Entrar

Questões de Concurso: Patologia oral e Maxilofacial

Confira aqui questões de Patologia oral e Maxilofacial para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Pacientes com doenças sistêmicas e/ ou condições limitantes apresentam restrições e contraindicações para alguns procedimentos odontológicos. A exodontia está contraindicada para:
🧠 Mapa Mental
A saliva contém uma série de componentes que interagem com os microrganismos e e? a grande responsável pela manutenção da homeostase da boca, sendo esse fator de suma importância para pacientes em cuidados paliativos. Contribui de forma significativa para a estabilidade do pH bucal, faringiano e esofágico, além do equilíbrio da microbiota local. Possui ainda importantes propriedades relacionadas aos processos imunológicos e de reparação tecidual, pois conta com a presença de anticorpos, citocinas e fatores de crescimento epidermal. 

A respeito da saliva e do fluxo salivar, julgue o item a seguir.

A saliva é essencial para a cicatrização de processos inflamatórios bucais, esofágicos e gástricos, e a respectiva relevância não se limita a? boca.

🧠 Mapa Mental
Em relação aos diferentes estágios de desenvolvimento dentário, assinale a alternativa que possui uma anomalia causada durante o período de deposição de matriz de esmalte dentário:
🧠 Mapa Mental
_____________ são facilmente confundidos pelos pais com os dentes, enquanto na verdade são cistos da lâmina dentária (remanescentes de tecidos). Geralmente encontrados na parte vestibular (lado de fora) ou lingual (lado de dentro) dos rodetes gengivais. São estruturas benignas, não precisam de tratamento, pois desaparecem normalmente durante os primeiros 3 meses de vida.
🧠 Mapa Mental
Uma mulher de 70 anos de idade, portadora de hipertensão e diabetes melito tipo 2 compensada, foi diagnosticada com xerostomia após análise de fluxo salivar.
Com base nesse caso clínico, julgue o item a seguir.
A administração de pilocarpina, alcaloide agonista colinérgico, apresenta-se como opção terapêutica a esse perfil de pacientes, devendo-se ter cautela na sua aplicação, devido aos efeitos colaterais para portadores de alterações cardiovasculares.
🧠 Mapa Mental
Leia o trecho a seguir:
Das lesões fundamentais da cavidade oral, __________ é definida como perda parcial do tecido epitelial sem atingir o tecido conjuntivo adjacente.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
🧠 Mapa Mental
Há muitos tipos e causas de feridas bucais. As feridas bucais podem ser causadas por uma infecção, uma doença sistêmica, um irritante físico ou químico ou uma reação alérgica. Geralmente, como o fluxo normal de saliva ajuda a proteger o revestimento da boca, qualquer problema de saúde que diminua a produção de saliva faz com que aumentem as chances de feridas bucais.
Relacione as colunas abaixo:
Coluna 1:
I. Aftas II. Herpes Simples III. Aleucoplasia IV. Candidíase V. Xerostomia
Coluna 2:
( ) Tem uma aparência esbranquiçada e pode aparecer no lado interno da bochecha, na gengiva ou na língua. Muitas vezes é associada ao fumo, ao uso de tabaco de mascar, embora outras causas incluam também dentaduras mal ajustadas, dentes quebrados e mordidas na bochecha. ( ) As bolhas geralmente desaparecem em uma semana. Como não existe cura para as infecções, as bolhas podem reaparecer em momentos de instabilidade emocional, exposição ao sol, alergias ou febre. ( ) São inflamações pequenas e brancas cercadas por uma área avermelhada. Elas não são contagiosas, mas muitas vezes são confundidas com uma doença causada por um vírus contagioso. ( ) Os adultos estão especialmente sujeitos a apresentar cárie e outros problemas bucais quando sofrem dessa doença que é caracterizada pela falta de saliva. Ela pode ser decorrente de uma doença, de medicamentos, da radioterapia e da quimioterapia, e pode ser temporária (dias ou meses) ou permanente, dependendo de suas causas. ( ) É uma infecção fúngica causada por cândida albicans. Pode ser reconhecida por sua cor branca, amarelada ou avermelhada nas superfícies úmidas da boca. Os tecidos situados sob a mancha podem ficar muito doloridos.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
🧠 Mapa Mental

Leia as afirmativas a seguir:

I. As lesões intraósseas radiolúcidas podem, muitas vezes, representar um hemangioma intraósseo. Dada esta característica importante, tais lesões sempre deverão ser puncionadas previamente à biópsia. A punção pode resultar em “punção seca” (lesões sólidas ou cavidades vazias), líquido citrino (compatível com cistos) e sangramento leve ou sangramento abundante (com pressão no êmbolo da seringa). Nesse último caso, pode-se formular uma hipótese de lesão vascular intraóssea. Tal hipótese resulta na completa contraindicação do procedimento de biópsia óssea.

II. Constitui infração ética negar, na qualidade de profissional assistente, informações odontológicas consideradas necessárias ao pleito da concessão de benefícios previdenciários ou outras concessões facultadas na forma da lei, sobre seu paciente, seja por meio de atestados, declarações, relatórios, exames, pareceres ou quaisquer outros documentos probatórios, desde que autorizado pelo paciente ou responsável legal interessado.

Marque a alternativa CORRETA:

🧠 Mapa Mental
A queilite angular e? uma dermatose comum caracterizada por inflamação, fissuração e maceração dos ângulos da boca. Ela possui alguns sinônimos como perleche, comissurite labial e boqueira. A queilite angular é uma manifestação bucal da deficiência de:
🧠 Mapa Mental