Entrar

Questões de Concurso: Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil

Confira aqui questões de Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


No que diz respeito aos diferentes aspectos do desenvolvimento econômico e social, julgue os itens subseqüentes.

No Brasil, entre 1980 e 2000, foi registrada redução expressiva do índice de Gini, o que indica que houve melhorias significativas na distribuição de renda nesse período.

🧠 Mapa Mental

O estudo da evolução da economia brasileira é importante para a compreensão da situação econômica atual. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A industrialização embasada na substituição de importações, por ser capital intensiva e, portanto, restringir a criação de empregos no setor urbano, contribuiu para aumentar a concentração de renda.

🧠 Mapa Mental

O Brasil, nas últimas décadas, confirma, infelizmente, uma tendência de enorme desigualdade na distribuição de renda e elevados níveis de pobreza. Em relação ao tema, considere as seguintes afirmativas:

1. No período 1977 a 1999, os indivíduos que correspondem à parcela dos 10% mais ricos se apropriaram de uma renda média que oscila entre 22 e 31 vezes acima do valor da renda obtida pelos 40% mais pobres da população brasileira.

 2. No período 1977 a 1999, o 1% mais rico da sociedade brasileira concentrou uma parcela da renda superior à apropriada por todos os 50% mais pobres.

3. Os 50% mais pobres da população brasileira detiveram, ao longo do período 1977 a 1999, entre 10,5% a 13% da renda das famílias brasileiras.

 4. O extraordinário grau de desigualdade de renda brasileiro encontra-se no núcleo da explicação do porquê o grau de pobreza no Brasil é significativamente mais elevado do que em outros países com renda per capita similar.

Assinale a alternativa correta.

🧠 Mapa Mental

O desenvolvimento econômico e social requer que o crescimento econômico se faça acompanhar de melhorias significativas dos indicadores socioeconômicos. A respeito desses aspectos, que são particularmente relevantes no Brasil em razão das desigualdades entre indivíduos e regiões que caracterizam o país, julgue os itens subseqüentes.

Apesar das fortes disparidades de renda, o Brasil apresenta coeficientes de Gini bem menores que a maioria dos países com índice de desenvolvimento humano (IDH) superior ao seu.

🧠 Mapa Mental

Em seu livro "Desenvolvimento como liberdade", Amartya Sen, Prêmio Nobel de Economia, aborda os conceitos de pobreza, nível de renda e capacidade, considerando que

🧠 Mapa Mental

Julgue os próximos itens, com relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Um dos objetivos do IDH é oferecer um contraponto ao PIB per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Para tanto, o IDH, calculado para todos os países membros da ONU, além de computar o PIB per capita em dólar, depois de corrigí-lo pelo poder de compra da moeda de cada país, também leva em conta dois outros componentes, a longevidade e a educação.

🧠 Mapa Mental

Em relação às políticas de proteção social aplicadas na década dos noventa, é correto afirmar que:

🧠 Mapa Mental
Quanto à distribuição de renda no Brasil, é correto afirmar que:
🧠 Mapa Mental