Entrar

Questões de Concurso: Orientação a Objetos

Confira aqui questões de Orientação a Objetos para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Analise o texto abaixo:

Sejam A e B duas classes em um programa orientado a objetos. Se A é __________ de B, então objetos da classe A _________________ atributos que objetos da classe B.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.

🧠 Mapa Mental

O paradigma de orientação a objetos é centrado em conceitos que envolve os seguintes princípios fundamentais: abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo. Esse paradigma evoluiu desde a sua concepção original e tornou-se uma força pivotal no desenvolvimento da ciência, da tecnologia e de quaisquer outros domínios em que é aplicada, inclusive na área de desenvolvimento de software. A esse respeito, assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental

Classes e objetos são dois conceitos-chave da programação orientada a objetos. Com relação a estes conceitos, é correto afirmar que

🧠 Mapa Mental
Em aplicações orientadas a objetos é possível construir diferentes tipos de classes, como
🧠 Mapa Mental

Em relação à orientação a objetos, considere:

Um dos mecanismos fundamentais na programação orientada a objetos é o conceito de redefinição, que ocorre quando um método, cuja assinatura já tenha sido especificada, recebe uma nova definição em uma classe derivada.

A linguagem de programação orientada a objetos deve suportar o conceito de ligação tardia (late binding), visto que a definição do método que é candidato a ser efetivamente invocado só ocorre durante a execução do programa.


O mecanismo de redefinição, juntamente com o conceito de ligação tardia, é a chave para a utilização adequada de

🧠 Mapa Mental

Na programação orientada a objetos, temos conceitos como Herança e Polimorfismo. Sobre esses conceitos analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Para evitar código redundante, o paradigma de orientação a objetos oferece uma estrutura hierárquica e modular para reutilização de código através de uma técnica conhecida como herança.

II. Herança permite projetar classes genéricas que podem ser especializadas em classes mais particulares, onde as classes especializadas reutilizam o código das mais genéricas.

III. Literalmente, polimorfismo significa muitas formas. No contexto e projeto orientado a objetos, entretanto, refere-se à habilidade de uma variável de objeto de assumir formas diferentes.

IV. Polimorfismo permite que os atributos de uma classe não tenham acesso diretamente.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Acerca de lógica de programação, julgue os itens de 72 a 78.

Há linguagens orientadas a objetos em que mensagens podem ser dinamicamente vinculadas a métodos usando-se variáveis polimórficas capazes de referenciar objetos de uma classe pai ou de suas subclasses. Nessas linguagens, quando se chama, via uma variável polimórfica, um método que foi definido na classe pai e sobreposto nas suas subclasses, a chamada é vinculada dinamicamente ao método.

🧠 Mapa Mental

Classes e objetos são dois conceitos-chave da programação orientada a objetos. Com relação a estes conceitos, é correto afirmar que

🧠 Mapa Mental
Sobre a orientação a objeto é correto afirmar:

🧠 Mapa Mental