Entrar

Questões de Concurso: População

Confira aqui questões de População para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Marque a alternativa incorreta:

🧠 Mapa Mental
Nas últimas décadas, a questão migratória no Brasil deixou de concentrar-se apenas no clássico movimento rural-urbano que, nos anos 50 e 60 do século XX, preocupou e mobilizou a maior parte dos estudos. As migrações inter-regional, intrarregional, internacional e as mobilidades pendular (commuting) e sazonal são cada vez mais reconhecidas como faces distintas desse fenômeno demográfico.
José Marcos Pinto da Cunha. Migração e urbanização no Brasil: alguns desafios metodológicos para análise. São Paulo em perspectiva, A, v. 19, n. 4, p. 3-20, out./dez. 2005 (com adaptações).
A respeito das migrações no Brasil, assinale a opção correta.
🧠 Mapa Mental
As migrações de saída e entrada tendo o Brasil como país de referência mostram a diversidade e a complexidade das migrações no século XXI. Enquanto país do Sul Global, o Brasil apresenta diversos movimentos migratórios na escala internacional. Assinale a opção correta relacionada às migrações internacionais que têm o Brasil como espaço de saída ou entrada de migrantes.
🧠 Mapa Mental

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2010, lançado na edição do 20º aniversário do Relatório do Desenvolvimento Humano, revela que a Noruega, a Austrália e a Nova Zelândia lideram o mundo nas realizações do IDH, ao passo que o Níger, a República Democrática do Congo e o Zimbábue surgem nos últimos postos nas classificações anuais.

Com relação ao IDH, analise as afirmativas a seguir:

I. O IDH não é uma medida abrangente do desenvolvimento humano. Por exemplo, não inclui indicadores importantes como o respeito aos direitos humanos, a democracia e a desigualdade.

II. O IDH mede as realizações médias de um país em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: uma vida longa e saudável, o acesso ao conhecimento e um padrão de vida digno.

III. A importância da estabilidade e o crescimento do PIB são essenciais para o progresso humano sustentado, como se torna óbvio nos países que sofrem com a sua ausência. Mas o último parâmetro para medir o progresso é a qualidade de vida das pessoas.

Assinale:

🧠 Mapa Mental