Questões de Concursos Públicos: Organização do Trabalho na Escola

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Na contemporaneidade, a maioria dos autores tem adotado o termo organização escolar no lugar de administração escolar. Entende-se que o termo organização tem maior abrangência e, por isso, a administração realiza-se no contexto de uma organização. A respeito desse assunto, é correto afirmar que

Acerca da formação continuada em organizações educacionais, julgue os itens a seguir.

I Contribui para a construção de competências profissionais coerentes com a evolução da profissão de professor e do sistema educativo.

II Geralmente desenvolve-se mediante estudos e pesquisas planejados e realizados a partir das necessidades e dos conhecimentos derivados da experiência docente.

III Deve ser desenvolvida institucionalmente e propiciar transformação do cotidiano educacional.

IV Trata-se de um curso realizado após a qualificação profissional.

A quantidade de itens certos é igual a

Julgue os itens seguintes, relativos aos tipos de liderança que podem ser identificados em diferentes espaços educativos.

Um gestor de uma escola pública que tome decisões rápidas e aja de uma forma paternalista, fazendo com que todos criem uma dependência dele, exerce uma liderança autocrática.

No âmbito acadêmico-administrativo, existem vários conceitos de planos, com abrangência e objetivos diversos. Com relação a esses planos, julgue os itens subseqüentes. O plano administrativo da unidade escolar, no qual se explicitam a concepção pedagógica, as bases teóricometodológicas da organização didática, a contextualização socioeconômica e cultural da escola, é o projeto pedagógico, também denominado plano de escola ou plano pedagógico.

Para compreender a escola é preciso recorrer ao sentido amplo da palavra cultura, isto é, o conjunto de costumes, dos modos de viver, de vestir, das maneiras de pensar, das expressões de linguagem, dos valores das várias origens dos alunos.

Consequentemente, a escola para ser bem sucedida

Em uma escola do ensino médio, professores se reuniram para planejar a avaliação do processo ensino-aprendizagem como parte integrante da nova proposta pedagógica, que até então era restrita à realização, pelos alunos, de provas e testes, elaborados isolada e individualmente pelos professores.

O coordenador pedagógico lançou a idéia de que a nova proposta de avaliação da aprendizagem deveria estar ancorada com a LDB vigente, voltada para a formação do cidadão com inserção social crítica. Com isso, a avaliação não poderia ser realizada apenas por meio de provas, tendo de incluir outros procedimentos que possibilitassem avaliar o que o aluno aprendeu ou não, bem como comprometer os alunos com o processo de aprendizagem, por meio do instrumento de autoavaliação.

Diante da explanação, a professora de língua portuguesa pediu a palavra e disse que não estava entendendo muito bem a colocação da coordenadora, mas conseguiu compreender que a preocupação da escola agora era não reprovar os alunos. Disse, ainda: ?se eu não tiver mais como reprovar, como vou conseguir que meus alunos se interessem por português, participem das atividades, leiam livros literários e façam as tarefas, se eles é que vão se auto-avaliar? Com certeza eles não vão se reprovar.?

Considerando a situação acima descrita, julgue os itens que se

Na situação descrita, a professora de língua portuguesa explicitou, em seu depoimento, o sentimento da perda do poder docente.

Diversos projetos estão sendo aplicados e vêm surgindo a cada dia por todo o país. Muitos com vários aspectos em comum, outros nem tanto. A orientação profissional muitas vezes transcende o espaço da escola, de modo que centros e institutos especializados propõem-se a realizar trabalhos de orientação profissional, muitas vezes inacessível a estudantes de situação econômica desfavorável. A respeito da orientação profissional na perspectiva da emancipação, assinale a alternativa correta.

O trabalho da Supervisão Escolar compreende diretrizes ligadas à avaliação e ao planejamento escolar, com o objetivo de: