Entrar

Questões de Concurso: Nutrição e Saúde Pública

Confira aqui questões de Nutrição e Saúde Pública para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada no ano de 1999, mediante de um conjunto de políticas públicas, propõe respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação. Mais de 10 anos após a publicação, foram realizados atualização e aprimoramento das bases e das diretrizes da PNAN.


Com relação aos princípios da PNAN (2013), julgue os itens a seguir. 
A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é determinada no Brasil, como a realização do direito de todos ao acesso intermitente aos alimentos de estabelecida qualidade sanitária, de forma a não comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.
🧠 Mapa Mental
Analise as afirmativas a seguir:

I. Adotar um comportamento humanizado é uma forma de reduzir a qualidade no atendimento ao público em uma instituição de saúde.

II. Analisar as reclamações dos usuários é uma forma de atuar em favor do bom atendimento no âmbito de uma organização de serviços de saúde.

Marque a alternativa CORRETA:
🧠 Mapa Mental
A partir da luta e contribuição de pessoas de instituições governamentais e não governamentais atuantes no campo da alimentação e nutrição, foi formulada a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), a qual representa um avanço e uma conquista no que se refere à legitimação das ações nesta área enquanto parte da Política Nacional de Saúde, sob responsabilidade dos três níveis de gestão do Sistema Único de Saúde. Prevenção e controle dos distúrbios nutricionais e das doenças associadas à alimentação e nutrição, assim como a carência de vitamina A, de iodo, anemia ferropriva e a desnutrição energético-proteicas, de acordo com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), são definidas como:
🧠 Mapa Mental

Analise as afirmativas a seguir:

I. A água é a fonte de manutenção da vida, necessária para a regulação das funções vitais do organismo, tais como a digestão, a eliminação de metabólitos, o funcionamento dos rins e intestinos, o controle da temperatura corporal, entre outras funções. A ingestão de água por um adulto deve estar abaixo de 1 litro por dia.

II. O desequilíbrio entre o consumo e as necessidades nutricionais, em decorrência do consumo excessivo para atender às necessidades nutricionais, pode ter como consequência doenças de overdose, a exemplo da desnutrição energético-proteica, anemia ferropriva, hipovitaminose A, bócio, cárie dental, dentre outras carências nutricionais.

III. A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) subsidia o planejamento da atenção nutricional e das ações de promoção da saúde e alimentação adequada e saudável no SUS, contribuindo para a qualificação do cuidado na Atenção Básica. Auxilia também no controle e na participação social e no diagnóstico da situação de Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito dos territórios. A VAN deve apoiar os profissionais de saúde no diagnóstico local e oportuno dos agravos alimentares e nutricionais e no levantamento de marcadores de consumo alimentar que possam identificar fatores de risco ou proteção, possibilitando ações individuais e/ou coletivas.

Marque a alternativa CORRETA:

🧠 Mapa Mental
De acordo com a Resolução n° 465 do Conselho Federal de Nutricionistas de 2010, assinale a alternativa correta em relação às competências do Nutricionista vinculado à Entidade Executora, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
🧠 Mapa Mental

O Programa Saúde na Escola (PSE) é política intersetorial da Saúde e da Educação, o qual foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial no 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Quanto ao programa, assinale a alternativa incorreta.

🧠 Mapa Mental
A organização da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) é realizada por meio de linhas de ação para o alcance do seu propósito. Quanto às diretrizes da PNAN (2013), julgue os itens a seguir. 
O acompanhamento nutricional e o de saúde das populações assistidas pelos programas de transferência de renda devem ser incorporados ao Sisvan, qualificando-se a informação e a atenção nutricional dispensada a essas famílias.
🧠 Mapa Mental
A ação do nutricionista na atenção primária à saúde deve-se pautar pelo compromisso e pelo conhecimento técnico da realidade epidemiológica e das estratégias das ferramentas de ação em saúde coletiva. Sua atual inserção nesse nível de atenção à saúde ainda está longe do recomendado e do necessário para lidar com a realidade epidemiológica nacional. A Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde visa à garantia da SAN e à promoção de alimentação saudável aplicáveis a quaisquer fases do curso da vida. Quais ações fazem parte da agenda programática da atenção básica em saúde, embora ainda aplicada muito fragmentada e não universal:
I. Incentivo, proteção e apoio ao aleitamento materno II. Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) III. Programa de Suplementação de Ferro, Ácido Fólico e Vitamina A IV. Cuidados Nutricionais em Grupos Específicos (Hipertensos, Diabéticos, Obesos)
🧠 Mapa Mental
O cenário epidemiológico brasileiro apresenta a coexistência de sobrepeso e obesidade, desnutrição e carências de micronutrientes. Com base na Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Lei no 8.080/1990, é possível identificar determinantes, organizar ações nos territórios e monitorar os resultados de cada ação, em uma análise permanente da saúde da população. Em 2015, foi publicado o Marco de Referência da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Básica, a fim de apoiar profissionais e gestores para a organização da VAN na Atenção Básica.


Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. 
São exemplos de ações práticas da VAN os seguintes programas: Saúde na Escola, Academia da Saúde e Bolsa Família.
🧠 Mapa Mental
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada em 1999, faz parte de um conjunto de políticas públicas que visa a respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação. Na respectiva edição publicada em 2011, está organizada em diretrizes que abrangem os princípios da atenção nutricional no Sistema Único de Saúde (SUS). 

A respeito das diretrizes da PNAN, julgue os itens a seguir. 
A vigilância alimentar e nutricional pode ser realizada na prática a partir das chamadas nutricionais.
🧠 Mapa Mental