Entrar

Questões de Concurso: O Plano de Metas e a Industrialização Brasileira

Confira aqui questões de O Plano de Metas e a Industrialização Brasileira para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Acerca do desenvolvimento brasileiro no pós-guerra, julgue os itens subsequentes.

O Plano de Metas adotado no governo Juscelino Kubitschek proporcionou a expansão da indústria de bens de consumo duráveis por meio de concessão de incentivos fiscais que viabilizaram a expansão de outros setores industriais e a geração de empregos. Apesar de representar o fim do processo de substituição das importações, esse plano não conseguiu superar as metas estabelecidas na maioria dos setores da indústria.

🧠 Mapa Mental

O estudo da economia brasileira é importante para se entender a situação econômica atual do Brasil. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.

No âmbito do Plano de Metas, além dos investimentos estatais em infra-estrutura e o estímulo à produção de bens intermediários, destacaram-se, também, os incentivos à indústria de bens de consumo duráveis, considerada importante fonte de crescimento.

🧠 Mapa Mental

A respeito das mudanças e da evolução da economia brasileira, julgue os itens de 86 a 90.

A industrialização brasileira sustentou-se, inicialmente, nos mercados urbanos, que se formaram a partir da produção de bens duráveis, com alta relação capital-produto, antes importados. O processo se deu em função da acumulação de capital e não pela demanda de bens de consumo, para isso contribuindo a produção e exportação agrícolas, o que está em consonância com a hipótese cepalina, da suficiência do mercado interno para a industrialização, dadas a renda gerada e a riqueza acumulada no meio rural.

🧠 Mapa Mental

Acerca da economia brasileira, julgue os itens que se seguem.

Para viabilizar o Plano de Metas, instaurou-se um amplo sistema protecionista - mediante tarifas aduaneiras e sistema cambial que reduzia os preços das importações de insumos e bens de capital - com a finalidade de isolar a indústria doméstica da concorrência internacional e atrair capital externo sob a forma de investimentos diretos.

🧠 Mapa Mental
O estudo da economia brasileira é fundamental para o entendimento dos problemas enfrentados pelo país. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
🧠 Mapa Mental

O estudo da economia brasileira, incluindo-se o fenômeno inflacionário que a caracterizou durante um longo período, é importante para a compreensão da situação econômica atual. Acerca desse assunto, julgue os itens de 77 a 81.

No período de vigência do Plano de Metas, o rápido crescimento do PIB foi impulsionado pela expansão do setor industrial, liderada pela produção de bens de consumo duráveis.

🧠 Mapa Mental

Com relação ao Plano de Metas, elaborado e implementado pelo governo Juscelino Kubitschek, julgue os itens seguintes.

As severas medidas de política monetária, implementadas para reduzir a base monetária, permitiram a ocorrência de queda significativa das taxas de inflação entre os anos de 1956 e 1961.

🧠 Mapa Mental

Quanto aos planos de crescimento e desenvolvimento econômicos no pós-guerra, julgue os itens de 106 a 112.

O Plano de Metas proposto pelo presidente Juscelino Kubitschek é considerado um ambicioso conjunto de medidas setoriais para o controle inflacionário da época.

🧠 Mapa Mental
A respeito da economia brasileira nos séculos XIX e XX, julgue (C ou E) os itens subsequentes. O Plano de Metas adotado no governo de Juscelino Kubitschek consistiu em um plano de trinta metas para responder às tensões que a economia estava vivendo, com o intuito de superar alguns estrangulamentos vividos nos setores de energia e transporte, bem como de desenvolver a indústria de base e de bens intermediários.
🧠 Mapa Mental