Entrar

Questões de Concurso: Organização do Trabalho na Escola

Confira aqui questões de Organização do Trabalho na Escola para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A escola preparada para formar sujeitos capazes de superar desafios, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional, deve
🧠 Mapa Mental

Estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios com vistas à construção de uma identidade que é ao mesmo tempo pessoal e profissional. Julgue os itens a seguir, acerca da formação docente.

I A formação se constrói por meio da acumulação de cursos.

II O processo de formação depende dos recursos educativos, mas não pode se deixar controlar somente pela pedagogia.

III É preciso dar à práxis um lugar especial na produção do saber.

IV O trabalho de formação continuada deve estar centrado na pessoa do professor e nos processos de aprendizagem.

A quantidade de itens certos é igual a

🧠 Mapa Mental

"Ouço e esqueço; Vejo e recordo; Faço e compreendo". Os programas de treinamento que utilizam uma situação vivencial, na qual os treinandos são provocados a reproduzir simbolicamente as circunstâncias do dia-a-dia organizacional são conhecidos como:

🧠 Mapa Mental
A implementação de políticas públicas requer a existência de espaços de participação da comunidade por meio dos quais as diferentes demandas sociais cheguem aos setores responsáveis. Esses espaços colocam em cena uma noção descentralizada de participação. Considerando essas idéias, julgue os próximos itens. A articulação entre diferentes setores da educação confere legitimidade à deliberação conjunta e promove o reconhecimento da diversidade e da autonomia dos espaços institucionais.
🧠 Mapa Mental

É perceptível nos dias atuais a necessidade de um maior envolvimento entre as áreas tecnológica e educacional, visto que a relação educação versus tecnologia está presente em quase todos os estudos que analisam o contexto educacional. Educação e políticas de ciências e tecnologia ocupam lugar de centralidade nas decisões políticas pertinentes à qualificação de recursos humanos moldados aos novos padrões de desenvolvimento.

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos à tecnologia e ao seu uso na escola.

A sala de aula não é o único lugar onde ocorre a aprendizagem, pois a comunicação pode proporcionar, por variados meios, a formação de diferentes ambientes de aprendizagem e uma maior participação dos alunos nas relações de ensino.
🧠 Mapa Mental

De acordo com Libâneo, na base dos sistemas de ensino e das escolas está a relação direta professores- alunos, para a qual devem convergir todas as ações. Ações estas nas quais devem existir conhecimentos especializados e nas quais é imprescindível a atuação do pedagogo escolar, a fim de:

I) ajudar aos professores no aprimoramento do desempenho em sala de aula.

II) avaliar políticas educacionais nacionais e definir se a escola vai aderir ou não a elas.

III) supervisionar e avaliar as metodologias aplicadas nas salas de aula pelos docentes.

IV) analisar e compreender as situações de ensino com base em conhecimentos teóricos.

V) organizar horários e rotinas rígidas de estudos para os alunos da instituição.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

🧠 Mapa Mental

A problemática das relações entre escola e cultura é inerente a todo processo educativo. Não há educação que não esteja imersa na cultura da humanidade e, particularmente, em dado momento histórico. A reflexão sobre essa temática é coextensiva ao próprio desenvolvimento do pensamento pedagógico. Não se pode conceber uma experiência pedagógica “desculturizada”, em que a referência cultural não esteja presente.

No que se refere à cultura escolar, às diferenças culturais e à aprendizagem, assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental
Os problemas de evasão e de repetência estão presentes em nossas escolas há muito tempo. Estudos sobre a evasão mostram que esse fenômeno aparece estreitamente articulado com a repetência. No documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? - p.32 e 33 estão listadas algumas ações que a escola deve fazer para ajudar a combater evasão e repetência. São elas, exceto:
🧠 Mapa Mental

O trabalho da Supervisão Escolar compreende diretrizes ligadas à avaliação e ao planejamento escolar, com o objetivo de:

🧠 Mapa Mental