fundamental, na medida em que é inconcebível que um texto oficial ou um ato normativo não seja compreendido pelos cidadãos por causa da forma como foi escrito e elaborado. II - A formalidade das comunicações refere-se ao uso do padrão culto da língua na sua produção, o que significa selecionar palavras rebuscadas e fazer uso de estilo literário para aumentar a qualidade do texto. III - A impessoalidade consiste na necessária isenção da interferência da individualidade de quem comunica, assim como deve prevalecer também o caráter impessoal do próprio assunto tratado nas comunicações. IV - A concisão refere-se à necessária economia de pensamento na elaboração das comunicações oficiais, o que consiste na redução do tamanho do texto mesmo que isso signifique a retirada de partes substanciais do texto.
Está correto apenas o que se afirma em
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Sobre os preceitos para a redação de textos claros, considere a alternativa INCORRETA:

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Analise as afirmativas abaixo em relação à linguagem da Redação Oficial e responda o que se pede.

I- Caracteriza-se pelo uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade, uniformidade e impessoalidade.

II- É a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.

III- Distingue-se pela pessoalidade, uso do padrão coloquial de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é:

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A Redação Oficial é a forma correta adotada pelo Poder Público na redação de seus documentos. É baseada no Manual de redação da Presidência da República. A Redação Oficial segue alguns princípios. São princípios da Redação Oficial, exceto:
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Analise as afirmativas abaixo em relação à linguagem da Redação Oficial e responda o que se pede.
I- Caracteriza-se pelo uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade, uniformidade e impessoalidade. II- É a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. III- Distingue-se pela pessoalidade, uso do padrão coloquial de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é:
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Quanto à linguagem dos documentos oficiais, é CORRETO afirmar:
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Analise as proposições sobre o emprego do e-mail na redação oficial e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso. Em seguida, responda o que se pede.
( ) Com as novas tecnologias a prática de produzir alguns documentos impressos tem sido muito utilizada. Nesse sentido, o meio de comunicação muito empregado na Redação Oficial passou a ser o e-mail. ( ) Os textos dos e-mails usados nas redações oficiais, devem conter clareza, pois o destinatário precisa entender o texto. A falta de clareza pode causar transtornos na informação. ( ) Devido essa ferramenta digital possuir mais celeridade e possuir baixo custo para as empresas públicas, o e-mail vem sendo cada vez mais usado nas comunicações oficiais, por isso pode ser utilizado em qualquer comunicação oficial. ( ) O e-mail deve também possuir adequação. No caso, saber em qual situação deve-se usá-lo. Às vezes a comunicação não deve ser feita por e-mail, pode surgir a necessidade do uso de outro documento oficial. ( ) O assunto do e-mail deve ser redigido de forma clara e em campo específico e deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
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