Entrar

Questões de Concurso: Patologia Clínica

Confira aqui questões de Patologia Clínica para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa, lentamente progressiva, idiopática, que acomete ambos os sexos. É uma das doenças neurológicas mais freqüentes na faixa de idade acima de 50 anos e está associada com a deficiência da dopamina. Embora, até o presente, não exista cura para essa doença, estão disponíveis alguns medicamentos capazes de melhorar significativamente a maioria dos sintomas, sendo a levodopa a droga mais eficaz no alívio dos sintomas parkinsonianos. Considerando aspectos bioquímicos relacionados à doença de Parkinson, julgue os itens seguintes.

A dopamina é um neurotransmissor envolvido com a inibição dos movimentos voluntários.

🧠 Mapa Mental

A mononucleose é uma doença infecciosa comum, causada pelo vírus Epstein-Barr (EB). Em relação a esta infecção, assinale a alternativa que corresponde a prova para o seu diagnóstico.

🧠 Mapa Mental
Homem de 30 anos, apresenta anemia microcítica, hipocrômica com ferro sérico, saturação de transferrina e ferritina normais. O diagnóstico será feito com maior probabilidade pela análise de
🧠 Mapa Mental
Os exames de um paciente mostram no sangue: sódio = 140 mEq/L, glicose = 90 mg/dL e ureia = 30 mg/dL. A densidade urinária = 1.010.

As estimativas de osmolaridade urinária e plasmática são (em mOsm/kg), respectivamente,
🧠 Mapa Mental

Sobre o Mieloma Múltiplo, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

🧠 Mapa Mental

Leucocitose patológica é o aumento da contagem total de leucócitos (CTL) que ocorre como resultado de doença e normalmente é a resposta a um dano tecidual. Assinale a causa de leucocitose que NÃO está de acordo com o tipo celular:

🧠 Mapa Mental

Qual das alternativas a seguir corresponde a desordem de adesão plaquetária:

🧠 Mapa Mental
Considerando as hepatites virais, assinale a alternativa correta.
🧠 Mapa Mental

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O exame de uma amostra de líquido cefalorraquidiano (LCR) revela: 150 leucócitos, dos quais 79% são mononucleares e 21% polimorfonucleares. Tal achado pode ser sugestivo de:

🧠 Mapa Mental

As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos, com tropismo primário pelo tecido hepático, que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais semelhantes, porém com importantes particularidades. Os quadros clínicos agudos das hepatites virais são muito diversificados, variando desde formas subclínicas ou oligossintomáticas até formas fulminantes. A maioria dos casos cursa com predominância de fadiga, anorexia, náuseas, mal-estar geral e adinamia. Nos pacientes sintomáticos, o período de doença aguda se caracteriza pela presença de colúria, hipocolia fecal e icterícia. Como as aminotransferases (ALT e AST) são marcadores sensíveis de lesão do parênquima hepático, porém não são específicas para nenhum tipo de hepatite, pode-se recorrer à sorologia para um diagnóstico diferencial.

Quanto aos anticorpos da Hepatite B aguda, assinale a alternativa INCORRETA:

🧠 Mapa Mental