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Questões de Concurso: Organizações

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O gerente do departamento de compras de uma determinada empresa costuma envolver os membros de sua equipe na tomada de decisões. A tomada de decisão em equipe apresenta algumas vantagens, EXCETO:
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Marras (2017) define que a tendência atual das organizações é ainda a de manter as estruturas organizacionais tradicionais ou departamentalizadas. Sendo assim, pode ser desenhada, entre outros critérios, aquela estrutura que leva em conta a especificação técnica dos ocupantes dos cargos e seus conhecimentos: departamento financeiro, departamento de vendas, departamento de recursos humanos, departamento de contabilidade, etc. que se denomina departamentização:
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Texto associado.

Uma empresa pública em processo de reestruturação
elaborou um documento contendo um desenho gráfico que mostra
a disposição de cada integrante da empresa e sua vinculação a
uma área específica. Nesse documento, ficou evidente que a
autoridade é funcional e fundamentada em projetos e também que
existe uma integração entre as diversas áreas funcionais.

Acerca dessa situação e à luz dos fundamentos, escolas e
metodologias de estruturas organizacionais, julgue os itens a
seguir.

A estrutura organizacional de uma empresa deve descrever relações formais de hierarquia e amplitude de controle.
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A atuação estratégica inicia com um bom diagnóstico, e o psicólogo deve estar atento ao utilizar as ferramentas de levantamento de informações. Além de conhecer a cultura organizacional, é importante que se acompanhe a satisfação dos empregados em relação ao tratamento que eles recebem da organização.
Assinale abaixo a alternativa CORRETA a respeito de pesquisa de clima organizacional:

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Texto associado.

Uma empresa pública em processo de reestruturação
elaborou um documento contendo um desenho gráfico que mostra
a disposição de cada integrante da empresa e sua vinculação a
uma área específica. Nesse documento, ficou evidente que a
autoridade é funcional e fundamentada em projetos e também que
existe uma integração entre as diversas áreas funcionais.

Acerca dessa situação e à luz dos fundamentos, escolas e
metodologias de estruturas organizacionais, julgue os itens a
seguir.

A estrutura organizacional descrita no documento do caso em questão é a estrutura matricial.
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A Gestão por Competências tem sido adotada por muitas organizações atuais como sistema gerencial. Avalie, a seguir, as assertivas sobre esse tema:

I. A premissa básica da gestão por competências é que o empregado sabe ou pode aprender a identificar suas próprias competências, necessidades, pontos fortes, pontos a melhorar e metas.

II. O papel dos gestores e da área de RH passa, na gestão de competências, a ser o de ajudar o empregado a adequar-se às necessidades e à realidade da organização.

III. Uma das principais características das competências pessoais é que elas devem ser refletidas em condutas concretas e em atitudes; também devem estar alinhadas com a estratégia da organização.

IV. As competências organizacionais devem refletir a capacidade administrativa, tecnológica e humana da organização, pois o que ela faz bem a difere dos seus concorrentes.

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A definição da estrutura organizacional envolve a tomada de decisão em relação a três aspectos principais. Marque a opção que traz os aspectos CORRETOS da decisão.
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Um adequado levantamento de cultura necessita levar em conta vários aspectos da organização e cuidados técnicos. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I. O profissional responsável pelas informações deve utilizar instrumentos padronizados e disponíveis no mercado.

II. É importante obter das lideranças da organização informações sobre como a organização está no momento atual e sobre quais as perspectivas de futuro.

III. Ao obter as informações, o profissional deverá ajustar as técnicas à realidade de cada organização. Entrevista, questionário, observação direta, análise de documentos, reuniões e dinâmica de grupo são exemplos de técnicas a serem utilizadas.

IV. Na análise dos dados devem ser comparadas as opiniões segundo diferentes critérios, como posição hierárquica, nível de qualificação, área funcional, idade, tempo no cargo e outros.

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A entrevista de desligamento é uma ferramenta que subsidia a prática do psicólogo nas organizações, fornecendo informações importantes para desenvolver intervenções em várias atividades. Assinale a alternativa CORRETA em relação a esse tema:

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